Dê-se por fundada a nova oposição | Fábio Campana

Dê-se por fundada a nova oposição

oposicao_2

O PT ainda não se recuperou do susto de quase ter perdido a eleição.

Do Ricardo Noblat:

Caso não se registre mais adiante nenhum tipo de recuo, dê-se por fundada nos últimos dois dias a oposição brasileira desaparecida desde que o PT chegou ao poder com Lula em janeiro de 2003.

É de celebrar, mesmo até se você for petista de carteirinha. Uma democracia não se consolida sem que haja oposição. Um partido não se reinventa se reinar sozinho.

O PT tentou ser governo e oposição ao mesmo tempo, não deixando espaço a ser ocupado pelos adversários. Mas ninguém chega ao poder impunemente. O poder entorpece e corrompe. O PT não escapou da escrita.

Foi mais por falta de hábito, preguiça, distanciamento do distinto público e medo de enfrentar o carisma de Lula que a oposição comandada pelo PSDB cruzou os braços nos últimos 12 anos. Perdeu a voz. Refugiou-se nos gabinetes.

Finalmente, parece ter saído da toca sob o impacto dos 50 milhões de votos colecionados por Aécio Neves. E dos discursos exemplares que ele fez desde que se reapresentou ao Senado onde ficará por mais quatro anos.

Aécio rompeu com o jeitinho brasileiro de se compor por cima ou de conciliar por conciliar, fugindo do choque aberto e afirmativo. Seu discurso não tem sido de um perdedor – pelo contrário. Foi para cima do governo. E o fez com especial dureza.

É assim nas democracias amadurecidas. Quem perde vai para a oposição. E tenta enfraquecer o governo para substituí-lo um dia. Assim procedeu o PT entre 1989, quando Lula concorreu à presidência pela primeira vez, e 2002 quando ele se elegeu.

O PT ainda não se recuperou do susto de quase ter perdido a eleição. Está perplexo com o comportamento do PSDB e de seus aliados. Por enquanto ainda não sabe como reagir.


8 comentários

  1. tadeu rocha
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 12:39 hs

    CADE O DEP. QUE FALOU NO ZAPE SOBRE AS ELEIÇÕES, QUE FOI FRAUDADA NÓS ESTAMOS ESPERANDO SENHOR DEP. ESSA SUA INFORMAÇÃO MAIS DE 51MILHOES ESTAMOS ESPERANDO. COM MUITO ALEGRIA SE FOR VERDADE.

  2. Elizabete Pereira
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 12:48 hs

    Sem uma oposição acirrada e cuidadosa, o Brasil vai viver o eterno desgoverno, o infeliz descaminho do poder público, e com uma população assistindo aos descasos sem poder dizer nada…

  3. Luiz
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 13:08 hs

    Tô nessa!

  4. quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 14:32 hs

    Faço parte dessa oposição com muito orgulho. 2018 já começou. Viva a democracia!!!!

  5. Ademir
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 15:39 hs

    Sou brasileiro com muito orgulho e faço parte desta oposição o que devemos fazer é ser mais unidos e o nosso trabalho deve começar desde agora para 2018 chegar no poder com Aécio e alckmin ou Beto Richa. Vamos lá Oposição.

  6. BETO
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 15:51 hs

    De que adianta ganhar roubando?
    Todos sabem que houve fraude nesta eleição e o PT, esta no poder porque roubou nas Urnas.

  7. NAJUGULAR
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 16:54 hs

    Oposição? Aonde mesmo? Tão de brincadeira né!.

  8. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 6 de novembro de 2014 – 19:43 hs

    Isso é fogo de palha,daqui a pouco a economia melhora,algum promotor resolve investigar a fundo os Perrela,desemprego cai,avião cheio de coca cai e a popularidade da presidente deslancha ai fica só aqueles 39%que acham que pagar imposto de renda acaba com os 30 mil reais que ganham.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*