Apenas 20,7% das obras do PAC Saúde estão prontas | Fábio Campana

Apenas 20,7% das obras do PAC Saúde estão prontas

Apenas 20,7% das ações previstas no PAC para a área da saúde no Paraná foram concluídas desde 2011, ano de lançamento do programa. Os dados foram compilados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) a partir dos relatórios do Ministério do Planejamento. No Paraná, estava prevista a construção ou ampliação de 829 postos de saúde e de 28 UPAS. Dos primeiros, só 169 (20,3%) ficaram prontos e apenas duas UPAS foram abertas. As informações são do Thiago Machado do Metro Curitiba.

De acordo com o dados de abril, os últimos disponíveis, de todas as ações do programa no Paraná (um total de 1.326), 31% nem saíram do papel, enquanto 68,9% estavam em obras ou já haviam sido entregues. Além de construção de postos, o PAC também previa obras de saneamento em
áreas indígenas, rurais de melhorias sanitárias nas cidades. Das 469 listadas, 21,9% foram entregues.

Na análise do presidente do CRM-PR (Conselho Regional de Medicina), Mauricio Marcondes Ribas os dados apontam para a ‘má gestão’ do governo federal. “Fica parecendo um programa eleitoreiro. Fazem uma análise rasa dos número e usam como programa, mas nada é entregue. Depois ainda vêm falar em PAC 3, sendo que 80% do anterior nem está pronto”, afirma.

Ministério da Saúde – A respeito do relatório do CFM, o ministério da Saúde afirma que, apenas na sua área, 266 de 1.228 projetos foram concluídos. O índice de execução é parecido com o apontado pelo CRM, de 21%.O órgão, no entanto, destaca que 450 das obras em postos de saúde foram aprovadas no segundo semestre de 2013 ou no primeiro de 2014 – caso dos projetos da Funasa – e nem poderiam estar prontos. Além disso as obras de saneamento têm prazos de 4 anos para terminar.

Destacando que as obras em postos de saúde são executadas pelas prefeituras, o ministério diz, em nota, que “para auxiliar os gestores locais tem adotado, desde 2013, uma série de ações a fim de aprimorar a execução das obras. Dentre elas, está a oferta de projetos arquitetônicos padrões para UPA e UBS, além do estabelecimento de prazo de 60 dias para atualização dos sistemas de monitoramento”.


3 comentários

  1. sexta-feira, 10 de outubro de 2014 – 13:47 hs

    Que ideias novas quer oferecer ao eleitorado DILMA? Se as ideias antigas não foram concretizadas 80% (oitenta por cento). O que quer oferecer é nada menos do que a lenga-lenga de sempre, dizendo que vai punir a corrupção. Acorda Brasil para essas besteiras e mentiras propagadas sem embasamento legal. É triste e estarrecedor a Presidente vir em horário eleitoral mentir descaradamente. E sua propaganda quer por palavras na boca do ex Presidente Fernando Henrique Cardoso (que acabou com a inflação galopante para 9% (nove por cento) quando alega que os votos em Dilma como ignorantes (embora muitos deles os sejam). Não reconhecem que foi o FHC que estabilizou a moeda, isto é o PLANO REAL QUE O PT votou contra. Quando oposição votavam contra tudo e contra todos sem justificativas. Será que os DIRETORES DA PETROBRAS vão ser indicados por LULA, porque o PAULO ROBERTO COSTA ( o PAULINHO como o ex o chamava) foi colocado por ele (LULA) na Petrobras.

  2. Dieter
    sexta-feira, 10 de outubro de 2014 – 19:05 hs

    Dilma, a burrANTA, vai lançar o PACDE4.

  3. VISIONÁRIO
    sábado, 11 de outubro de 2014 – 7:33 hs

    Tudo de roubo que aconteceu e continua acontecendo neste país é
    um conjunto de obras arquitetadas pelo PT ao longo dos anos. Se pen-
    sarmos por alguns segundos e voltarmos ao passado recente, o governo
    vem demitindo Ministros, auxiliares diretos e “outros” que a imprensa de-
    nunciou e se tornou público. Ninguem associado ao PT saiu pobre do go-
    verno. O escandalo do Mensalão e da Petrobras nada mais é do que a
    ponta de um iceberg gigantesco que não sabemos porque tudo foi varrido
    para debaixo do tapete. Que governo malaco é este onde rouba assintosa-
    mente dos contribuintes que paga um imposto mais caro do planeta, não
    temos nada em troca e ainda ri na nossa cara !? Estes caras deveriam
    estar na cadeia !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*