O ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, esteve em Maringá para participar da 17ª edição da Feira de Aviação EAB Air Show. A maior feira do setor no Brasil, e uma das principais da América Latina, está sendo realizada pela primeira vez fora do estado de São Paulo.
O ministro foi recebido pela deputada federal e candidata a vice-governadora de Beto Richa, Cida Borghetti, pelo prefeito Roberto Pupin e pelo ex-secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros.
Além dos expositores que trouxeram 167 marcas de 16 países, a Feira debate a consolidação do Polo Aeronáutico do Paraná em Maringá. O prefeito, Pupin, anunciou que o município planeja adquirir uma área de 300 alqueires, colada ao aeroporto, para sediar o Pólo, e que já há três empresas interessadas: Flyer, Edra e Paradise.
AVIO – O empresário Luigino Fiocco, presidente da Avio Internacional, está apresentando o helicóptero que pretende produzir em Maringá. O modelo de dois lugares SK-1 Twinpower é uma das aeronaves que a empresa pretende fabricar na cidade.
“O projeto foi aprovado. Estou fechando com o prefeito o terreno que vamos ter para instalar a empresa e espero começar a construir a indústria em janeiro”, afirmou Fiocco. Além do helicóptero, o empresário diz que vai construir aviões instrutores acrobáticos F22 Pinguino.
Fiocco voltou a afirmar que em sete anos vai conseguir produzir anualmente um total de 450 helicópteros e 150 aviões instrutores acrobáticos. Para isto, vai demandar a contratação total de mil funcionários divididos entre técnicos, desenhistas altamente especializados e operadores qualificados nas construções aeronáuticas.
EAB – Em quatro dias, o evento vai reunir 167 marcas de 16 países no aeroporto municipal Silvio Name Junior. Cerca de 50 aeronaves estarão em exposição para a venda, e a expectativa é de atrair um público superior a 30 mil pessoas.
Entre as marcas e produtos estão: Beechcraft com King Air 350 e Beech Baron; Cessna com Grand Caravan EX, CessnaLong Range, Cessna 182 e 206. Na feira também serão lançadas quatro novas aeronaves: Cirrus SR 22 Grand Geração 5, Synerjet – Pilatus PC12 Next Generation, Quest com KODIAK e Aerofox com Eclipse.
A EAB também realizará, em parceria com o Brazilian Aerospace Cluster, uma Sessão de Negócios com objetivo de promover um encontro estruturado entre as empresas do setor, fomentando negócios, além de aumentar o conhecimento mútuo entre as empresas expositoras possibilitando a geração de possíveis parcerias e novos negócios.