Pelé diz que Aranha se precipitou ao querer brigar com torcedores | Fábio Campana

Pelé diz que Aranha se precipitou ao querer brigar com torcedores

pelé x aranha

Do Uol:

Pelé não concordou com a postura de Aranha, que se levantou e protestou contra o racismo que sofreu na Arena Grêmio, há duas semanas, durante um jogo da Copa do Brasil. Ao ser questionado sobre o tema polêmico, o Rei do Futebol citou Daniel Alves e o seu próprio exemplo para discordar do goleiro santista.

“Vocês se lembram que Daniel Alves descascou uma banana, comeu e bateu escanteio. Ninguém falou mais nada sobre racismo. Se ele tivesse jogado banana no público, até hoje falaríamos disso. Acho que o Aranha se precipitou um pouco ao querer brigar. Se eu fosse parar o jogo ou gritar toda vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todo jogo ia parar. O torcedor, dentro da sua [hesitação] animação, animosidade, ele grita”, disse Pelé ao Sportv.

O ídolo santista falou durante um evento de um patrocinador no Rio de Janeiro, uma de suas primeiras aparições públicas após a Copa do Mundo. Embora tenha ressaltado que é contra o racismo (“Acho que tem de combater”), Pelé foi no caminho contrário da maioria dos ativistas da causa, que defendem um posicionamento firme contra o preconceito.

“A gente jogava na Bahia, no interior, mas xingavam a gente de tudo quanto é nome. Mas vocês ouviram alguma coisa de racismo nessa época? Não, porque a gente não dava atenção”, disse Pelé.

Aranha foi xingado durante o primeiro jogo entre Santos e Grêmio, pela Copa do Brasil, em Porto Alegre. O clube da Vila Belmiro vencia por 2 a 0 quando a torcida gaúcha começou a imitar os sons de um macaco e xingou o goleiro rival. Uma imagem da ESPN Brasil, por exemplo, flagrou uma torcedora gremista, Patrícia Moreira, gritando “macaco” a plenos pulmões.

A cena chocou e teve repercussão imediata. O caso foi ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que excluiu o Grêmio da Copa do Brasil. O clube gaúcho, tentando colaborar com a solução do problema, forneceu imagens do estádio à polícia e identificou alguns torcedores racistas, que tiveram de prestar depoimento e ainda podem responder processo.


14 comentários

  1. tadeu rocha
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 14:52 hs

    PELÉ NÃO CONCORDO COM VOCÊ MESMO. NO TEU TEMPO NÃO TINHA ISSO, QUERIA Vê agora voce jogando e povo chamando macaco,,, desculpe PELÉ VOCÊ PISOU NA BOLA AGORA PELÉ E FEIO..

  2. CORINGA
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 15:23 hs

    A DIFERENÇA ENTRE O REI OS DEMAIS É QUE ELE NÃO SAI DANDO TIRO PARA TODO O LADO.. PARA PENSA E PONDERA. NUM PAIS COMO O BRASIL ONDE TEMOS PESSOAS DE TODAS AS RAÇAS , CORES, CREDOS E TAMANHOS , FICAR DISCUTINDO SOBRE RACISMO É PERDER TEMPO. SE TODOS LOIROS SE OFENDESSE CADA VEZ QUE SÃO CHAMADOS DE ALEMÃES, (MESMO SENDO DESCENDENTE DE POLONESES).E AS LOIRAS SÃO CHAMADAS DE POLOCA MESMO NÃO SENDO E AINDA ASSOCIADAS A PESSOAS BURRAS, PURO PRECONCEITO COMO FICAM.E OS ARABES, SIRIOS , ARMENIOS QUE SÃO CHAMADOS DE TURCOS E DIGA-SE DE PASSAGEM UM ODEIA O OUTRO EM FUNÇÃO DO GENOCIDIO NA ARMENIA.E OS CHINESSES E COREANOS TODOS SÃO CHAMADOS DE JAPONÊS. MEUS AMIGOS ESTE PAIS É UMA MARAVILHA A MISCIGENAÇÃO FEZ DO NOSSO PAIS ÚNICO NO MUNDO E TEMOS PROBLEMAS MUITO SÉRIOS PARA RESOLVER COMO CORRUPÇÃO NÃO SÓ NA POLITICA EM VÁRIOS SEGMENTOS ATÉ NO PRÓPRIO FUTEBOL .O REI PELÉ ESTA CERTO NÃO DAR IMPORTANCIA PRO QUE FALAM CAI NO ESQUECIMENTO FICAR SE OFENDENDO COM O QUE FALAM NÃO ACABARÁ COM O ASSUNTO, PODE ATÉ DEIXAR A PESSOA UM POUCO NA MIDIA EM FUNÇAO DAS DENUNCIAS, MAS CERTAMENTE OUTROS SEGMENTOS DA FAMÍLIA DO OFENDIDO SENTIRAM COM OS DISQUE DISQUE.
    PARA FINALIZAR TENHO A DIZER QUE TODOS MEUS AMIGOS QUE POSSUEM APELIDOS ESTRANHOS FICARAM COM O APELIDO PORQUE SE OFENDERAM QUANDO EM DETERMINADO MOMENTO FOI FEITO UMA BRINCADEIRA E FICARAM BRABO O APELIDO FICOU . EU TENTARAM VARIAS VEZES ME COLOCAR APELIDO NUNCA DEI BOLA HOJE ME CHAMAM PELO NOME, SIMPLES ASSIM.
    ESTAMOS NO BRASIL PAIS DE TODAS AS RAÇAS , CORES E CREDOS.

  3. Servidor Municipal
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 16:21 hs

    PELA PRIMEIRA VEZ O REI PELÉ FALA ALGO COM RAZÃO E COERÊNCIA…..E TEM MAIS, ESSA HISTÓRIA É IGUAL A POR APELIDO EM ALGUÉM, SE A PESSOA FICA FURIOSA, AÍ É QUE O APELIDO PEGA….ESSES CARAS DEVERIAM FAZER IGUAL AO DANIEL ALVES OU ENTÃO BATER NO BOLSO PARA A TORCIDA QUE AFRONTA COM RACISMO E DIZER: “AQUI Ó SEUS OTÁRIOS, DIZEM QUE SOU MACACO MAS TÔ COM O BOLSO CHEIO”…
    ESSE PESSOAL TEM QUE PARAR COM ESSA MANIA DE BRONQUEAR POR QUALQUER XINGÃO E SE FAZER DE COITADINHO PARA A IMPRENSA.

  4. Sandro Carvalho
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 16:29 hs

    Como disse o Romário, Pelé, calado, é um poeta.

  5. Regina Camargo
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 16:41 hs

    Se valorizar demais aí q a coisa pega….concordo com o Pelé…..qq coisa agora é motivo de preconceito e discriminação……ele nunca foi xingado de macaco, preto, crioulo, etc na vida? Agora é ofensa? Agora quer indenização? Ele q devia pegar mais leve……

  6. Rafael Felipe Santos
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 17:29 hs

    Como disse o Romário, Pelé, calado, é um poeta²

  7. Beatrix Kiddo
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 18:30 hs

    O Rei realmente desta vez acertou na mosca, quem pisou na bola foi o goleiro santista. E quando o Rei cita o exemplo do Daniel Alves disse tudo. Mas o goleiro santista fez diferente, prefere polemizar do que por uma pedra em cima do fato. O cara se recusa até a perdoar a infeliz, porquê? Porque ele também é intolerante. Com certeza ele desconhece que a tolerância é uma via de duas mãos. Matou a pau Pelé.

  8. Zangado
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 18:31 hs

    Quando era garoto chamavam o crioulo de frango de macumba na beira do alambrado … E não tinha bronca nenhuma.

  9. jjose domingos da silva
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 18:32 hs

    Um lembrete aos comentários sobre a matéria de racismo: o combate ao racismo contra os negros, pretos e pardos, ocorre porque essas pessoas são excluídas da vida em sociedade. Tem empresas que não contrata pretos para recepção, tem professor que dá mais atenção ao aluno branco, tem policia que bate mais em pessoa preta e por ai segue.

  10. Loop
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 19:29 hs

    Eu vinho ao ofendido, chamo a ofensora de macaca…

  11. Tiago
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 21:39 hs

    Esse Pelé é um conformado mesmo…Talvez se ele, pela figura que foi, tivesse agido em sua época como esse Aranha não teríamos isso hoje.

  12. sergio silvestre
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 22:51 hs

    A coisa caminha a tanto que aquele idiota do BOECHAT desancou um policial dizendo que o queria ver preso por dizer”me da a arma neguinho”
    Se isso for descriminação,Neguinho da Beija Flor é o que??????????

  13. Suely Walter
    quinta-feira, 11 de setembro de 2014 – 23:06 hs

    Que grande rei é esse, que nem na hora da morte da filha bastarda foi capaz de deixá-la chama-lo de pai e nunca a chamou de filha? Mesmo sendo a cara dele… um pobre rei tão preconceituoso …

  14. Escritor
    sexta-feira, 12 de setembro de 2014 – 11:12 hs

    O Rei que jamais perde a Majestade. Parabéns pela lucidez, Pelé!!!!
    precisamos parar de falar de racismo, somente assim ele desaparecerá. Essas são as palavras de um dos m ais brilhantes atores da atualidade, o ator americano, e de raça negra, Morgan Freeman.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*