Transportadores escolares apoiam reeleição de Beto Richa | Fábio Campana

Transportadores escolares apoiam reeleição de Beto Richa

beto onibus gif

Mais de 500 transportadores escolares de Curitiba e Região Metropolitana manifestaram apoio ao governador Beto Richa pelo trabalho em defesa da categoria, durante encontro ontem, sábado (16). Assim que assumiu o governo, em 2011, Beto Richa corrigiu uma injustiça com o setor e reduziu de 12% para 3% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para aquisição de veículos para o transporte escolar , como vans e microônibus.

Beto Richa, acompanhado do deputado federal Ratinho Júnior (PSC), participou como convidado de um almoço organizado pelo Sindicado dos Operadores de Transporte Escolar em Curitiba, em comemoração aos 18 anos da entidade. “Foi uma medida importante que renovou a frota e contribuiu para deixar mais seguro o transporte das crianças no trajeto entre suas casas e as escolas”, disse o governador. Beto reafirmou o compromisso do governo estadual em melhorar as condições de trabalho com menos burocracia.

“Agradeço o apoio, que é uma demonstração de que estamos no caminho certo. Fazendo ações que melhoram a vida dos paranaenses”, disse Beto. Apenas em Curitiba os transportadores escolares atendem, diariamente, mais de 45 mil estudantes, com uma frota de 890 veículos. Em toda a Região Metropolitana de Curitiba são 1.200 veículos e 58 mil alunos transportados. O governador apresentou um balanço da gestão e citou indicadores que mostram melhora na saúde, na segurança e na educação.

INCENTIVO – Em 2006, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou por unanimidade o projeto que reduziu o ICMS para compra de veículos de transporte escolar. A proposta foi apresentada pelo então deputado estadual Ratinho Júnior. Apesar da aprovação, o então governador Roberto Requião vetou a proposta de lei argumentando que a categoria não precisava desse tipo de incentivo. “Assim que assumiu, Beto reverteu isso e nos concedeu redução do imposto trazendo economia considerável e a renovação da frota, que hoje é a melhor do Brasil. Beto Richa precisa continuar no governo para fazer ainda mais pelo Paraná”, disse o presidente do sindicato, Marcos de Bem.

O presidente citou os taxistas que tem isenção de impostos como IPI e ICMS para compra de veículos. “Temos o direito também, e o Beto garantiu isso”, avaliou. O transportador escolar Ibere Vieira dos Santos foi um dos trabalhadores beneficiados com a medida. Ele trocou um veículo de 1989 por um mais novo de 2012. “Foi uma diferença enorme na qualidade do atendimento. Os veículos novos hoje são mais seguros e confortáveis”, disse Santos. “A ajuda do Estado foi fundamental para que eu conseguisse dar esse passo”, avaliou.

Ivan Domingues dos Santos, transportador escolar há 16 anos, também agradeceu o incentivo e falou do diálogo com o governador “Nosso futuro depende desse governo que muitos benefícios trouxe à categoria. A redução do imposto barateou o custo e melhorou a qualidade do serviço”, afirmou. Ivan dos Santos também adquiriu uma van nova para o transporte de seus alunos.–


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*