Juiz da Operação Lava Jato vira alvo de ataques do PT | Fábio Campana

Juiz da Operação Lava Jato vira alvo de ataques do PT

sergio moro - est

Responsável pela condução de processos decorrentes da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro se transformou nesta segunda-feira em um dos protagonistas da disputa presidencial. Foi atacado por petistas em documentação entregue à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Ao mesmo tempo, foi celebrado por tucanos em um evento de campanha em Curitiba. As informações são do Estadão.

Acompanhado de deputados, o presidente do PT, Rui Falcão, coordenador-geral da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, protocolou pedidos para ter acesso à íntegra da delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa. Nos requerimentos, o PT acusa Moro de violar a delação, que é sigilosa, a partir de oitivas realizadas em um processo da Lava Jato que não está sob segredo.

Informações dos depoimentos sigilosos da delação de Costa vazaram à imprensa no início de setembro. Neles, o ex-diretor envolveu no esquema de propina ao ao menos três dezenas de parlamentares de vários partidos, governadores ex-governadores e até um ministro. Entre os citados, havia integrantes governistas, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e oposicionistas, como o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto. Até agora, porém, não está claro quantos são os acusados e em que circunstância eles estão citados. As delações estão sob a guarda do Supremo, em Brasília.

Em meio à polêmica do vazamento, o juiz marcou uma audiência para ouvir Costa e o doleiro Alberto Youssef, que também negocia delação premiada, no processo que investiga propinas na construção da refinaria Abreu e Lima, empreendimento da Petrobrás em Pernambuco. Trata-se de uma das várias ações penais da Lava Jato. Os depoimentos foram prestados na quarta-feira.

Os áudios dessas oitivas, nas quais os dois delatores citam o PT, o PMDB e o PP como beneficiários de comissões de até 3% das empreiteiras que fechavam contratos com a estatal, fazem parte do processo, que é público. “Essa divulgação é uma forma transversa de violar o sigilo da colaboração premiada, pelo qual zelam a Procuradoria e a Suprema Corte”, dizem os petistas

Para o PT, a “divulgação” dos depoimentos por Moro, ao realizar as oitivas num processo público, foi “irresponsável”.

O PT diz que o áudio das oitivas da Lava Jato é uma “versão parcial, deturpada – e possivelmente caluniosa – dos fatos às vésperas de um pleito eleitoral, induzindo parte dos eleitores”. O partido argumenta que na delação, que é sigilosa, outras legendas, incluindo siglas de oposição, foram citadas, pelo que se sabe pelos vazamentos. Já nas oitivas da Justiça Federal do Paraná, aparecem apenas PT, PMDB e PP. Por isso, quer a íntegra da delação. As chances de os depoimentos serem liberados, porém, são remotas. Seu repasse anularia o acordo de delação de Costa com o Ministério Público pelo qual ele tenta ter sua pena reduzida.

Enquanto Falcão se reunia com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e com o ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato no Supremo, os tucanos exaltavam Moro em evento em Curitiba. O senador Álvaro Dias, reeleito, ao lado do presidenciável tucano, Aécio Neves, elogiou o juiz. “O juiz paranaense Sérgio Moro, com as marretadas da indignação nacional, está destruindo esse castelo de propina e corrupção instalada na Petrobrás.” Dias defendeu os “vazamentos”. “Não podemos ser coniventes com corrupção. O vazamento, em determinadas situações, interessa ao País.” Aécio, por sua vez, preferiu responder diretamente a Dilma. “Golpe só se for da democracia”, disse o candidato ao Planalto.


22 comentários

  1. terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 12:04 hs

    INFELIZMENTE TENHO Q DIZER ISSO; PARA O PT O JUIZ Q FOR JUSTO,CORRETO E HONESTO, NÃO PRESTA PRA ELES: MAIS NÃO SÓ OS JUÍZES, TODOS OS Q ZELAM POR JUSTIÇA,TRANSPARÊNCIA E PRINCIPALMENTE POR HONESTIDADE, NENHUM PRESTA.
    TEMOS UM EXEMPLO DO SR. JOAQUIM BARBOSA,Q ATÉ DE MORTE FOI AMEAÇADO.

  2. QUESTIONADOR
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 12:18 hs

    -Desejo meus parabéns à este Juiz Federal, pela coragem e responsabilidade com que vem conduzindo todo este processo.
    -Os partidários do governo da estrelinha estão raivosos porque as investigações estão chegando próximo à alta cúpula do partido.
    -Como estratégia estão tentando denegrir todas as investigações e seus responsáveis!!! Típico caso de comunista!

  3. LUIZ B.
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 12:23 hs

    PRA ESSES IMUNDOS,SÓ SERVE A ESCÓRIA QUE ELES COLOCARAM DENTRO DO STF.

  4. TROLL
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 12:24 hs

    È o lixo do lixo esperneando!
    Concordo com voce Adel.

  5. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 12:49 hs

    PT não gosta de Juizes.
    Por quê?

    Ah! Já sei…é porque eles tem as chaves das cadeias, das penitas tipo Papuda, coisa assim…

  6. sergio silvestre
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 13:06 hs

    Da um close no Juiz,é do mesmo padrão do Aécio e do Richa,muito preocupado com o Pais.Irmandade obscura né.

  7. Juca
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 13:20 hs

    Se a roubalheira do PT fosse nos países do leste europeu, essa raça toda já teria virado adubo. Só mesmo no Brasil o povo tolera isso. Mas 26 de outubro está aí.

  8. tadeu rocha
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 13:31 hs

    ….. ADEL VOCÊ FALOU TUDO, NÃO TENHO NADA A DIZER, AS SUAS PALAVRAS ENTÃO CORRETAS ..É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER É UNICA ESPERANÇA NOSSA É MUDA BRASIL PARA MELHOR… CHEGA DE ROUBOS CHEGA DE TUDO RUIM QUE ESTA ACONTECENDO NO NOSSO QQQQQUERIDO BRASIL……….45 AÉCIO……

  9. LUIZ B.
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 13:52 hs

    45 PARA SALVAR O BRASIL DA ROUBALHEIRA DESSES VAGABOpetistas.

  10. terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 14:29 hs

    Fora com a quadrilha dos PTralhas. Cadeia neles!!!!

  11. lsl
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 14:35 hs

    Cuidado Sr. Juiz, pede segurança para PF, muito cuidado. Mas vai em frente. O Barbosa teve que pedir aposentadoria, se não……….. a coisa ficaria feia.

  12. Angelo Garbossa Neto
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 15:13 hs

    Esse sim é um verdadeiro Juíz para o qual todos nós devemos tirar o chapéu.
    Ele pode andar de cabeça erguindo por onde quer que passe,
    Por essa e outras eu acredito no Brasil.
    Parabéns !!!!

  13. Helena
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 16:33 hs

    Sr. Juiz, Excelentíssimo Dr. Sérgio Moro, ainda bem que o Senhor é jovem e vai aguentar as pancadas petistas, é assim mesmo, eles gostam de fazer justiça somente para outros partidos, o deles não , são “santinhos” pensam que são inatingíveis. Agora o Brasil está tendo uma melhor visão o porquê do nosso grande Ministro Joaquim do STF se aposentou cedo, foi muita perseguição nele.
    Estamos confiantes em sua conduta e na sua capacidade de fazer justiça seja lá de quaisquer partidos. Que Deus lhe proteja de todo mal!!!

  14. Vigilante do Portão
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 16:48 hs

    O Texto é do Estadão?

    Só pode.

    Querem saber do depoimento do Paulo Roberto Costa?

    Montaram uma FARSA na CPI, com perguntinhas combinadas, agora, quando o caldo entornou, querem se fazer de probos?

  15. terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 17:24 hs

    Tenho orgulho de pertencer ao Paraná,onde a justica ainda e confiável,Parabens Dr Moro!!!!’

  16. Paulo
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 17:56 hs

    Adel isso não é justiça, aliás juiz que se preste não se presta para trabalhar para candidato algum, juiz que se presta, mantém as evidências preservadas, mantém o sigilo da delação e não coloca e risco a vida do réu e nem de seus familiares. O que este juiz fez, foi uma grande M***da e nada mais.

  17. SOLANGE LOPES
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 18:11 hs

    Serginho, você está dirigindo o teu carro em uma estrada na contramão, a noite e com os farois apagados.

  18. DIREITINHA
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 20:28 hs

    Os ditadores petistas não querem ser contrariados de maneira alguma. se apoiar as falcatruas deles ta tudo bem até recebem promoção.
    mas se for contrário eles ameaçam e condenam.
    ainda bem que esses malditos estão com os dias contados.
    Aécio presidente para acabar com estes comunistas . hoje de 25 pessoas que pesquisei 3 só disseram que votam na dilma. e ainda assim vão pensar. pois estavam desinformados de algumas coisas.

  19. REAÇA
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 20:35 hs

    Meus caros, juizes bons são os ministros Dias Tófoli, Levandowski, Barroso e outros que julgam a favor dos tomates (vermelhos e molengas) do petê…o Sergio Moro, por trabalhar de forma séria e RESPONSÁVEL, nunca vai agradar essa caterva, que o diga o sérgio Silvestre.

  20. jorge
    terça-feira, 14 de outubro de 2014 – 21:10 hs

    Não esquenta nos elegemos Rossoni ,Traiano,Justo , os dois primeiros mandaram o diretor da rádio band demitir uma jornalista gostaria de saber overdadero motivo,não vamos elogiar este cidadão pois se existe justiça com
    serteza eles não estariam solto e só lembrar dos fantasmas da assembleia dos salario altos que se não fessem descobertos estaria recebendo vamos acordar lei exite `e igual para todos só que no papel

  21. Nelson
    quarta-feira, 15 de outubro de 2014 – 9:38 hs

    Sergio vc é da mesma estirpe do PT. Seus comentários denigrem o povo paranaense. Com certeza vc não é desta terra, de gente trabalhadora, honrada e honesta.

  22. Dieter
    quarta-feira, 15 de outubro de 2014 – 19:28 hs

    Pra variar, o silvestre e suas diarréias mentais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*