Entre os mais ricos, Brasil só tem menos ministros que Índia | Fábio Campana

Entre os mais ricos, Brasil só tem menos ministros que Índia

unnamed

Com 43 membros, o gabinete de governo brasileiro tem o mesmo tamanho que o da Itália (22) e França (21) juntos. Os dados constam da publicação The World Factbook, feita pela CIA e que traz a relação das principais lideranças políticas mundiais. O material segue um padrão para a listagem dos gabinetes, que inclui no primeiro escalão todos os ministros dos países, além do presidente, vice-presidente, primeiro-ministro e embaixadores na ONU e nos EUA. No Brasil, a conta soma 24 ministros “plenos” e outros 19 membros do primeiro escalão, como Dilma Rousseff e Michel Temer.

Na comparação entre os dez países mais ricos do mundo, o Brasil só perde no tamanho do ministério e do gabinete para a Índia. Os indianos têm 35 ministros “plenos” e um total de 60 membros no gabinete. A Rússia empata com o Brasil no número de ministros, mas tem um representante a menos no gabinete. Dentre os demais, os países com mais pessoas no primeiro escalão são China, Reino Unido, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Na comparação entre os cinco países mais ricos da América Latina, os brasileiros lideram no tamanho do gabinete e só perdem para a Venezuela na quantidade de ministros (os venezuelanos têm 30). Todos os países da amostra regional, que ainda inclui Argentina, Colômbia e México, são repúblicas presidencialistas.


2 comentários

  1. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 15 de agosto de 2014 – 7:13 hs

    É só chegar a época da eleição, aparecem candidatos falando em Reduzir Ministérios, Secretarias, cargos…

    Eleitos, Só maquiagem.

  2. Beatrix Kiddo
    sexta-feira, 15 de agosto de 2014 – 12:24 hs

    Pelo menos em número de ministros estamos perdendo só daquela “potencia econômica” que é a Índia. Estamos deixando para trás, a anos-luz de nós, paisecos como Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e a Itália.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*