Aécio 54,6%,Dilma 45,4%, diz IstoÉ/Sensus | Fábio Campana

Aécio 54,6%,Dilma 45,4%, diz IstoÉ/Sensus

aécio istoé sensus

Da IstoÉ:

Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff.

Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

PESQUISA ISTOÉ/Sensus

Realização – Sensus
Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014
Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País
Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural
Campo – De 21 a 24 de outubro
Margem de erro – +/- 2,2%
Confiança – 95%

De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos. Quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de crescimento. Outro indicador apurado pela pesquisa Istoé/Sensus diz respeito á votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado. Nessa situação, Aécio também está à frente de Dilma, embora a petista esteja ocupando a Presidência da República desde janeiro de 2011. O tucano é citado espontaneamente por 47,8% dos eleitores e a petista por 39,4%. 0,2% citaram outros nomes e 12,8% disseram estar indecisos ou dispostos a votar em branco.

Para conquistar os indecisos as duas campanhas apostam as últimas fichas nos principais colégios eleitorais do País: São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. O objetivo do PSDB e ampliar a vantagem obtida em São Paulo no primeiro turno e procurar virar o jogo em Minas e no Rio. Em São Paulo, Aécio intensificou a campanha de rua, com a participação constante do governador reeleito, Geraldo Alckmin, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com as pesquisas realizadas pelo comando da campanha de Aécio, em Minas o tucano já estaria na frente de Dilma e a vantagem veio aumentando dia a dia na última semana. Processo semelhante ocorreu em Pernambuco, depois de Aécio receber o apoio explícito da família de Eduardo Campos e do governador eleito, Paulo Câmara. Os mesmos levantamentos indicam que no Rio de Janeiro a candidatura do senador mineiro vem crescendo, mas ainda não ultrapassou a presidenta. Para reverter esse quadro, Aécio aposta no apoio de lideranças locais, basicamente de Romário, senador eleito pelo PSB, que deverá acompanhá-lo nos últimos atos de campanha. Para consolidar a liderança, Aécio tem usado os últimos programas no horário eleitoral gratuito para apresentar-se ao eleitor como o candidato da mudança contra o PT. Isso porque, as pesquisas internas mostram a maior parte do eleitor brasileiro se manifesta com o desejo de tirar o partido do governo.

No comando petista, embora não haja um consenso sobre qual a melhor opção a ser colocada em prática nos dois últimos dias de campanha, a ordem inicial é a de continuar a apostar na estratégia de desconstrução do adversário. Nas duas últimas semanas, o que se constatou é que, ao invés de usar parlamentares eleitos para esse tipo de ação – como costumava fazer o partido em eleições passadas — os petistas escalaram suas principais lideranças para a missão, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a própria candidata. Os petistas apostam no problema da falta d’água para tirar votos de Aécio em São Paulo e numa maior presença de Dilma em Minas para procurar se manter á frente do tucano no Estado.


30 comentários

  1. ferreira
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 9:43 hs

    Vamos aguardar.
    Araruta tem seu dia de mingau.
    Essa nova pesquisa, mais reportagem da VEJA despertarão a fúria dos idiotas .
    Vamos ver quantos deles se manifestarão abaixo.

  2. sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 9:50 hs

    MEUS AMIGOS Q ESTAVAM PREOCUPADOS COM AS PESQUISAS DO IBOPE E DATA FOLHA, ESSA É A PESQUISA VERDADEIRA, NÃO DIGO Q AÉCIO GANHE COM + DE DOZE MILHÕES DE VOTOS, + ENTRE 3 À 5 MILHÕES EU ACREDITO Q ELE VENÇA.

  3. Miguel
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 9:53 hs

    Quanto esforço por uma causa perdida! Pesquisa laranja.

  4. Franchico
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 9:53 hs

    muito bem!!!

  5. CLOVIS PENA - Votar no PT ???
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 9:57 hs

    Joaquim Barbosa já se pronunciou há dias.
    Como pode, depois de tudo o que veio a conhecimento público em relação a roubalheira sem tamanho praticada pelos vermes da república, como pode alguém votar em candidatos do PT ??
    E as denúncias não foram gratuítas. Foram prestadas em juízo !!
    .
    Alguém soube de algum esclarecimento formal do governo do PT sobre a fortuna que foi enviada pelo governo brasileiro para “obras” em outros países ??? Alguém esclareceu o assunto há tanto tempo denunciado ??
    .
    Alguém sabe os motivos da posição da irmã do Lula ??

  6. Jaferrer
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:06 hs

    É necessário explicar por que a discrepância entre as pesquisas sensus, datafolha e ibope é tão grande. Estes institutos estão jogando sua reputação muito mais do que o desejo de que ganhe um ou outro. Se o resultado for favorável ao ibope e ao datafolha, o sunsus ficará definitivamente desacreditado; o mesmo acontecerá se der o contrário. Parece um risco muito grande ou um jogo com cartas que não conhecemos. Veremos no domingo.

  7. paulo goncalves
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:09 hs

    Na passada primeiro turno …Aecio 24 mil na votação 34 mil
    Dilma 44 mil na votaçao 40 mil

  8. Pedro
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:17 hs

    Agora vai…………..

  9. Confiança no Brasil
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:20 hs

    A credibilidade está no seguinte critério da pesquisa:
    Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural.

  10. sergio silvestre
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:21 hs

    Até falei ontem num pitaco aqui que precisava vir logo uma pesquisa SENSUS ou VERITA para animar os colegas ao menos até dia 26 senão fica chata a coisa.
    Mas o instituto que é do Clesio Andrade,um sujeito que é ficha suja e aliado a direita do Aécio.
    A eleição hoje está para a Dilma e é dificil reverter uma onda de otimismo que mesmo bombardeados pela delação que virou comedia,e até grotesca com os delatores não se entendendo e se esquecendo de combinar com os Russos a maneira de delatar só a parte que interessa.
    Quanto a veja,já são uma 20 capas em vésperas de eleição que já da uma boa quantidade para colecionadores de bobagens.
    No mais esse ano não tem bolinha de papel,mas tem Yossef,e uma direita atrapalhada e mais maldosa,querendo aliado no poder.

  11. Capanema
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:22 hs

    MEU CARO FERREIRA, IDIOTA É QUEM ACREDITA E AINDA VOTA NESTES CORRUPTOS QUE SE APOSSARAM DO PODER E ACREDITAM NA INGENUIDADE DO POVO PARA SE MANTEREM NO PODER. ESPERE DOMINGO E VERÁ.

  12. LUIZ B.
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:29 hs

    NESSA EU BOTO FÉ,ELES NÃO ” GANHARAM ” QUASE 13 MILHÕES DE REAIS DO NOSSO DINHEIRO PRA FAZER PESQUISA A FAVOR DO DOS CORRU=PT=OS.

  13. LUIZ B.
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:32 hs

    POR QUE ESSE LIXO DE REDE ESGOTO DE TELEVISÃO NÃO MOSTRA ESSA PESQUISA TAMBÉM,SIMPLES O DESGOVERNO CORRU=PT=O PAGA PRA ESSA REDE ESGOTO,UM BILHÃO DE REAIS POR ANO EM PROPINA, PARA QUE ELES FAÇAM UMA BOA IMAGEM DO DESGOVERNO.

  14. ferreira
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:40 hs

    Capanema, também espero comemorar com você no domingo, vamos de Aécio !!!

  15. bicho do mato
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:41 hs

    e o modo do pt querer ganhar eleições, baseados nas mentiras pesquidas falsal etc., , e os idiotas votam e aplaudem.

  16. ELEITOR CONCIENTE
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:44 hs

    QUEM ESTA CERTO, VEREMOS DOMINGO

  17. sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:49 hs

    É PESQUISAS Q VALEM É SÓ DO IBOPE E DATA FOLHA, + VAMOS VER DOMINGO, QUEM VAI COMEMORAR.

  18. BRASIL DECENTE
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:52 hs

    Segundo minhas pesquisas o AÉCIO deve ganhar por uma margem em torno de 8% dos votos válidos, porém essa pesquisa da Sensus tem uma amostragem muito pequena e creio que deve ter um erro ai, pois diz de 21 a 24 de Outubro?????não seria 23?

  19. Sandro
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 10:59 hs

    kkkk.se essa pesquisa não aponta um “empate” no sul..como a Ibope….dá pra achar que ela está “mais” correta………mas domingo veremos…..aposto em Aécio com 2 milhões de votos de vantagem…

  20. sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:08 hs

    A diferença pró AÉCIO vai ser entre 3 a 4 milhões de votos. AÉCIO PRESIDENTE. Se feito as porcentagens tanto do IPOPE quanto do DATA FOLHA por região é tão simples verificar que a diferença entre AÉCIO e ela vai ser essa. AÉCIO PRESIDENTE.

  21. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:12 hs

    Uma das campanhas mais sórdidas, fuleiras e catinguentas dos últimos cinquenta. Nem Collor superou Dilma em difamação, baixaria e beira-bueiro. João Maseratti (porque Santana é carro de pobre) se superou na arte de transformar a política em esgoto a céu aberto.

  22. sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:21 hs

    Só idiota acredita mesmo que Lula e Dilma , não sabiam de nada !

  23. Perguntador
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:26 hs

    Ser chamado de “idiota” pelos próprios, para mim é elogio.

  24. Lucas Brasil Dib
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:39 hs

    Vamos em frente presidente, não tem nada perdido, rumo a vitória, domingo vamos por as cores do Brasil e votar 45!!!

  25. Juca
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 11:49 hs

    Esse Miguel deve ser filhote do PT. Só
    as pesquisas que beneficiam o PT é que servem! O perguntador deve ser outro que mama na mesma teta do PT.

  26. sergio silvestre
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 12:14 hs

    Nossa quantos profetas!!!!!!!!!!Sensus no nordeste Aécio /viuva 78% Dilma 22%

  27. dibel
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 12:19 hs

    Aéciôôô!

    Depois da PTbras, com as sujeiras já escancaradas, que passar o rodo geral tal dar uma “limpadinha” no BNDES verificando os empréstimos daquela instituição e as garantias dadas são condizem com as exigências legais, ou o Brasil vai ter que pagar também essa conta. Se os caras (conforme amplamente divulgado na imprensa) emprestam dinheiro sem garantia até para a Val (via BB) imagina o que não fizeram no BNDES.

  28. BETO
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 12:56 hs

    Esta é a realidade.
    O Datafolha e Ibope, é paga pelo governo pra maquiar a pesquisa em favor da quadrilheira.
    Repeteco do primeiro turno.
    45 neles.
    Fora quadrilha Petista.

  29. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 24 de outubro de 2014 – 13:05 hs

    Isto é / Sensus foi o instituto que mais se aproximou dos resultados mostrados pelas urnas Os outros deveriam se dedicar à pesquisas de mercado, medir comprimento de rolo de papel higiênico, essas coisas.

  30. Luis Mário
    domingo, 26 de outubro de 2014 – 13:00 hs

    votar no pt, e votar no atraso! 45 nela!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*