Lula desce mais um degrau | Fábio Campana

Lula desce mais
um degrau

Editorial, Gazeta do Povo:

O ex-presidente, em comício em São Paulo, reforça explicitamente o “nós contra eles” e faz novo ataque à imprensa

Decididamente, Lula não pertence àquele reduzido time de pessoas públicas que atualmente estão no topo da política nacional e que se mostram comprometidas com a seriedade. É mais que frequente o hábito (ou seria vício?) do ex-presidente de descambar para a demagogia barata, ultrapassando quaisquer limites – desde o do simples bom senso até o do respeito à ética e às instituições. O discurso de campanha que pronunciou em São Paulo na última segunda-feira, ao lado da presidente-candidata Dilma Rousseff, inscreve-se como um dos mais emblemáticos excessos de sua loquacidade.

É certo que a presente campanha eleitoral para a Presidência já está marcada na história como uma das mais renhidas e, por que não dizer?, sórdidas. Disputa-se não apenas o mais alto cargo da República, mas a prevalência de quem é o pior entre “nós e eles”. Estrategistas de campanha conseguiram incutir na sociedade, com elevados graus de fanatismo fundamentalista, discussões sobre qual dos lados é o mais corrupto, qual deles é o mais incompetente e qual deles mente mais. Chegamos ao ponto extremo de que a decisão de voto se dará por um terrível critério: o eleitorado está sendo chamado não a escolher o melhor, mas o menos pior.

Lula pode até não ter sido o inventor dessa estratégia, mas foi por sua voz carrascante que ela foi amplificada e aprimorada ao longo do tempo. Não apareceu agora, pois há muito se ouve dele o discurso de uma pretensa luta de classes, não com o objetivo idealista de buscar a superação das desigualdades, mas como instrumento puramente eleitoreiro. De um lado, os pobres e os trabalhadores assalariados e explorados; de outro, o que genericamente chama de “azelite” para nela incluir a “imprensa golpista”, os bancos e tantos quantos pretendam democraticamente divergir “deles”.

No comício de São Paulo, no entanto, Lula se superou. Deixou de lado suas convenientes generalidades para dar nomes aos “inimigos” que a ocasião eleitoral lhe permite. Citou nominalmente, por exemplo, a jornalista Miriam Leitão, comentarista de economia dos mais importantes veículos de comunicação do país – aquela mesma que foi vítima de manipulações sorrateiras que servidores do Palácio do Planalto promoveram para distorcer sua biografia profissional na enciclopédia aberta Wikipedia. Citou também William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional. Textualmente, pediu Lula à plateia presente ao comício: “Daqui para a frente é a Miriam Leitão falando mal da Dilma na televisão, e a gente falando bem dela [Dilma] na periferia. É o [William] Bonner falando mal dela no Jornal Nacional, e a gente falando bem dela em casa. Agora somos nós contra eles”.

O ex-presidente desceu ao nível do inimaginável para alguém que já ocupou, por dois mandatos, o cargo de líder supremo da nação. Reduziu-se a um animador de palanque, não dispensando ataques também ao adversário “deles”, o senador tucano Aécio Neves: “Esse rapaz não teve educação de berço para respeitar as mulheres. E, sobretudo, uma presidente, mãe e avó. Esse cidadão agrediu, com seu cinismo, tentando deixar Dilma temerosa”, referindo-se à postura mais ofensiva de Aécio no debate da última quinta-feira.

Lula se esqueceu de que mãe e avó é também a jornalista Miriam Leitão, igualmente vítima das mesmas masmorras da ditadura em que penou a presidente Dilma. Quando da falsificação da biografia da profissional feita nas antessalas do Palácio do Planalto, não se ouviu de Lula qualquer defesa do respeito que se deve às mulheres. O mesmo ocorreu quando a máquina de marketing petista empregou todo tipo de terrorismo eleitoral contra outra mulher, Marina Silva. “Elas”, assim como “eles”, quando criticam ou discordam, passam a não fazer parte da classe do “nós”.

É lastimável que o futuro do país seja discutido neste nível.


25 comentários

  1. LUIZ B.
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 11:19 hs

    ESSE JÁ ESTA MORTO,ESTA FEDENDO EM VIDA.

  2. Dosel Jr.
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 11:23 hs

    Já tive oportunidade de falar neste espaço que os brasileiros não sabem votar, parafraseando Pelé nosso eterno Rei do Futebol. É lógico que este pensamento excluem os eleitores do Sudeste, Sul e Centro Oeste especialmente, o mesmo não podendo dizer dos eleitores da “Bolsa Miséria”. É só na cabeça do Lula e da Dilma, que uma pessoa por receber uma bolsa miséria em troca da sua dignidade, esteja fora da linha da fome. Ainda assim, vamos encontrar pai de família que alimente seus filhos com a bolsa miséria e ainda reserve alguns trocados para um copo de 5l, como aliás faz o ex-presidente até em público. Quanto às mulheres e Aécio, qualquer analfabeto deste país sabe que Lula e Dilma estão mentindo.

  3. quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 11:30 hs

    Infelizmente esse ignorante e RECALCADO – QUE HOJE EM DIA FAZ PARTE DA ELITE NA SOCIEDADE BRASILEIRA – pois é proprietário de um apartamento de COBERTURA, além de possuir MILHÕES DE REAIS – quer fazer diferenças entre nós (a plebe) contra eles (ELITE) da qual ele faz parte e tem amigos banqueiros, que no seu governo e de Dilma foram os que mais ganharam dinheiro neste País.. Sabedoria patética de um homem que foi Presidente, mas ao ver a sua CRIATURA (DILMA) na iminência de perder as eleições, quer fazer uma segregação não somente entre pobres e ricos (da qual hoje em dia ele faz parte) mas entre o Norte e Nordeste contra o SUL. Dizer que AÉCIO foi desrespeitoso com Dilma e Juliana Genro ao chamá-las de LEVIANAS. LEVIANAS SIM pois a Dilma diz ter feito isso e aquilo e estamos mostrando, pois provado está, de que 90% (noventa por cento) do que fala é a mais DESLAVADA MENTIRA. Isso é LEVIANDADE PURA , Lula. Quando vocês atacaram, com ofensas, MARINA SILVA e agora MIRIAM LEITÃO vocês estão, isto sim, desrespeitando essas mulheres que em muito tem contribuído para esta Nação. Quisera você Lula tivesse 10% (dez por cento) da cultura de ambas. Esse jeito de fazer política do PT o povo já conhece e é por isso que foi às ruas reivindicar melhorias em tudo que aí está e em especial por MUDANÇA, especificamente na Presidência. Além de derrotarmos Dilma, Lula e o PT, derrotaremos os Institutos IBOPE e DATAFOLHA.

  4. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 11:36 hs

    Lula vai terminar seus dias como animador de circo mambembe, ao lado de outros bufões latrino-americanos. Sua fala é cada mais enojante, repugnante e asquerosa.

  5. FUI !!!
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 11:49 hs

    Este “bebum” chamado de Lula ocupou o posto mais alto de um país por
    culpa exclusiva dos eleitores acéfalos deste imenso país. Aguentamos bravamente por doze anos esta quadrilha que hoje segue a cartilha de uma
    guerrilheira que prega o comunismo Cubano a toda prova. Se o Lula imaginou
    que esta farsa montada dentro de todas as instituições brasileiras desviando
    bilhões seria eterno enganou-se redondamente. Nesta próxima eleição os
    brasileiros de verdade terão que demonstrar que não somos mais otários e
    transformamos em EX-OTÁRIOS !!! Só depende de ncada um…

  6. Beatrix Kiddo
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:30 hs

    Felizmente estamos vivendo os últimos dias destes tempos, amanhã quando a internet passar a ser policiada pelo Governo, o marco regulatório vem aí, as coisas serão bem diferentes. Destemperos como este do 51 não aparecerão mais, talvez sejam até piores, é assim que acontece nas democracias venezuelana, argentina, boliviana, iraniana, ucraniana, russa. Não é para menos, são todas grandes exemplos de “democracia”. Agora só fala quem fala bem do Governo, igualzinho ao que acontecia há alguns anos atrás.

  7. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:32 hs

    -Este senhor ex-presidente da República(infelizmente eleito!!!) sempre foi um desclassificado. Não teve educação suficiente para tornar-lhe uma pessoa melhor e pior do que isso, orgulha-se deste fato, quando na verdade, deveria se envergonhar!!!
    -Mas muito pior do que todas as gafes e atitudes desta “preciosidade” é instaurar , através de um discurso tosco e equivocado, a segmentação da sociedade e a ira contra as pessoas mais esclarecidas, estudadas e em condições monetárias melhores. Para ele e sua “turma” isto é crime passível de enforcamento, apedrejamento…
    -É por estas e outras que o Aécio está subindo nas pesquisas!!!

  8. ferreira
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:37 hs

    O boca suja acha que é o dono do Brasil e que está acima de tudo, pois na sua baixa instrução pensa que é o SER TODO PODEROSO, fala incoerências, mente na maior cara de pau, debocha e insulta sem medir consequências,
    Uma coisa é certa e verdadeira, na próxima semana teremos país dividido, com qualquer um que ganhe.

  9. quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:50 hs

    Deixam livre o caminho da 51 é o que dá …

    E esse “o cara” dirigia o país …

  10. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:56 hs

    Só um vesgo, como são os eleitores do PT que não enxergam – pelo menos com um dos olhos bons, a situação de desespero em que se encontra Luiz Inácio Judas da Silva.
    Fossem favoráveis as pesquisas como eles insistem em dizer, e ele não estaria encarando essa correria toda, e, pior, falando horrores em todos os comícios.
    E, cá entre nós, assumindo um comportamento totalmente oposto ao de um ex-presidente da República. Um cabo eleitoral como outro qualquer.

    Só lhe falta entregar nas mãos um lata de cal e um pincel prá ele sair pintando Dilma nos muros por ai, ou uma bandeira prá ele se postar numa esquina, acenando-a.

  11. Juca
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 12:59 hs

    Esse cachaceiro não tem mais autoridade e está com cirrose nos miolos. O enterro do mesmo será dia 26 junto com a Dilma. Não dá para cremar pois o risco de explosão é muito grande.

  12. Rodiney Carneiro
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 13:32 hs

    Um grande @#%*!!!

  13. Do Interior....
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 13:46 hs

    Mais mentira!, mais enganação! E o povão burro, vota! Voto contra o PT e torço para que ele desapareça do Brasil. Mas se esta escória ganhar a eleição, veremos toda a fúria do socialismo.

    Os que votaram se arrependerão mas será tarde demais. Os investidores não virão mais e o desemprego aumentará. Serão fechadas muitas empresas e a arrecadação cairá. Não haverá mais dinheiro para o bolsa (voto) família.

    Aí dirão: bem que nos avisaram!

  14. BRASIL DECENTE
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 13:53 hs

    Que falar de um analfabeto funcional desses….LULLALÁ só fez 2 coisas boas no governo dele, manter a politica economica do FHC e ter nomeado para o STF o futuro Ministro da Justiça o JOAQUIM BARBOSA.

  15. Sergio R.
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:02 hs

    Isso que dá deixar bêbado fazer discurso em velório. O lula falando em educação de berço? Piada?

  16. claudio renzi
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:08 hs

    è lastimável sim,ver que esta QUADRILHA ainda tem quem os vote no Brasil do seculo XXI.
    E espero que pelo menos 50% + 1 dos Brasileiros VOTE CONTRA o PT,seja quem for o adversario de turno(Marina,Aecio ou um marciano)

  17. OTIMISTA
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:18 hs

    Ainda tenho a esperança de ver o Brasil crescer. Quero ainda ter a sen-
    sação de que este país tem jeito e deixaremos pelo menos um país mais
    decente para os nossos filhos e netos…

  18. Vera
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:37 hs

    Quanto mais leio sobre pt, mais a.ssustada fico, realmente estou com medo, creio que muitos, mesmo não sendo pt não estão enxergando a gravidade da situação, estamos a um passo da Venezuela e não estão percebendo.
    ACORDA BRASIL, desperta do berço explendido.

  19. quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:51 hs

    Nunca concordei com o Lula, respeito seu histórico e sua condição de intelectual orgânico. Mas o “estimável” ex-presidente, não admite ser contestado e não convive bem com as diferenças. Essa pretensa luta de classes que ele cria é uma maneira sórdida de querer dividir o Brasil. O desespero toma conta das trincheiras Lulistas, o mito está em queda. Oremos muito para que no dia 26 o Brasil Mude de rumo.

  20. Johan
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 14:57 hs

    Caro FÁBIO, é muito LAMENTÁVEL como eleitor ver e ouvir o ex-presidente LULLA discursando. O nível do discurso é tão baixo que não dá para entender como os eleitores petistas ainda se sujeitam a dar-lhe ouvidos. A quantidade de mentiras, informações indevidas e falácias é amedrontador. Um indivíduo desse nível solto na rua é perigoso. Ele se diz do POVO com todo o dinheiro que desviou nos MALFEITOS, pois não pode ser da ELITE CULTURAL pois é ignorante, e não pode ser da ELITE RICA, pois não pode comprovar a fortuna, pois é desviada por MALFEITOS. Realmente é uma situação calhorda. Atenciosamente.

  21. ro
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 15:36 hs

    O desequilibrado vomitou: “onde estava o filhinho de papai quando Dilma lutava contra a ditadura”?
    Lula, beba menos, ou deixe para beber depois do comicio. Aécio deveria estar brincando de bola, soltando pipa, estudando , lendo gibi . .. pois teria na época pouco mais
    de l0 anos de idade, portanto, UMA CRIANÇA.

  22. PIMENTA PURA
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 15:58 hs

    Que degrau !?
    Este cara já está no último degrau do inferno !!!

  23. ciro
    quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 16:15 hs

    DÁ VERGONHA DE SER BRASILEIRO SE PUDÉSSEMOS RESUMIR ESSE PAÍS NA PESSOA DESSE INDIVIDUO CHAMADO LULA. POR OUTRO LADO DÁ VONTADE DE CANTAR O HINO BRASILEIRO JUNTO COM TODA A POPULAÇÃO QUE DESEJA RETIRÁ-LOS DO PODER POIS ESTÃO MANCHANDO A IMAGEM DE NOSSO PAÍS LÁ FORA TIRANDO O POUCO DE CREDIBILIDADE Q AINDA RESTA. A QUE PONTO CHEGA UMA NAÇÃO, QDO QUEM DEVERIA SER UM LÍDER EQUILIBRADO DIVIDE A PRÓPRIA NAÇÃO EM DUAS METADES.O PROBLEMA É Q NESSAS DUAS METADES CONTIDAS NA CAIXA EXISTE ESSA PARTE PODRE.

  24. quarta-feira, 22 de outubro de 2014 – 16:25 hs

    O QUE O LULA RECONHECE COMO EDUCAÇÃO DE BERÇO,COMPARE ELE E O AECIO/FHC,LULA VOCE TEM MESMO É MUITA INVEJA DESSA GENTE.

  25. Juca
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:06 hs

    Esse Lula cachaceiro é burro e analfabeto, uma vergonha para o povo brasileiro, mandou cortar o dedo para se aposentar por invalidez. E tem gente quer ainda paga para ouvir suas lorotas. Mas o que é dele e da Dilma já está encomendado. Vai ser entregue no domingo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*