Dilma se beneficiou do esquema de desvio na Petrobras, diz Aloysio Nunes | Fábio Campana

Dilma se beneficiou do esquema de desvio na Petrobras, diz Aloysio Nunes

a.nunes

“Eu não diria que a presidente é pessoalmente desonesta. Não diria isso. Mas que ela se beneficiou desse esquema, se beneficiou. Se beneficiou política e eleitoralmente. Ela fez parte de um governo sustentado na lama. E ela nada fez para impedir”.

Esta foi a conclusão do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) em duro discurso em plenário nesta segunda-feira (17) sobre as responsabilidades de Dilma Rousseff no grande esquema de corrupção montado na Petrobras. Para o líder do PSDB, o grande pecado da petista foi ter todos os meios para impedir o funcionamento da engrenagem criminosa, mas nada ter feito para isto.

O senador lembrou que Dilma conhecia bem o funcionamento da Petrobras por ter sido ministra de Minas e Energia, Casa Civil e, logo depois, ter sido eleita presidente da República. Falou também da recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2009 para o Congresso de paralisar o envio de dinheiro para a superfaturada obra da refinaria de Abreu e Lima. A suspensão foi aprovada, mas vetada pelo então presidente Lula, com ordem encaminhada ao Congresso por Dilma, então na Casa Civil.

Diante do histórico, Aloysio alega ser óbvio que a presidente sabia de tudo o que acontecia. “Quem, durante este tempo todo, comandou este setor no governo do PT? A senhora Dilma Rousseff. Será que ela não sabia, não tinha condições de saber, de acionar os mecanismos de controle da Petrobras? Se não fosse diante de outras circunstâncias, pelo menos diante do aumento exponencial do custo de uma Abreu e Lima, por exemplo, para saber o que estava acontecendo. Ela tinha tudo, mas não fez. Então é responsável”, disparou.

O líder diz não duvidar da honestidade de Dilma. Porém, ao se associar a pessoas desonestas, a petista os ajuda a manter suas práticas ilegais. Assim, acredita que a conduta da presidente se assemelha ao que falou no século XVII do padre Antônio Vieira no célebre Sermão do Bom Ladrão, que teve um trecho na tribuna pelo senador para justificar sua comparação.

“Os seus príncipes são companheiros de ladrões. E por quê? São companheiros de ladrões porque os dissimulam; são companheiros de ladrões porque os consentem; são companheiros de ladrões porque lhes dão postos e poderes; são companheiros de ladrões porque talvez os defendam e, finalmente, seus companheiros porque os acompanham, e hão de acompanhar ao inferno, onde os mesmos ladrões os levam consigo.”


25 comentários

  1. quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 15:48 hs

    “A Operação Lava Jato será um marco, um divisor de águas maior do que foi a AP-470 no STF que revelou ao País a figura ímpar do Exmo. Sr. Ministro Joaquim Barbosa, Ex-Presidente do Supremo, uma das rarissimas excessões de grata surpresa surgidas no Brasil nos últimos tempos. Será mais significativo e importante do que a operação Mãos Limpas na Itália na década de 80. Lá como cá, nos anos 30 os esquerdopatas idolatravam o famigerado Gramsci e suas filosofias sobre o Estado Totalitário na visão da esquerda apedeuta e travestida de democrata. Gramsci pregava um Estado como Senhor total e absoluto. Lógicamente que os compadres do partido e membros do politiburo gozavam das benesses de um sistema de governo que privilegiasse apenas o alto clero do partido, a nobresa, e os sangue azuis. Parace contraditório com a doutrinação e pregação da esquerda falida da Europa, como da América Latina tanto daqueles dias como nos atuais, na pratica é isso que aconteceu e acontece. Sugam os recursos que só uma economia de livre mercado e competição pode proporcionar para fazer benemerência com o chapéu alheio. Ainda continuo achando que o melhor programa social é um emprego e dignidade para o Cidadão sobreviver sem as migalhas que caem da mesa. Mas é só o que eles sabem fazer. Além é claro de roubo e assalto. Por falta de uma visão progressista e moderna de governança. O que Osborne pregou em seu livro Reinventando o Governo de 1990 que propunha uma nova visão de Gestão Pública para Cidades no Canadá. Não me canso de repetir que essa esquerda é burra elevada a 10ª potência por falta de conhecimento. Como o SENHOR JESUS CRISTO ensinou: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus – Mateus 22.29…” Ao contrário da pelegada del partidon que conhece e muito bem o que quer e os meios que utiliza para desconstruir os valores CRSITÃOS, e da família tradicional como preconizado na Bíblia. Por isso, fui, sou, e sempre serei anti-pt e anti-esquerda. Não sou de me acovardar. Tomo posição. Assumo aquilo que acredito. Nunca fugi ante um debate democrático evidentemente respeitando princípios legais. Senão nem será democratico. Sem ofensas pessoais. Um debate de alto nivel sempre tem que ser assim onde se viva um Estado Democrático de Direito. Caro, Nobre e Dileto Amigo, Jornalista Fabio Campana nesse quesito esse blog tem dado uma aula de cidadania e respeito mesmo que a opiniões contrárias as posições externadas pela coluna. Assim deve ser numa democracia…” – Profº Celso Bonfim

  2. toledo
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:00 hs

    Esse senhor é um exemplo de pilantra no Congresso Nacional.

  3. Mauro
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:02 hs

    Aloysio Nunes, quem é você para falar em mar de lama? É por isso que a corrupção se eterniza no Brasil. Falo dos ladrões da vez aguardando/lembrando da minha vez.

  4. Saul
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:08 hs

    Mas que oposição fraquinha. Se ela se beneficiou não é desonesta? Fala com coragem seu cara de pau. O PT está envolvido até as cuecas na roubalheira da Petrobras e esse cara de pau vem insinuar que a Presidenta não tem participação. A Dilma deve parecer Maria Bonita do Lampião para causar tanto medo na oposição. Por isso o país se encontra na merda que está. Ninguém combate as mamatas e os petistas metem a mão grande de quatro dedos sem medo de oposição e justiça. Que bos……..

  5. Paolo
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:11 hs

    Até entendo que, como ainda não apareceu prova cabal, o senador não possa dizer o óbvio: Lula e Dilma são os cabeças de todo o esquema de corrupção, não só da Petrobrás, mas em todas as outras empresas públicas. Não só sabiam, como organizaram a coisa toda!!! Se não apeados, legalmente, do poder, a corrupção estará definitivamente institucionalizada em nosso País!!!

  6. tadeu rocha
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:22 hs

    É UMA PENA NOSSO BRASIL CHEGAR AONDE CHEGOU, PETROBRAS HOJE NO MUNDO INTEIRO FOI O MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA, PERGUNTO NA GESTÃO ATÉ COLLOR NÃO FOI TÃO VIOLENTO ASSIM, DO F.H.C. NEM SE FALAR, AGORA DA DILMA, MEU DEUS, PARA VOCÊ VÊ COMO OS BRASILEIROS NÃO ENTENDE SE FINGE OU SÃO BURROS, SABENDO TUDO ISSO QUE ATÉ O AÉCIO FALAVA FALOU NÃO QUISERAM SABER ….PERGUNTO…. SERÁ QUE ESSES 53MILHOES DE BRASILEIROS NÃO ESTÃO ENVERGONHADOS… OLHE NÃO SEI NÃO…

  7. mauro
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:24 hs

    Esta corja está legitimada no poder por 53.000.000 de eleitores acéfalos!
    O que dizer mais?????????????

  8. Roberto
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:37 hs

    até que enfim surje alguém que desce o porrete… Mas ainda prefiro o Bolsonaro…

  9. Jose Rosa
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:37 hs

    LULLA NAO SABIA

    DILMA NAO SABIA

    MAS, SE BENEFICIAVA DAS PRATICAS POLITICAS DOS COMPANHEIROS DO PT, PMDB, PP..

  10. Paolo
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:43 hs

    De fato, Lula e Dilma se reelegeram e elegeram com parte do dinheiro ROUBADO do Erário!!! Não será tão difícil provar isso! Logo…

  11. toscani
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 16:46 hs

    Este está louco para ver o circo pegar fogo e ele tirar a sua lasquinha; cara de anjo ele não tem isso quem tem é o Aecinho.

  12. justino bonifacio martins
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 17:30 hs

    Dizem que esse Aloisio Nunes, foi do PCB e na resistência à ditadura foi motorista de Marighela. É verdade Fabio?

  13. beto
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 18:22 hs

    Pode deixar q nos dizemos Aloisio…..CAMBADA DE LADRAO CORRUPTOS E VAGABUNDOS….E TUDO MAIS QUE QUISER……

  14. quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 21:46 hs

    Tem toda a razão e expressa o que todo brasileiro/a decente pensa.

    A presidenta até hoje não tomou nenhuma iniciativa em, no mínimo, pedir o afastamento de todos os implicados na Petrobrás.

    Sua omissão é clamorosa.

    Se ela não tinha nada a ver com o PTrolão porque não fez da investigação pauta de sua campanha de reeleição?

    Não podemos ter uma presidenta que tenha sido conivente com todo esse quadro de corrupção que está aí se desvendando.

    A História é mestra da vida: nenhum país se deu bem querendo colocar para baixo do tapete e se acovardar frente a bandalheira criminosa desse porte!

  15. VERDADE
    quarta-feira, 19 de novembro de 2014 – 22:31 hs

    Este esclerosado faz parte da turma da delação premiada? Qualquer lixo fala qualquer coisa e tudo bem?

  16. quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 8:35 hs

    Bendito Deputado Aloysio Nunes. Essas coisas têm que ser posto para fora.

  17. Tarzan
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 9:12 hs

    Se sabia e foi beneficiada é DE$ONE$TA $IMMMMMMMMM!!!!!!!!!

  18. tadeu rocha
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 9:26 hs

    UMA NOTICIA TÃO IMPORTANTE , SÓ DOIS DERAM SUA OPINIÃO. AQUILO QUE EU DIGO OS BRASILEIROS NÃO GOSTAM DE COISA SERIA , E DISSO QUE ELES GOSTA É ROLO.

  19. BETO
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 9:37 hs

    Lula e Dilma ‘sabiam de tudo’, esta é a verdade.

    IMPEACHMENT de DILMA JÁ.

  20. justino bonifacio martins
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 10:33 hs

    É muito triste ver pessoas defendendo a volta da ditadura, das prisões, torturas e assassinatos! Defendem perseguições e se dizem cristãos!

  21. Johan
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 10:47 hs

    Caro FÁBIO, a manifestação do senador é intempestiva, já era, o tempo do tucano caducou. Ele deveria nesse momento estar discutindo como instalar e juntando assinatura para tal defesa, o pedido de IMPEACHMENT JÁ da DILMA. Atenciosamente

  22. Helena
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 12:31 hs

    Senador está sendo generoso em dizer que Dilma se beneficiou do esquema de desvios da Petrobrás. Não precisa ser inteligente para analisar que antes de 2002, esses funcionários desta empresa já eram funcionários há muito tempo, e até o presente momento não se sabe se houve desvio antes desta data, e por quê? Porque os diretores e Conselho Administrativo não eram petistas. Bastou o PT subir no poder que a lambança começou.
    Senão não existia antes, e nos últimos doze anos é que iniciou-se a roubalheira, ALGUÈM deu ordem e colocou pessoas estratégicas para o esquema de corrupção que parecia perfeito!
    Dá para deduzir quem são os cabeças desse esquema de corrupção praticamente em quase ou se não todas as empresas públicas brasileiras???
    Tem que ser muito tapado para não perceber quem os são%@<Enviar comentário

  23. AMARAHAL
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 13:00 hs

    Quando será que o judiciário vai liberar os nomes dos políticos corruptos, se não for divulgada logo precisa vazar o mais rápido possível, o cidadão brasileiro está aflito em saber.
    Dia 29 haverá outra manifestação pública no Brasil a favor do impeachment e poderá ser aproveitada para pedir a cassação deles.

  24. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 20 de novembro de 2014 – 17:24 hs

    Ainda não falaram do caso de Pasadena.

    Os Americanos estão investigando a transação.

    “Vai dar “M”

  25. luiz
    sexta-feira, 2 de janeiro de 2015 – 14:28 hs

    como cantava Clara Nunes: não adianta ficar no mais alto degrau da fama , com a mora toda l enterrada na lama

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*