Datafolha: Rio e RS mostram empate técnico entre Dilma e Aécio | Fábio Campana

Datafolha: Rio e RS mostram empate técnico entre Dilma e Aécio

Do Globo:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira em quatro estados verificou as intenções de voto para a disputa presidencial. O instituto aproveitou o levantamento feito para verificar a corrida eleitoral pelos governos do Rio, do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e do Ceará para aferir como os eleitores locais pretendem votar ao Palácio do Planalto. Rio e Rio Grande do Sul, terceiro e quinto maiores colégios eleitorais do país, respectivamente, mostraram disputa acirrada entre Dilma e Aécio. A petista aparece com 51% das intenções de voto, contra 49% do tucano entre os fluminenses, e com 49% a 51% entre os gaúchos. Ou seja, em empate técnico nos dois estados – a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os números se referem aos votos válidos, excluindo-se do cálculo os votos em branco, nulos e os indecisos, mesmo método utilizado pela Justiça Eleitoral na divulgação do resultado oficial da eleição.

Já no Ceará, lavada da candidata à reeleição, que ganha por 73% a 27%. No Distrito Federal, é o tucano quem tem vantagem, 65% a 35%.

Rio e Rio Grande do Sul – que tem peso eleitoral na decisão nacional de 8,5% e 5,9%, respectivamente – apresentaram resultados bem próximos ao do apanhado geral feito pelo Datafolha entre os dias 14 e 15 de outubro, o mais recente do instituto na corrida presidencial. Aécio aparece com 51% dos votos, contra Dilma 49%, no levantamento que tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos.

DISPUTA NO RIO

No terceiro colégio eleitoral, os entrevistados que declararam voto em branco ou nulo representaram 9%. Outros 6% disseram não saber em quem irão votar ou não responderam à pesquisa.

O Datafolha ouviu 1.486 eleitores em 36 municípios no dia 15 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa no Rio, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo RJ-00069/2014 e no Tribunal Superior eleitoral sob o registro BR-01098/2014.]


Um comentário

  1. tadeu rocha
    sexta-feira, 17 de outubro de 2014 – 10:42 hs

    QUE FEIO EM CEARA,,,, VOCÊS GOSTAM É DE SOFRE.. AJUDE O BRASIL SAIR DESSA, NÃO EMPURE MAIS PARA BAIXO O BRASIL CEARA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*