Ibope: Dilma lidera com 38%, mas rejeição da petista chega a 36% | Fábio Campana

Ibope: Dilma lidera com 38%, mas rejeição da petista chega a 36%

Dilma

A Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) pode até indicar uma eventual estabilidade nas intenções de voto para presidente da República em relação ao levantamento anterior. Mas o que de fato chama atenção são os números da rejeição dos candidatos. A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em julho, mas a parcela daqueles que não votam na petista de jeito nenhum já chega a 36%. Enquanto isso, Aécio Neves (PSDB) subiu um ponto, já que registrou 23% e em julho tinha 22%. A rejeição do tucano, porém, é de apenas 15%. As informações são do G1.

Somados, todos os dez adversários de Dilma na eleição deste ano acumulam 38%, mesmo percentual da presidente. Para um candidato conseguir vencer a eleição no primeiro turno, precisa ter mais votos que a soma de todos os rivais. Por isso, segundo o Ibope, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou se a eleição será decidida no primeiro turno.

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os últimos domingo (3) e quarta-feira (6) em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode oscilar entre 8% e 12%).

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a modalidade estimulada da pesquisa (na qual os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor). Os candidatos indicados com 0% são os que obtiveram menos de 1% das intenções de voto.

– Dilma Rousseff (PT): 38%
– Aécio Neves (PSDB): 23%
– Eduardo Campos (PSB): 9%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Zé Maria (PSTU): 0%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
– Branco/nulo: 13%
– Não sabe/não respondeu: 11%

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00308/2014.

Pesquisa espontânea

Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), o resultado foi o seguinte:

– Dilma: 25%
– Aécio: 11%
– Campos: 4%
– Outros: 2%
– Brancos/nulos: 15%
– Não sabe/não respondeu: 43%

Segundo turno

O Ibope fez simulações de segundo turno entre Dilma e Aécio e entre Dilma e Campos. Contra Aécio, a vantagem de Dilma é de seis pontos percentuais. Contra Campos, de 12 pontos. Os resultados são os seguintes:

– Dilma: 42% (na pesquisa anterior, 41%)
– Aécio: 36% (na pesquisa anterior, 33%)
– Branco/nulo: 15% (na pesquisa anterior, 18%)
– Não sabe/não respondeu: 7% (na pesquisa anterior, 8%)

– Dilma: 44% (na pesquisa anterior, 41%)
– Campos: 32% (na pesquisa anterior, 29%)
– Branco/nulo: 16% (na pesquisa anterior, 20%)
– Não sabe/não respondeu: 8% (na pesquisa anterior, 10%)

Rejeição

A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Confira abaixo:

– Dilma Rousseff: 36%
– Aécio Neves: 15%
– Pastor Everaldo: 11%
– Zé Maria: 10%
– Eduardo Campos: 9%
– Eymael: 8%
– Levy Fidelix: 8%
– Luciana Genro: 7%
– Mauro Iasi: 7%
– Rui Costa Pimenta: 6%
– Eduardo Jorge: 5%
– Poderia votar em todos: 14%
– Não sabe/não respondeu: 21%

Expectativa de vitória

A pesquisa indicou que, independentemente do candidato em que votarão, 55% acreditam que o futuro presidente da República será Dilma Rousseff. Para 15%, será Aécio Neves, e 4% apontaram Eduardo Campos.


8 comentários

  1. tadeu rocha
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 10:18 hs

    NÃO ENTENDO É REJEIÇÃO DE DILMA É 36% ELA ESTA COM 38%, ACORDA BRASIL CHEGA DE MENSALÃO ETC…. MUDA BRASIL.

  2. SIDÃO PG
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 10:52 hs

    Tia Dilma não vai nem para 2ª turno. É Aécio Presidente.

  3. sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 12:27 hs

    Tchau Dilma e leve junto todo o PT para o bem geral da Nação

  4. Jose Rosa
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 13:28 hs

    FORA PT

    FORA MENSALEIROS

  5. sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 14:26 hs

    O Ibope, aqui em Foz do Iguaçu deu vitória para o candidato da situação na Prefeitura, nos últimos dias da eleição, aconteceu o inverso o candidato da oposição ganhou por uma diferença de quase dez pontos, devido a esse e a outras pesquisas do Ibope o mesmo está carecendo de credibilidade. Com todos esses desvios de conduta, em quase todos os Ministérios, na Petrobras e do maior escândalo do País – que foi o MENSALÃO – como poderemos ainda acreditar que a Presidente seria reeleita no 1° turno? É PURO ENGODO, BALELA E PESQUISA MANIPULADA. Em cada dez pessoas que pergunto uma vota em Dilma (corando de vergonha).

  6. sandra arendt
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 19:49 hs

    O povo também está cansado destas pesquisas manipuladas. Após tantas barbaridades que fomos e estamos sendo obrigados a vivenciar nestes anos de mandato petista, não acredito que esta senhora se reeleja. Mas como atualmente não se paga ainda imposto sobre sonhos, ela pode se dar ao luxo de sonhar…..

  7. Indignada
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 20:46 hs

    O pior cego é aquele que não quer ver: o sonho do PT acabou… o espetáculo do crescimento foi mais um discurso moldado no que as pessoas querem e gostam de ouvir…É chegado o momento de acordar pois o perigo de mergulhar num pesadelo sem fim é real. Acorda Brasil!…Cuidado com a influência das pesquisas…Mais do que nunca é preciso pensar, analisar e votar no menos ruim!

  8. Mírian Waleska
    sexta-feira, 8 de agosto de 2014 – 21:04 hs

    Não concordo e não entendo essas pesquisas. Na minha opinião a Dilma perde ainda no primeiro turno e perde feio. O povo não é mais bobo, o povo não suporta mais essa… essa…. afff

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*