Derrota histórica em São Paulo põe petistas no divã | Fábio Campana

Derrota histórica em São Paulo põe petistas no divã

dilma-comicio-campo-limpo-09-size-598 veja

Da Veja:

O pífio desempenho da presidente Dilma Rousseff em São Paulo e a acachapante derrota petista no maior colégio eleitoral do país fizeram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrar a correção de rumo no partido e puseram o PT no divã, procurando culpados pela sangria dos votos. Para Lula, o PT virou um partido “de gabinete” e “burocratizado”, que precisa sair da defensiva se quiser vencer a eleição.

“O lugar do PT não é no gabinete. É nas ruas”, disse o ex-presidente nesta segunda-feira, em conversa com dirigentes do partido. Diante de correligionários abalados com o fiasco de Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo, Lula foi ainda mais duro. “Não dá para a gente deixar o antipetismo dominar a eleição e entregar tudo de mão beijada para os tucanos”, emendou ele, segundo relato da conversa obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Movimentos sociais – Lula afirmou que, se Dilma for reeleita, vai querer mais participação no segundo governo dela, porque precisa fazer a “ponte” com a política e com movimentos sociais, principalmente em São Paulo. Em São Paulo, berço do PT e reduto político do PSDB, Dilma foi “atropelada” por Aécio Neves (PSDB), que ficou com 44,2% dos votos válidos enquanto ela obteve 25,8%. Padilha, por sua vez, teve o pior desempenho de um candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes desde 1994. Para completar, o senador Eduardo Suplicy (SP) sofreu um revés e, das 18 cadeiras perdidas pelo PT na Câmara dos Deputados, 8 são de São Paulo.

Dilma vai mirar São Paulo, nesse segundo turno, na tentativa de ampliar sua votação. Na prática, a cúpula do partido ainda se debruça sobre o fracasso, na tentativa de encontrar motivos para a rejeição no Estado. Para o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, as prisões de petistas condenados no processo do mensalão, como José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, atrapalharam tanto Dilma como Padilha.

Coordenador da campanha de Dilma em São Paulo, Marinho disse ser “inegável” o impacto do escândalo na disputa. Uma ala do partido também tentou culpar a má avaliação do prefeito Fernando Haddad pelo fiasco em São Paulo, mas o ex-presidente não compartilha desse diagnóstico, sob a alegação de que o problema não está apenas em um fator. Em reunião realizada na segunda entre Dilma e sua equipe, a avaliação foi de que “todos os erros possíveis” da campanha foram concentrados em São Paulo. “Tivemos muita dificuldade com a militância, mas vamos trabalhar forte para reverter esse quadro lá”, argumentou o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

‘Símbolos’ perdidos – Dilma perdeu em cidades simbólicas para o PT, governadas pelo partido, como São Bernardo, Santo André, Osasco e Guarulhos e em bairros da periferia da capital historicamente leais ao PT. Em 2010, a presidente venceu em 26 zonas eleitorais de São Paulo; em 2014 Dilma ficou na frente dos adversários em apenas 15. Da reunião com Lula, participou também o presidente do diretório estadual do PT, Emídio de Souza. Entre as duras críticas à condução da campanha de Padilha, o ex-presidente exigiu mudanças na estratégia para São Paulo no segundo turno.

(com Estadão conteúdo)


18 comentários

  1. tadeu rocha
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 10:40 hs

    NÃO FOI DERROTA HISTÓRICA…. POVO PAULISTA E IGUAL O POVO DO PARANÁ….. CHEGA DE MENSALÃO CHEGA DE PETROBRAS ETC.. MUDA BRASIL PARABENS PARA SÃO PAULO NÃO PODE PARAR , CHEGA DESSES PT. É UM ATRASO PARA O BRASIL,,,

  2. EREMILDO O IDIOTA
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 10:44 hs

    No divã com uma 51 do lado para currar a ressaca da derrota e se preparar para limpar as gavetas e os cofres e não esquecer os documentos das maracutais com fez o REIquião.
    Já vão tarde..mas levem o Grega junto, não se esqueçam do Delazzari, nem dos Pissettis e Rocha Loures, muito menos dos crs almeidas….

  3. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 10:51 hs

    Aécio venceu no grande ABC, inclusive em São Bernardo, debaixo do nariz de O CHEFE e em Perrnambuco, seu estado natal, nenhum deputado federal petista. Vamos derrubar a Bastilha, gente…

  4. Gardel
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 11:09 hs

    Acabou a fase petista.

  5. Saul
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 11:11 hs

    O Lula disse que o PT está na defensiva? Imagina se for atacar. Vai virar uma guerra mundial. O PT errou justamente por não ter propostas. Como o Fernando Henrique está afastado há 12 anos não surge novas ideias para o pt se apropriar, daí esse marasmo da mesmice que o povão já esta cansado de ouvir, ou seja, nós fizemos o bolsa família. O pt não fez nada a não ser meter a mão no dinheiro público e enriquecer com a corrupção que é o câncer da fracassada economia brasileira. Estão colhendo o que plantaram, nada.

  6. PT
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 11:13 hs

    ESSE CARA É UM “COMA ANDANTE”! SÓ ESTÁ FALTANDO O ALGODÃO NO NARIZ.

  7. terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 11:31 hs

    O Estado de São Paulo demonstrou ao resto do Brasil que repudia DILMA e o PT. Essas eleições AÉCIO vai ganhar não só pelo mérito do candidato ou dos partidos aliados, mas, principalmente devido a criação do ANTIPETISMO, QUE É MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER PARTIDO POLÍTICO. Virou moda e o PT não vai para o DIVÂ, mas muitos estarão na cadeia num futuro próximo.
    Fcou demonstrado nessas eleições que o LULA e a DILMA não são imbatíveis o ABC paulista demonstrou isso. Agora é recuperar os votos daqueles que votaram em DILMA, por acharem que a eleição já estaria definida em favor dela isso em média de 10% (dez por cento) a 15% (quinze por cento). Esses votos todos já sabem é daqueles que se ufanam posteriormente de terem votado no vencedor. Agora que já estamos embolados a reação do eleitorado é outra e o ANTIPETISMO vai superar as siglas partidárias.

  8. RAFAELA FIGUEIREDO
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 11:56 hs

    Héééééé…a PTzada esta com os dias contados….o AÉCIO deverá assumir a casa…!

  9. J&P
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 12:06 hs

    O PT não pode sair da “defensiva”. Vai precisar se defender muito depois que Youssef divulgar tudo o que sabe.

  10. Beatrix Kiddo
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 12:21 hs

    O 51 parou no tempo, desancou o pau não só nos “inimigos” mas também na imprensa, agora toda ela está contra o pestismo e nos grandes amigos banqueiros. Só podia dar no que deu. Mas o mesmo aconteceu com o Aécio, ele se descuidou da casa e se ferrou. Nem todo mundo em Pindorama come pela mão do coronel dono do pedaço.

  11. CRISTOVÃO
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 13:15 hs

    Esse só falta fecha o caixão

  12. Freddy Kruger
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 15:10 hs

    A origem da sangria dos votos são ele mesmo ( Lula ) e o péssimo desempenho de sua pupila ( Dilma ), que acham que o grande programa de desenvolvimento do governo petista é o bolsa família, em troca de votos, ao invés de ser o programa de geração de empregos, com dignidade.

  13. zangado
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 15:34 hs

    Fróid entende que é melhor já providenciar um estada na Papuda !!!

  14. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 17:12 hs

    Sinceramente, eu apagaria tudo o que escrevi contra o PT,e engoliria o que falei, de volta, a partir do momento em que Lula depusesse sobre o caso Rose Noronha. Só. Onde tá o processo?

  15. luiz antonio
    terça-feira, 7 de outubro de 2014 – 20:53 hs

    Dilma obteve 70% dos votos. Onde? No Piauí…Qual é mesmo o PIB do Piauí?

  16. LUIZ B.
    quarta-feira, 8 de outubro de 2014 – 8:29 hs

    ESSE SER IMUNDO ESTA SE BORRANDO DE MEDO SE O PODER PASSAR DE MÃO,VAI APARECER CADA COISA CABELUDA ALÉM DO QUE JÁ SE SABE,INCLUSIVE CERTAS NEGOCIATAS COM O ÍNDIO COCALEIRO DA BOLÍVIA.

  17. Tarzan
    quarta-feira, 8 de outubro de 2014 – 9:09 hs

    Imaginem, a dilMÀ deitado no divã e ao seu lado o SAPO BARBUDO
    consolando-a. Isso realmente nem FREUD explica.

  18. quarta-feira, 8 de outubro de 2014 – 21:13 hs

    No Parana o tucano Beto Richa ganhou no 1º turno, mas é um dos piores governo que o parana já teve ,esse governo só gasta dinheiro em publicidade,não se enganem

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*