Dilma já reconheceu os desvios, falta reconhecer a culpa | Fábio Campana

Dilma já reconheceu os desvios, falta reconhecer a culpa

DilmaAlvoradaAlanMarquesFolha2

Do Josias de Souza:

No caso da roubalheira na Petrobras, Dilma Rousseff mudou de fase. Evoluiu do estágio do “eu não sabia” para a etapa do reconhecimento de que os cofres da maior estatal brasileira foram arrombados. “Eu farei todo o meu possível para ressarcir o país”, disse ela. “Se houve desvio de dinheiro público, nós queremos ele de volta. Se houve, não. Houve, viu?”

Bom, muito bom, ótimo! Agora só falta Dilma reconhecer que a corrupção é igual aos esportes coletivos. É como o futebol. Ou o vôlei. O sujeito pode ser supertalentoso, mas não marca gol, não faz o ponto sozinho. Tem toda uma engrenagem por trás do lance: a agremiação, o preparador físico, o massagista, o técnico e, mais importante, o time em ação, armando toda a jogada que resultará no chute ou na cortada indefensáveis.

Na corrupção é igualzinho. O governo se autodefine como “de coalizão”, reparte até as diretorias da Petrobras com os pseudoaliados, esquece as mais elementares noções de recato, confunde a atividade pública com a privada… Enfim, arma toda a jogada. O corrupto apenas pratica a corrupção.

Assim como Lula não teve culpa no mensalão que a bancada da Papuda organizou sob suas barbas, Dilma não tem nada a ver com o óleo derramado embaixo do seu nariz. Ela era ministra e presidia o Conselho de Administração da Petrobras quando o governo levou a estatal ao balcão. Mas não teve nada a ver com isso. Empossada no Planalto, manteve o hoje delator Paulo Roberto Costa no comando de bilionários contratos por mais um ano e quatro meses. Mas não tem nada a ver com os 3% de propina, dos quais 2% pingaram na caixa registradora do PT.

Se perguntarem a Dilma quem são os responsáveis pelos roubos, ela dirá: os outros. Grande time esse: os outros. Tida como durona e centralizadora, a presidenta fala do grande flagelo da política nacional como se fosse 100% feito por outros. Os responsáveis por tudo são seres impalpáveis. Podem ser os despudorados do PT, os desclassificados do PMDB, os desavergonhados do PT, até os espertalhões do PSDB talvez… Todos, menos a dona da caneta, menos a senhora do Diário Oficial. Fica boiando na atmosfera quente e seca de Brasília uma indagação intrigante: que foi feito dos espelhos do Palácio da Alvorada?


13 comentários

  1. LUIZ ERNESTO
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 15:55 hs

    O QUE LEVARAM DO COFRE DE ADEMAR DE BARROS TAMBÉM SERÁ RESSARCIDO?

  2. DIREITINHA
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 17:32 hs

    Simples assim, dizer que houve, e ressarcir como se fosse um copo de coca cola que foi tirado é só dar um jeito de enrolar depois tirar o dinheiro de outro cofrinho do governo e pronto.
    Ninguém é punido, ninguém perde os cargos, e a vida continua numa boa.

  3. Marcos
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 17:51 hs

    Fiquei impressionado com a voz muito “tremula” ao admitir os desvios da Petrobrás”! Prestem atenção no tom da voz, há desespero, “beco sem saída” na confissão! Não sei como ela irá se virar no debate de hoje na Record!

  4. De olho nas notícias!
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 19:06 hs

    Primeiro passo realizado. Agora o segundo: devolver o dinheiro… comece dando o exemplo.

  5. Rafael Santos
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 19:16 hs

    A Dilma e o Lula nunca sabem de nada! Hahaha

  6. João Peidão
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 20:04 hs

    Aécio tem o dever de responsabilizar patrimonialmente Dilma, todos os membros do conselho de administração e a diretoria da Petrobrás pelos danos que causaram à empresa e aos acionistas. Deve ser seu primeiro ato como presidente. Devia mover a açào nos EUA para que a indenização não seja limitada como no Brasil.

  7. domingo, 19 de outubro de 2014 – 20:14 hs

    Isso ela diz pq está vendo a carreira perdida, vcs acham q ela vai devolver esse dinheiro,lorota, e se devolver o dinheiro tem devolver o q ela pegou para sua campanha em 2010, astutamente o da Gleise,o do Yossef,do Roberto Costa, do Dirceu,do Genuino,do Lula e seu filho, mais dos seus próprios bolsos, não com o cofre da Petrobras, ou do correio,se fizer isso antes da eleição,nunca votei no Pt, mais se fizer isso voto, e tenho certeza muitos outros farão a mesma coisa. Só q a lista q coloquei ai é muito maior, é tão grande q é impossível decorar, pq são bilhões de reais.
    Só pra lembrar: 10 bilhões do Costa e do Yossef, e ainda tem os outros.

  8. domingo, 19 de outubro de 2014 – 21:02 hs

    Ela Dilma diz que vai ressarcir o País. Será que vai pagar o prejuízo de mais de DOIS BILHÕES DE REAIS à Petrobras, pela compra, mal feita, da usina de PASEDINA (USA) ?

  9. Loop
    domingo, 19 de outubro de 2014 – 21:23 hs

    Domiciliar … Bom comportamento … Recorrer em liberdade …
    Quem diria. Heim, Barby?
    Pregar moral com puta no colo…

  10. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 20 de outubro de 2014 – 7:52 hs

    Vou insistir na pergunta:

    Quando (data) ela soube que foi enganada sobre Pasadena?

    Para, com o sempre, dizer que não sabia de nada, Dilma afirmou que foi ENGANADA pelo Cerveró, Diretor da Petrobras.
    Na apresentação sobre a compra da Usina de Pasadena, em 2006, Cerveró teria OMITIDO as clausulas de Lucro e de recompra.

  11. DANIEL II
    segunda-feira, 20 de outubro de 2014 – 9:02 hs

    DOMINGO O CALIBRE CONTRA O MAL É O 45!

  12. Juca
    segunda-feira, 20 de outubro de 2014 – 11:36 hs

    CONVITE.

    O povo brasileiro, decente, trabalhador e honesto está convidado para comparecer em massa no dia 26 de outubro vindouro entre as 8:00 e 17:00 horas para a cerimônia do enterro de Dilma e do resto do PT e seus companheiros. Vai ser uma cerimônia de elevado significado moral e social com o expurgo da maior quadrilha que se instalou no país, ramificada em todos os estados e Distrito Federal, com grandes reflexos em em países em que a ditadura é beneficiada em detrimento dos brasileiros (Cuba e outras ditaduras africanas) bem como países da América do Sul, como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Venezuela e outros, para onde vai o dinheiro de nossos impostos.
    Não deixe de comparecer a essa cerimônia, pois você tem obrigação de enterrar essa turma vez que não dá para aguentar o cheiro. Vai ser rápida sua participação. O convite é o título de eleitor e documento oficial com foto.

  13. Juca
    segunda-feira, 20 de outubro de 2014 – 11:38 hs

    Eu perdi meu FGTS comprando ações da Petrobras assim como milhares de brasileiros da antiga classe média. Quero saber se serei ressarcido Dona Dilma.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*