Cida disputa eleição para conselho italiano | Fábio Campana

Cida disputa eleição para conselho italiano

cida conselho italiano

A deputada federal e vice-governadora eleita, Cida Borghetti (Pros), já disputa outra eleição. Cida encabeça uma das chapas que concorre ao Com.It.Es (Conselho de Italianos no Exterior) para o Paraná e Santa Catarina. O Com.It.Es representa italianos que vivem no Brasil e descendentes com cidadania italiana junto ao Consulado e ao Governo Italiano.

Cida, que já é conselheira do Com.It.Es há 10 anos, explica à coluna que entre as propostas do movimento “Passione Italia” estão auxiliar os descendentes na obtenção da cidadania, dar suporte a novos imigrantes e estimular bolsas de estudos, intercâmbios e estágios em Universidades e empresas italianas. O trabalho é voluntário e o mandato é de cinco anos.

Os italianos ou descendentes com cidadania interessados em votar devem preencher um formulário, disponível no site do Consulado, até o dia 19 de novembro. As cédulas de votação serão encaminhadas às residências dos cadastrados. A votação vai até o dia 19 de dezembro.

Confira a chapa completa:

Maria Aparecida Borghetti (Maringá – PR)

Cida Borghetti. vice-governadora eleita do Paraná, exerce o mandato de deputada federal, presidente estadual do PROS. Membro do Comites há 10 anos é também presidente do grupo parlamentar Brasil-Itália. Formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Neta de imigrantes de Veneza e Trentino. É reconhecida pelo seu trabalho em favor da mulher, criança e adolescente, pela saúde preventiva e o cuidado especial com as pessoas. Cursou inglês no Inter Americano e italiano no curso Dilit, em Roma

Delise Guarienti Almeida (Pato Branco – PR)
Empresária dos meios de comunicação, está a frente de jornais que são referências no jornalismos do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, bem como a região Centro-sul paranaense. No âmbito social, desenvolveu e é atuante em projetos que visam à inclusão. Sua atuação e ética lhe concederam diversos títulos que comprovam que ama o que faz e luta por seus ideais.

Juliano França Tetto (Curitiba – PR)
Advogado sênior no escritório Tetto, Macedo, Mees & Tisi Advogados; Diretor Jurídico do Sindiclubes e do Clube Curitibano. Foi membro do Conselho Executivo da Câmara de Comércio Brasil-Itália do Paraná entre os anos de 2008 e 2010. Conhecedor das leis brasileiras e italianas participou como palestrante no evento 60 Anos da Constituição Italiana / 20 anos da Constituição Brasileira (Fundazione Giuseppe di Vittorio, Associação Insieme Brasil, Associação Giuseppe Garibaldi.

Roberto Carlos Castagnaro (Balneário Camboriú – SC)
Empresário com formação em direito, é sócio-proprietário de cinco empresas de Rádio Difusão em Santa Catarina, além de outras empresas que contam com seu vasto conhecimento nos negócios. Foi Presidente da Câmara Junior Internacional de Balneário Camboriú. Preocupado em promover os interesses dos italianos no exterior, vê no Comites a possibilidade de colocar toda sua integridade, dinamismo e experiência para tal objetivo.

Valentina D’Orazio (Londrina- PR)
Uma italiana que teve seu futuro mudado após sua primeira viagem ao Brasil. Paralelo ao curso de graduação em Línguas e Culturas Estrangeiras (língua portuguesa), frequentou vários cursos promovidos pela Embaixada do Brasil. Depois do Master em Marketing, Gestão e Administração das Empresas Turísticas, o trabalho na American Express como “Lifestyle Counsellor”, tornaram as viagens ao Brasil cada vez mais frequentes até a mudança para Londrina em 2009. Atualmente, trabalha como interprete e professora de italiano.

Antônio Carlos Carnasciali Goulart (Curitiba – PR)
Advogado de profissão, na vida pública foi Presidente da CODEFI – Cia de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, entre outros cargos públicos. Pertence aos quadros sociais da Sociedade Garibaldi e da Dante Aleghieri. É filiado ao PD – Partido Democrático italiano, tendo trabalhado como Secretário. Assessorou a UIM – União dos Italianos no Mundo, em Curitiba. Na vida profissional pessoal, segue atuando na orientação jurídica aos aspirantes à dupla cidadania ítalo-brasileira.

Vicente Augusto Caropreso (Jaraguá do Sul – Santa Catarina)
Médico neurologista. Deputado Estadual de SC e já foi vereador de Jaraguá do Sul. É líder comunitário, onde divide suas atividades profissionais, como médico voluntário da APAE há 30 anos, em seu consultório e hospitais. Faz parte da Associazione Bellunesi nel Mondo e é um dos idealizadores do monumento aos imigrantes Chiesetta Alpina em Jaraguá do Sul/SC.

Paulo Cezar Pereira (Curitiba – PR)
Descendente das famílias Boscardin e Tulio, é formado em Ciências Contábeis e comerciante do ramo de moagem de milho, ofício centenário trazido da Itália pelos Boscardin. É presidente da “Comissão dos festejos dos 135 anos de Santa Felicidade”, diretor cultural da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF) e em 2014 foi delegado pela regional de Santa Felicidade na Conferência da Cultura. Participa da vida social, política, cultural, religiosa e comercial da região e de Curitiba.

Marcello Ramella (Curitiba-PR)
Nascido na Itália, depois de alguns anos no Brasil, se voltou ao mercado financeiro, participando da compra do Banco Denasa, o qual se tornou o maior acionista e vice-presidente-executivo. Depois da venda para o BNL, dedicou-se a operações de equity de empresas como a “Impressora Paranaense”. Hoje, desenvolve atividade de consultoria internacional e é o referente no Brasil da Confapi (Confederazione Italiana della Piccola e Media Industria) a da Aib (Associazione Industriale Bresciana).

Luciana Casagrande Pereira (Curitiba-PR)
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, em Curitiba. É especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano, também pela PUC. Em 1992, morou na Itália, onde estudou História da Arte. Trabalhou com planejamento urbano até 2000 – ano em que assumiu a presidência do Instituto Paranaense de Arte, entidade que realiza a Bienal Internacional de Curitiba há 21 anos.

Antonio Fachin Filho (Criciuma-SC)
Graduado em Gestão Pública, trabalhou 38 anos nas áreas financeira, de compra e de gestão em várias empresas. Sócio fundador da Associação Italo Brasileira de Tradição e Cultura desde 1988, participou de várias gestões na diretoria e no conselho fiscal. Participou da criação de associações venetas (trevisani/bellunesi), já apoiou as eleições passadas dos Comites e contribuiu à criação do Comitato das Associações Venetas de Santa Catarina (Conselho Fiscal da diretoria atual).

Rodrigo Pironti Aguirre De Castro (Curitiba – PR)
Doutorando e Mestre em Direito Econômico e Social pela PUC- PR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho e em Direito Empresarial pela PUC- PR. Conselheiro Estadual da OAB-PR e membro do Conselho Federal da OAB.
Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas (México). Diretor Executivo do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA. Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo, da Escola Superior de Advocacia, do IDRFBF-PR, da Universidade de La Plata-ARG, Michoacána-MEX e Instituto Tecnológico de Monterrey – MEX.

Vincenzo Cortese (Curitiba-PR)
Nascido em Napoli, desde cedo participou do movimento estudantil na escola e em seguida no Conservatório. Migrou para o Brasil em 1981, onde atuou como músico performático nas mais importantes capitais brasileiras. Desde 2002 reside em Curitiba, onde fez parte integrante da diretoria na Dante Alighieri e na Associação Giuseppe Garibaldi, organizando vários eventos culturais e musicais. Atualmente é consultor de áudio analógico, uma paixão que cultivou e aperfeiçoou nos Estados Unidos.

Sandro Giassi Serafim (Criciúma – SC)
Mestre em Gestão Empresarial, representou ao longo de sua vida profissional várias instituições, tanto a nível de direção, quanto presidência. Atualmente é Vice Prefeito de Içara – SC, e além de suas atividades públicas na Prefeitura, tem outras atuações assim como Membro do Conselho Curador do Hospital São Donato, Diretor Superintendente e Consultor Técnico da Casan.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*