Jaime Lerner apresenta novo Plano Diretor para São José dos Pinhais | Fábio Campana

Jaime Lerner apresenta novo Plano Diretor para São José dos Pinhais

unnamed

A cada 10 anos é realizada a revisão do Plano Diretor Municipal, que funciona como norteador para o crescimento da cidade. Para tratar desse assunto o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, esteve reuniu-se hoje com o secretário de Urbanismo, Marcelo Ferraz, e com o arquiteto e ex-governador do Estado do Paraná, Jaime Lerner, para discutir e apresentar o diagnóstico do município para o seu secretariado.

Atualmente o município é referência na produção agrícola do Paraná, além de conter grandes bacias hídricas, como o Rio Miringuava e o Rio Iguaçu, e uma grande parte territorial constituída pela Mata Atlântica. O diagnóstico do Plano Diretor Municipal apresentou dados importantes da última década em São José dos Pinhais.

Jaime Lerner falou sobre a importância da Cidade para a Região Metropolitana e os benefícios do desenvolvimento. “São José dos Pinhais cresceu muito economicamente. Está na hora de abrir novas perspectivas. Nós apresentamos um primeiro diagnóstico, que foi discutido junto com a equipe do prefeito e, agora, vamos trabalhar juntos nas propostas”, disse.

São José dos Pinhais cresceu nas últimas duas décadas. Prova disso é que seu o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 360% entre os anos de 2000 a 2010, segundo dados apresentados pela equipe técnica. Além disso, o ICMS cresceu quase 500% e a receita do município aumentou 260%. Outro estudo, de caráter ambiental e vocação para crescimento, realizado em 2006 pela Coordenação da Região Metropolitana (COMEC), mostrou que São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande são dois municípios que apresentam forte crescimento para o futuro.

Para Marcelo Ferraz, secretário de Urbanismo, o Plano Diretor é um direcionamento para o crescimento industrial, habitacional, turístico, entre outros, do município. “O que foi nos apresentado hoje é um segundo passo do nosso plano. Um Raio X que nos mostra como está a realidade de São José dos Pinhais hoje em todos os aspectos. Com esse material a gente tem condições de criar diretrizes futuras da cidade”, falou.

O Plano Diretor Municipal é essencial para o crescimento e desenvolvimento de São José dos Pinhais, de acordo com o prefeito. “Estamos tendo um desafio. O mundo mudou, o Paraná mudou e a Região Metropolitana de Curitiba mudou. Quando analisamos e mandamos para o Legislativo o novo Plano Diretor Municipal, a responsabilidade aumenta, porque tem que haver uma compatibilização com o crescimento econômico, industrial, agrícola, turístico e ambiental. Estamos pensando agora nos próximos 20 anos do município”, falou Setim.

Próxima etapa

De acordo com Marcelo Ferraz, a próxima etapa são as diretrizes. “Vamos avaliar o material em todos os pontos e, em cima, disso a gente vai direcionar o crescimento da cidade”, conta. O cronograma para fechamento do novo Plano Diretor Municipal é ainda esse ano. Depois, segue para aprovação na Câmara de Vereadores.

O Plano Diretor é o conjunto de todas as leis do município. Tudo que é inerente ao urbanismo e ao planejamento da cidade. Segundo Lerner, São José dos Pinhais um dos principais municípios. “Vamos trabalhar o cronograma que estabelecemos com o prefeito, e a nossa ideia é entregar o mais rápido possível para que a cidade possa discutir e melhorar aquilo que foi proposto”, afirma o arquiteto.

Assessoria

De acordo com o secretário de Urbanismo, o trabalho para execução do novo Plano Diretor Municipal é feito em parceria com uma assessoria devido a alta complexidade de São José dos Pinhais. “Eles vão entrar com a parte de macroestruturação do município e nossa equipe vai fazer a formatação das leis para o ano que vem”, afirma Ferraz. Ele diz ainda que “São José dos Pinhais é um município vitrine e esta inserido na região metropolitana de forma principal, atuando em conjunto com Curitiba e por isso é necessário ter muita cautela, pois qualquer diretriz traçada de maneira equivocada pode causar um sério dano para nós”, finaliza.


7 comentários

  1. Tele
    terça-feira, 19 de agosto de 2014 – 18:31 hs

    Parabens para São Jose dos Pinhais,se souberem aproveitar a bagagem que Lerner tem para fazer.

  2. ATENTO
    terça-feira, 19 de agosto de 2014 – 19:04 hs

    É INDISCUTÍVEL A COMPETENCIA TECNICA DO JAIME LERNER , MAS TAMBEM É INDISCUTIVEL A INOPERÂNCIA E INTOLERANCIA ADMINISTRATIVA PARA NÃO TECERMOS OUTROS QUALIFICATIVOS DO SR SETTIN ATUAL PREFEITO DE SÃO JOSE DOS PINHAIS

  3. paolo
    terça-feira, 19 de agosto de 2014 – 19:48 hs

    A diferença do Setim em em relação a outros prefeitos que por lá passaram é que ele, às vezes, inadvertidamente, faz algumas obras essenciais aos munícipes!! Os outros…bem, o último gostava de mudar o sentido das ruas e, com isso, bagunçar o trânsito! Bem, sejamos honestos: o tal Ivan TOMBOU (literalmente) o prédio da Prefeitura Municipal!!! Sua maior obra!!!!!

  4. João
    quarta-feira, 20 de agosto de 2014 – 10:18 hs

    Parabéns para São José dos Pinhais. Prefeito mostrou que não é BURRO como outros…

  5. tiburcioesteveakienaogostou
    quarta-feira, 20 de agosto de 2014 – 14:31 hs

    Saojoseenses pode aguardar, muitas coisas boas estao sendo projetadas para o ano que vem. Alguns Exemplos:

    Armazem da Familia.
    Transporte Integrado
    Cmeis
    Muitas ruas asfaltadas.

  6. Beatrix Kiddo
    quarta-feira, 20 de agosto de 2014 – 18:21 hs

    Apoiado prefeito, escolheram a pessoa certa para se aconselharem. Parabéns, assim é que se faz.

  7. Fernando pagnoncelli
    domingo, 26 de outubro de 2014 – 17:07 hs

    E isso
    Planejar c inteligencia
    Organizar com freqiencia
    Executar com certeza
    Parabens prefeito
    Obrigado Lerner desde 1964

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*