No México, Cida conhece Centros de Atenção às Crianças | Fábio Campana

No México, Cida conhece Centros de Atenção às Crianças

Cida_Mexico

Cida Borghetti esteve no México na semana passada para participar de um evento da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre Primeira Infância. A deputada federal e vice-governadora eleita aproveitou a viagem para conhecer boas práticas do governo mexicano na atenção especial às crianças, desde o nascimento até os seis anos. Uma delas é o Centro de Atenção Integral à Criança.

Segundo Cida, o local reúne diversos especialistas como pediatras, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais com o objetivo exclusivo de garantir uma melhor infância para as crianças mais necessitadas.

“O México é exemplo para todo mundo no cuidado e atenção a primeira infância. A pedagogia adotada por eles, trabalha não só o desenvolvimento da criança, mas é ampliada na atenção e cuidado com toda a família. Os centros de atenção a criança oferecem um cuidado completo, com pediatras o tempo todo, além de profissionais inteiramente capacitados para lidar com a criança nessa fase tão importante na formação da personalidade”, explica.

Cida afirmou que quer trazer essa experiência e adaptá-la a realidade do Paraná. “Vou trabalhar junto com o governador Beto Richa para que possamos criar centros de referência nos moldes dos mexicanos e assim garantir uma melhor formação aos nossos pequenos paranaenses”, disse.

ENCONTRO-

Cida representou o Brasil no encontro internacional sobre a Primeira Infância promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento, que está na 5ª edição, reuniu em Monterrey parlamentares e ex-parlamentares da América Latina e Caribe para debater políticas públicas voltadas as crianças desde a gestação até os seis anos.

Cida participou de reuniões com a diretora de Assuntos Internacionais, Lorena Lagarde González, com a primeira-secretária da Embaixada do Brasil, Luciana Serrão Sampaio e o chefe da Sistema Nacional de Desenvolvimento Integral a Família, Carlos Prado Butron, além de reunir com o embaixador do Brasil no México, Marcos Rapouso Lopes.

“Encontros foram muito produtivos na troca de experiência sobre o assunto. Quero apresentar esse modelo eficaz no cuidado com a criança para nosso país. Todas as crianças do mundo merecem atenção especial do poder público. Vamos continuar esse bonito trabalho em favor da construção de futuro ainda melhor”, enfatizou.

Cida, que preside na Câmara dos Deputados a Comissão Especial da Primeira Infância, estava acompanhada da filha Maria Victoria (PP), deputada estadual eleita e do marido Ricardo Barros (PP), deputado federal eleito.


2 comentários

  1. adoniran
    terça-feira, 21 de outubro de 2014 – 11:30 hs

    Campana, precisamos de noticias para valorizar o aecio e abrir o olho do eleitor!!! cida ta eleita!!!

  2. Arne Saknussen Neto
    terça-feira, 21 de outubro de 2014 – 15:10 hs

    Os mexicanos que fiquem espertos. Se bobearem o Ricardo Barros se elege presidente do México e nomeia a filha como prefeita de Cancun. Êta família ligeira!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*