Entre as irregularidades, técnicos do tribunal apontaram falta de detalhamento do objetivo da Parceria Público Privada (PPP) no edital do certame.
De Luan Galani, Gazeta do Povo:
A licitação do metrô de Curitiba foi suspensa nesta sexta-feira (22) pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por decisão do conselheiro Ivan Bonilha. A concorrência internacional permanecerá suspensa até a análise do Pleno do TCE-PR. De acordo com parecer técnico da Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas do tribunal, existem diversas irregularidades no edital do certame, estimado em mais de R$ 18,2 bilhões.
As maiores falhas, segundo a o parecer do TCE-PR, seriam ausência de detalhamento suficiente do objetivo da Parceria Público Privada, falta de pesquisa de origem-destino e expedição das diretrizes para o licenciamento ambiental do empreendimento por órgão sem competência legal.
Nos argumentos utilizados para solicitar a medida, Bonilha destacou que “tratando-se de uma contratação pública estimada em R$ 18,2 bilhões, a administração pública contratante deve, com mais razão, delimitar com precisão aquilo que pretende contratar, seja em razão da eficiência.” O documento usa como argumento também que o edital estima “que o contrato se estenderá por 35 anos e com contraprestação pecuniária do parceiro público”.
2 comentários
Cantei essa pedra.
As falhas seriam propositais?
É a tática, vou contar:
O dinheiro NÃO EXISTE,
Então,
Prometem, prometem, prometem …
Quando está para começar a obra,
Criam alguma dificuldade.
Uma contestação ambiental;
Impugnação por parte de uma construtora;
Em casuísmo do TC.
Bem,
O fato é que a Prefeitura vai “enrolar mais um ano.
SANEADAS as irregularidades,
Começa tudo novamente:
Bem na véspera da eleição de 2016.
Querem exemplo?
A duplicação dos 30 KM da BR 116, na Serra do cafezal.
Quantas vezes a duplicação foi anunciada e comemorada?
Já se vão 4 anos da PRIVATIZAÇÃO.
O Trecho ainda não está pronto.
É piada não é, pois só pode ser. Depois de torrarmos fortunas em estudos e mais estudos, pesquisas e o diabo a quatro vem mais esta. Das duas, uma, ou este povo que o Guga pôs para escrever o edital é burro demais, ou é incompetente demais. É no que dá ficar garantindo emprego de cueca de seda, este povo só serve para tomar cafezinho e puxar saco do Chefe.