Uma eleição diferente | Fábio Campana

Uma eleição diferente

aecio 1

Merval Pereira, O Globo

Ao contrário da eleição anterior, em que sua votação era fundamental para determinar se haveria um segundo turno em que ela não concorreria, a hoje candidata do PSB Marina Silva está com um pé no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, mas vê nos últimos 15 dias de campanha o candidato do PSDB Aécio Neves aproximar-se.

Na eleição de 2010, a votação de quase 20% de Marina foi fundamental para que o tucano José Serra fosse para o segundo turno.

Hoje, quem tem cerca de 20% é o candidato do PSDB, mas não há dúvidas de que haverá segundo turno, porque a presidente Dilma está com uma votação abaixo da média do PT nas eleições anteriores.

Diferentemente de outras eleições, hoje existem dois candidatos de oposição disputando vaga do segundo turno, que, juntos, são majoritários. Em 2002 e 2006, a maioria dos adversários de Lula no primeiro turno aderiu à sua candidatura: em 2002, Garotinho, do PSB, teve 17,8% dos votos e Ciro, do PPS, 11,9%; em 2006, foi a vez de Cristovam Buarque, do PDT (2,6%), e Heloisa Helena, do PSOL (6,8%).

Em 2010, Marina, pelo PV, se absteve de apoiar alguém no segundo turno, mas hoje dependerá do apoio do PSDB para vencer a eleição, se for para o segundo turno contra Dilma.


3 comentários

  1. zangado
    domingo, 21 de setembro de 2014 – 17:04 hs

    Aécio tem um defeito fundamental para quem quer convencer o povo.
    Ele parece estar lendo uma notícia de jornal.
    Ele não fala para você que está do outro lado.
    Como atingir o coração do eleitor?
    Será que seus assessores de marketing não percebem?
    Aliás, assim ocorria com Serra e Alkmin.
    Foram devorados por Lulábia …
    Mas, perder em debate político para Dilma, pelamordedeus …

  2. OSCAR GOMES
    segunda-feira, 22 de setembro de 2014 – 0:11 hs

    Aécio se expressa muito bem, tem uma boa dicção e um bom projeto para o Brasil. Sua trajetória política é marcada por sucessivas vitórias, e vejo como uma pessoa super preparada. Ele demonstra um bom articulador. Acredito nele!……………………

  3. sergio silvestre
    segunda-feira, 22 de setembro de 2014 – 12:13 hs

    Não precisamos de bons falantes,o pobre precisa de trabalho,saude e casa pra morar,de dialogo e respeito já estamos com o saco cheio.
    Vendedores de ilusão com boa dicção nos enrolaram por meio seculo.
    Não é hora de mudança,relaxe e pegue leve.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*