Ministro do Supremo autoriza Delúbio Soares a cumprir pena em casa | Fábio Campana

Ministro do Supremo autoriza Delúbio Soares a cumprir pena em casa

delubio soares

Do G1:

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (22) o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a cumprir o restante de sua pena de prisão em casa. O pedido de progressão do regime semiaberto para o aberto foi feito pela defesa sob o argumento de que ele tem bom comportamento e já cumpriu um sexto da pena. Ainda não ha previsão de data para Delúbio deixar o centro de detenção.

Condenado a 6 anos e 8 meses de prisão no julgamento do mensalão, Delúbio está há menos de um ano na cadeia, mas como trabalhou enquanto cumpria a pena no regime semiaberto, Barroso considerou que o ex-tesoureiro já reuniu os requisitos previstos na legislação para a prisão domiciliar. A cada três dias trabalhados, o detento tem direito de descontar um dia da pena.

Enquanto esteve no semiaberto, Delúbio trabalhou no assessoramento aos sindicalizados na Central Única dos Trabalhadores (CUT). O salário é de cerca de R$ 5 mil para trabalhar das 8h às 18h, conforme sua defesa.

Na última quarta (17), Barroso autorizou que o ex-deputado federal Bispo Rodrigues (do extinto PL, atual PR) deixe o regime semiaberto para cumprir o restante de sua pena de prisão em regime domiciliar. Condenado a 6 anos e 3 meses de prisão no julgamento do mensalão, Bispo Rodrigues também ficou menos de um ano na cadeia, já que foi preso no dia 5 de dezembro do ano passado. Assim como Delúbio, ele teve dias de pena descontados porque trabalhou.

Outros dois presos por condenações no processo do mensalão já obtiveram o direito de cumprir a pena em casa – o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas. Mais três, todos do chamado “núcleo político” do esquema, também poderão em breve passar a cumprir pena em casa.

De acordo com a Vara de Execuções Penais do DF, o ex-ministro José Dirceu poderá deixar a cadeia para cumprir a pena em casa entre outubro e novembro deste ano. O ex-deputado Valdemar Costa Neto terá o mesmo direito em 31 de dezembro, e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha terminará de cumprir um sexto da pena em fevereiro de 2015.


16 comentários

  1. Paolo
    segunda-feira, 22 de setembro de 2014 – 23:48 hs

    …e virou piada de salão!

  2. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 7:46 hs

    …e quem não sabia?

  3. ferreira
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 8:23 hs

    O crime compeça, a quadrilha já está toda nas ruas.

  4. Rodiney Carneiro
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 8:58 hs

    Este é o Brasil do PT !

  5. tadeu rocha
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 9:04 hs

    BRASILEIRAS E BRASILEIROS,,, VOCÊS ACHAM CERTO ISSO, FIZERAM O QUE FIZERAM POUCO A POUCO ESTÃO SOLTOS TODOS, QUEM FICA PRESO SÃO OS LARANJAS DELES, TENHO CERTEZA QUE NÓS VAMOS MUDAR ESSE BRASIL PARA MELHOR…. AÉCIO OU MARINA

  6. ELEITOR CONCIENTE
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 9:54 hs

    SE BOBEAR OS MENSALEIROS VÃO ATÉ VOTAR.

  7. Álvaro Barros
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 10:59 hs

    eu estou falando, esses julgamentos, investigações etc… é tudo teatrinho, com a palavra os “baba ovos” petistas !

  8. Sociedade Responde
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 12:52 hs

    Beleza! Os malandros do Mensalão estão com o bolso cheio, vida mansa, rindo muito, como a foto bem demonstra, e gozando da cara dos brasileiros decente. Ouvi dizer que o crime não compensa. É mesmo?!

  9. Moisés Fróes
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 13:15 hs

    Imaginem se os corruTPos do PT forem reeleitos…o Brasil vai acabar virando uma Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba e outras ditaduras..Só DEPENDE de NÓS , os BRASILEIROS com M Maiúsculo para botar para fora, mandar para Cuba esses ladrões, bandidos do PT.
    Fora PT.
    Fora Dilma.
    Fora Lula.
    Fora Ministro do STF Barroso.
    Fora todos os corruPTos do PT que estão aparelhados no STF, no TSE e outros Tribunais de Justiça.

  10. isaias maurrici
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 13:19 hs

    Vote no PT ,eleitores analfabetos e dependentes de bolsas esmolas,de quotas raciais,de quotas vestilulares,de quotas vale gás,vale dentaduras,vale burrice etc.etc.etc.Este é o Brasil dos Petralhas dos mensaleiros dos corruptos,da Lei das Palmadas,que tristeza vê isto acontecendo por culpa exclusiva de eleitores jumentos.

  11. DIREITINHA
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 13:51 hs

    Pois é grana para este povo sair e ficar livre não falta.
    Agora até o Eduardo Gaievcski ex assessor de gleisi vai sair da cadeia loguinho.
    a esposa deel foi pedir os serviços do grande advogado Dr. Elias Mattar Assad. antes ele fazia acusaçoes. agora é defesa dos safados.
    Então o sono dos petistas vai melhorar.E André vargas também esqueceram dele. vai até ofinal do anos ganhando nosso dinheirinho e tendo um gordo Natal feliz com seu ultimo tempo de mandato.

  12. incredula
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 15:33 hs

    Concurso público no STF. Chega de indicação de Presidente para o STF!!!!! O Judíciário é uma vergonha tão grande quanto o PT!

  13. MENSALEIRO JÚNIOR
    terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 16:15 hs

    CABE AGORA AOS ADVOGADOS DE FERNANDINHO BEIRA MAR E OUTROS MELIANTES DO MESMO QUILATE,EXIGIREM DO MINISTRO O MESMO TRATAMENTO PARA SEUS CLIENTES,POIS MARGINAL É MARGINAL INDEPENDENTE DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA.

  14. LUIZ B.
    quarta-feira, 24 de setembro de 2014 – 10:46 hs

    UM QUADRILHEIRO AJUDANDO O OUTRO.

  15. LUIZ B.
    quarta-feira, 24 de setembro de 2014 – 10:50 hs

    ISAIAS, VOCÊ FALOU TUDO,JUMENTOS.

  16. Helena
    quarta-feira, 24 de setembro de 2014 – 16:42 hs

    Sem o Joaquim Barbosa no STF, os ratos deitam e rolam!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*