EUA investigam corrupção na Petrobras | Fábio Campana

EUA investigam corrupção na Petrobras

Da Folha de S. Paulo:

O Departamento de Justiça dos EUA abriu investigação criminal para examinar as suspeitas de que um esquema de corrupção desviou recursos da Petrobras para políticos e funcionários públicos, segundo o jornal britânico “Financial Times”. Advogados ouvidos pelo jornal disseram que o objetivo é apurar se houve falha nos controles internos da estatal brasileira, que tem ações negociadas na Bolsa de Nova York e por isso está sujeita à legislação americana.

A SEC, principal agência reguladora do mercado de capitais americano, também abriu investigação sobre a Petrobras na área cível, de acordo com o “Financial Times”. Conhecida pela sigla FCPA, a lei americana de combate à corrupção no exterior foi desenhada para punir empresas americanas que subornassem funcionários públicos para fazer negócios em outros países, mas também se aplica a companhias com ações negociadas nos EUA.

As investigações sobre corrupção na Petrobras tiveram início no Brasil em março, quando a Polícia Federal prendeu o ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, apontado como operador de um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões.

Os dois aceitaram colaborar com a Justiça para tentar reduzir suas penas. Em seus depoimentos, disseram que ajudaram o PT e outros partidos da base aliada a montar um esquema de superfaturamento de obras e desvio de recursos da estatal.

As autoridades dos EUA querem saber se a Petrobras, seus funcionários, fornecedores ou intermediários violaram a lei americana, que prevê punições para fraudes em registros contábeis e controles internos das empresas.

A advogada brasileira Sylvia Urquiza, que já atuou em casos em que a legislação americana foi aplicada, disse que as penas podem chegar a multas pesadas e à prisão de executivos envolvidos.

Segundo a advogada, a maioria dos casos é resolvida por meio de um acordo entre o governo americano e as empresas, com o pagamento de indenizações milionárias.

Investidores também poderão recorrer à Justiça americana se acharem que tiveram prejuízo com as ações da Petrobras por causa da corrupção na empresa, afirmou o advogado Eduardo Boccuzzi. “As ações da Petrobras perderam 23% neste ano em Nova York”, disse.

Procurada, a Petrobras não quis se manifestar. Há duas semanas, a companhia contratou dois escritórios de advocacia para aprofundar investigações internas, abertas sob pressão da PricewaterhouseCoopers, empresa de auditoria que analisa os balanços da estatal.


10 comentários

  1. mauro
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 10:39 hs

    Um vexame para os brasileiros que trabalham e tem vergonha na cara, nesse País onde milhares vivem esmolando e usando a muleta do Governo a nossas custas.

  2. juscelino
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 10:56 hs

    estou começando a acreditar que essa investigação chegará aos culpados, pois de depender da investigação aqui no Brasil (CPI, CPI mista), teremos uma enorme PIZZA., com os estados unidos nas investigações, ai sim, podemos confiar.

  3. BETO
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 11:35 hs

    Cadeia.
    lula, Dilma, José Dirceu, Jesuíno e demais quadrilheiros Fascistas do PT;
    CADEIA.

  4. Tarzan
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 11:38 hs

    Por favor americanos, nos ajudem a desmantelar essa QUADRILHA.

  5. ser loque gomes
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 11:45 hs

    Agora acredito que uma sentença séria poderá advir dessa investigação, pois aqui a Polícia Federal realiza seu trabalho a contendo, mas é barrada na Justiça (com ou sem sentença condenatória)! ADSUMUS!

  6. Johan
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 11:56 hs

    Caro FÁBIO, que beleza para o país, os eleitores brasileiros estão felizes, como os petistas estão exultantes com mais essa manifestação do Departamento de Justiça dos EUA. Agora, a partir de hoje mais um item para o LEGADO futuro das lideranças petistas ao BRASIL. O departamento americano irá investigar a maior empresa petista-brasileira, que opera na Bolsa de Nova York, e já deu prejuízo de 23,0% em 2.014 nas ações comercializadas na bolsa. Com mais essa surpresa defendo a liberdade de opinião e liberdade de imprensa. Apoio a medida de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA antes da posse, para evitar mais ações vergonhosas. Atenciosamente.

  7. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 12:19 hs

    -Mas que dúvida que deveriam ser presos e nos EUA com penas pesada e sem barganha com a justiça americana!!!

  8. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 13:10 hs

    Johan ia muito bem até apoiar o Sul é o meu país.
    Quanto ao impedimento, se ela se tocasse (se tocar é eufemismo de sentir vergonha) renunciaria e esperaria a visita do oficial de Justiça com aquele indefectível convite para comparecer à delegacia da esquina mais próxima, já que nem curso superior tem.

  9. tadeu rocha
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 14:32 hs

    BETO VOCÊ TEM RAZÃO E MUITA, ESSES BRASILEIROS QUE VOLTARAM NA DILMA NÃO TEM VERGONHA NA CARA, SABE PORQUE OS EUA, QUE VAI INVESTIGAR A PETROBRAS PARA NÃO VIRA EM MENSALÃO O BRASIL CHEGAR ESSE PONTO É MUITA SACANAGEM, MAIS P AÉCIO ESTA ERRADO PARA NORTE NORDESTE MINAS E RIO DE JANEIRO, ELE ESTAVA ERRADO ESSAS CIDADES CITADAS , CLARO DE NÃO O BRASIL NOVAMENTE PERDEU UM GRANDE PRESIDENTE POR ESSES TRAIDORES….

  10. SOLANGE LOPES
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 20:02 hs

    Quando os analistas americanos entrarem na Petrobras, ao analisar os primeiros lançamentos já dirão : pode parar, aonde estão as algemas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*