De João Villaverde e Iuri Dantas, Estadão:
Na primeira metade deste ano, a economia brasileira mergulhou em uma recessão técnica pela segunda vez desde o início da crise financeira internacional. No fim de 2008 e início de 2009 aconteceu o mesmo, mas o crescimento no ano seguinte foi o mais forte em um quarto de século, muito apoiado por medidas tomadas pelo governo para estimular o consumo.
Desta vez, a maioria dos especialistas acredita que o País precisa de mais do que isso para superar a contração econômica verificada de janeiro a junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eis o desafio que está lançado: como fazer a economia voltar a crescer? Não há uma resposta simples para a pergunta acima.
Leia mais em Retomada do PIB, a tarefa inadiável
Um comentário
Recomendo aos que ainda não viram A queda, vale a pena. O filme é meio cacete, arrastado, mas mostra como o pior cego é aquele que se recusa a ver. Óbvio que o facínora iria acabar do jeito que acabou, não havia outra alternativa. Mas o que o ministro está fazendo é igualzinho ao que o facínora fazia, gritava, ameaçava, cobrava, sonhava, prometia e não via que tudo já tinha acabado. Só ele é que não admitia a verdade.