'O Globo' corrige nota que deu origem a boataria na internet | Fábio Campana

‘O Globo’ corrige
nota que deu origem
a boataria na internet

youssef - petrolao

Da Veja:

O jornal O Globo corrigiu nesta quinta-feira uma nota que criou dúvidas indevidas sobre o depoimento que Alberto Youssef prestou à Polícia Federal e ao Ministério Público em 21 de outubro, em seu processo de delação premiada.

O diário havia afirmado que no dia 22 de outubro, uma quarta-feira, um dos advogados do doleiro pediu para que ele fosse ouvido novamente, para retificar suas declarações. Nessa ocasião, instado pelo defensor, Youssef teria feito a afirmação de que a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do bilionário esquema de corrupção na Petrobras. Nesta quinta-feira, depois de ouvir o advogado Antonio Figueiredo Basto, O Globo se retratou. “Não existiu depoimento (de Youssef) na quarta, não existiu retificação, e os advogados não se manifestam”, afirmou Basto ao jornal.

A reportagem de capa de VEJA desta semana revelou o diálogo travado entre Youssef e os investigadores no dia 21. Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção, o doleiro foi taxativo: “O Planalto sabia de tudo!”. “Mas quem no Planalto?”, perguntou o delegado. “Lula e Dilma”, respondeu o doleiro. A informação foi corroborada no dia seguinte por reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, que ouviram fontes próprias.

A divulgação da nota de O Globo na quarta-feira, postulando a existência do que nunca existiu – o “depoimento de retificação” –, ganhou repercussão na coluna do jornalista Janio de Freitas, da Folha de S.Paulo, e alimentou uma rede de boatos na internet, criando confusão e incerteza em torno das circunstâncias em que Youssef implicou Dilma e Lula no petrolão. A confusão foi desfeita agora.


14 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 11:22 hs

    Como é que jornais deste talante cometem erros tão grosseiros, sem pedir a qualquer foca de plantão a confirmação com a fonte. Essa foi uma tática das baratas de redação, à soldo do lulopetismo, para tentar desmoralizar o conteúdo da reportagem de Veja e da própria Folha. Que blogueiros lulopetistas entrem na conversa é compreensível, mas, jornalões é o fim.

  2. justino bonifacio martins
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 11:23 hs

    A tucanalhada corrupta do PROER do FHC não se convencem que perderam nas urnas e agora querem ir pro tapetão. Estão pedindo auditoria ao TSE. Os tucanos estão colocando o TSE SUB JUDICE, pode?

  3. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 12:08 hs

    Que vergonha,poderia a Dilma ter perdido as eleições.Gente de uma reciclada,leem seus comentários raivosos na internet aqui mesmo no Campana.
    Vamos começar a ter um pouco de discernimento e procurar ter mais imaginação para tecer criticas.
    Essa legião de pessoas que parecem ter perdido um ente querido vai passar e talvez não se fomente um odio por aqueles que votaram no PT.

  4. sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 14:21 hs

    Brasileiro que é brasileiro não tem ódio, o que podemos ter é “asco” e “nojo” por pessoas que são coniventes ou omissas perante tanta CORRUPÇÃO. Como quer que nos sintamos com essa desgraça que assola em todo o País.Só não enxerga quem não quer, pois dias sim dia não há um caso de CORRUPÇÃO. Perdemos a eleição mas não perdemos a hombridade e nem sequer o senso de HONESTIDADE que devia prevalecer nas hostes palacianas, nos Ministérios e nas Estatais. Lançamos um repto ao Sérgio Silvestre para que nos explique se puder e tiver argumentos condizentes com a realidade dos fatos. Sendo que a cada dia se tornam verossímeis o que mais poderemos dizer? Já não basta tanta safadeza e desvios de dinheiro público?

  5. ibn aziz
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 15:58 hs

    Parece que a peteca não sabe ler. O Globo DESMENTIU que o doleiro tivesse mentido. Ou seja, 51 e a dilama SABIAM mesmo de tudo no assalto à Petrobrás (Petrolão). Espera-se que os desmentidos apareçam na mesma mídia que divulgou as mentiras sobre o episódio.
    Neste caso, impeachment now! O collorido foi impitimado por menos.

  6. ferreira
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 16:01 hs

    Estamos perdendo sim um ente querido que é nossa pátria sr. silvestre, a nação não está convencida que essa eleição foi justa, 70% de da população de bem desaprovaram a camarilha governista, mais de 48% votaram em Aécio e quase 25% ficaram sem opção de voto, mas, foi apenas uma batalha perdida no taPTão, a luta continua e você vai ler muitas verdades das mentiras contadas.

  7. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 16:15 hs

    jose bonifácio martins fala do Proer por ouvir dizer. O Proer é para a área bancária, o que o Proagro era para a agricultura ainda na era ditatorial. Quebre-se a rede, e teríamos levado na jaca como os EUA com a bolha da habitação.
    O Proer EVITOU a quebradeira dos bancos. Mas o PT enche a pança da área, Faça um comparativo: Nunca os bancos apresentaram balanços tão obesos como os da era lulodilmista.

    Sergio Silveste – agora com maiúsculas, embora os comentários continuem miúdos. Não serve como consolo, mas cá comigo, tenho medo do que poderia acontecer caso Aécio ganhasse. A partir da declaração do Pedro Stédile, líder do MST que antecipou a maior onda de ocupação jamais vista no Brasil, a partir do que fizeram com a Editora Abril, da Veja. Além disso, o retorno dos blac blocks e a movimentação dos Sem Teto.
    Guarde o foguete prá ocasião mais oportuna, SS. E prepare o bolso para abastecer o Monza 94 de 72 prestações, a viagem prá Porto Seguro em 10 pela CVC e não se esqueça de avançar na aposentadoria da sogra pros créditos no celular.

  8. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 18:14 hs

    Aqui na Venezuela a gasolina é quase de graça,portanto não fico nem azul,por que vermelho eu já sou.

  9. loop
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 20:59 hs

    Colecionava revistas sobre petroleo, mensalão, (…), com a colaboração do caminhão de lixo … Retirar um ou cinco maracutaias não muda nada sobre a quadrilha. Eu não perderia tempo com o caso de “delação”. Gostaria de viver para assistir o Bolsanaro na próxima… Com olho no olho na corja.

  10. .chico
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 21:40 hs

    eu nao sei quem e mais corrupto, o doleiro que esta preso ou essa oposiçao e seus aliados, midia (REDE GLOBO, O ESTADAO, VEJA ESTADAO, BANDEIRANTE E MUITOS OUTROS.

  11. jk
    sexta-feira, 31 de outubro de 2014 – 22:07 hs

    Essa era a bala de prata que o PSDB tentou usar, a revista veja foi o emissario. uma revista FURRECA de direita. E o povo sem informação quase engoliu a historia.

  12. LUIZ B.
    sábado, 1 de novembro de 2014 – 8:17 hs

    TODO MUNDO,MENOS OS IDIÓPTISTAS,SABEM QUE SÃO OS DOIS GRANDES CHEFES DESSA QUADRILHA.

  13. Ju
    sábado, 1 de novembro de 2014 – 9:29 hs

    Com toda certeza..nem Lula..nem Dilma sabiam de nada ….nem sabiam que Pasadena valia só 43 milhões….

  14. sábado, 1 de novembro de 2014 – 10:16 hs

    Fico imaginando se fosse o contrario, varios crimes eleitorais discarados.
    Se um estado governado pelo PT ha 20 anos estivesse passando sede por total falta de investimentos….seriam noticias de segundo em segundo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*