Foi dada a largada | Fábio Campana

Foi dada a largada

Brasília (DF), 13/08/2014 - Morre Eduardo Campos

Merval Pereira, O Globo

A presidente Dilma dormiu um dia com a possibilidade de vencer a eleição no primeiro turno, ou sendo a favorita para o segundo, e acordou ontem com o segundo turno praticamente selado e a possibilidade de perdê-lo para Marina Silva, que não estava no páreo e se transformou do dia para a noite na favorita da eleição presidencial.

Será preciso, no entanto, depurar essas intenções de votos no tempo para saber o quanto de emoção elas contêm, e o que restará ao final.

A menos que estejamos diante de um fenômeno eleitoral que será movido pela comoção até a boca de urna, não é plausível que a votação de 2010 seja o piso de Marina, e que daqui para frente ela só faça crescer na preferência popular.


É verdade que ela já chegou a 27% em uma pesquisa anterior, mas não ter alcançado patamar semelhante diante da exposição a que foi submetida nos últimos dias pode significar que tenha alcançado seu limite.

O ex-governador Eduardo Campos não era uma figura nacional, e o fato de sua trágica e prematura morte tê-lo transformado em tal não resiste a 45 dias de uma campanha eleitoral acirrada como a que veremos a partir de hoje.

Por enquanto, Marina reconquistou seus eleitores tradicionais: basicamente os jovens, que saíram às ruas em 2013 e estão desiludidos com os políticos tradicionais, e os moradores das grandes e médias cidades. Ou a classe média “iluminista” e a garotada das redes sociais, numa definição sucinta usada na última eleição.


2 comentários

  1. Brancaleone
    terça-feira, 19 de agosto de 2014 – 19:48 hs

    Que nada.
    Marina não leva. Viram a foto dela toda sorridente ao lado da caixão do Campos?
    O povão que diz que vai votar nela ainda esta com o cheiro de cravo-de-defunto no nariz. e com as mãos sujas da terra da cova. Logo logo caem na real.
    Que nos livrem da Marina.
    Retrógrada, ecochata, um horror.
    Jamais pensei que diria isso mas se o azar me der por opção ela ou a Dilma, votarei na Dilma!!!

  2. Rodiney Carneiro
    quarta-feira, 20 de agosto de 2014 – 9:07 hs

    Eu voto em quem for necessário para tirar o PT do poder,
    Deus me livre!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*