PT abaixo da média | Fábio Campana

PT abaixo da média

partidos-politicos

Merval Pereira, O Globo

Os candidatos do PSDB comportaram-se de maneira nada homogênea no primeiro turno nas eleições anteriores, embora no segundo turno tenham tido resultados semelhantes, em torno de 40% do eleitorado, chegando a 44% em 2010.

Nas eleições de 2002 e 2006 o candidato José Serra teve, respectivamente, 23% e 32% dos votos, enquanto Geraldo Alckmin teve a melhor votação no primeiro turno do PSDB em uma eleição presidencial perdida. Atingiu 41% dos votos, mas não conseguiu agregar eleitores no segundo turno, quando teve votação menor. Serra só chegou ao segundo turno em 2002 porque dois outros candidatos foram bem votados: Garotinho, do PSB, com cerca de 17% dos votos e Ciro Gomes, do PPS, com cerca de 12%.


As projeções do cientista político Jairo Nicolau, da UFRJ, um dos melhores analistas de resultados eleitorais, indicam que, com os dados de hoje, a presidente Dilma deve fechar o primeiro turno abaixo do índice histórico do PT, recebendo em torno de 39% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Aécio Neves, teria 29% e o do PSB, Eduardo Campos, 12%.

Uma característica especial desta eleição é que os chamados candidatos nanicos estão sendo muito bem votados, e poderão chegar a 8% ou 10% dos votos, mais uma razão para que os analistas cravem que haverá segundo turno. Só o pastor Everaldo, do PSC, aparece nas pesquisas com cerca de 3% a 4% das intenções de votos.


Um comentário

  1. Rock
    domingo, 27 de julho de 2014 – 13:30 hs

    Esse analista deveria analisar briga de Galo, se Campos for esperto e colocar um discurso coerente e romper as amarras com Aécio e ir para cima do playboy das Minas Gerais vai para o segundo turno isso se tiver.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*