Pela primeira vez, projeção do PIB cai para menos de 1% | Fábio Campana

Pela primeira vez, projeção do PIB cai
para menos de 1%

Economistas do mercado financeiro reduziram pela oitava semana consecutiva a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano. A mediana das projeções do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, indica aumento de apenas 0,97% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 2014. Já a expectativa para o ano que vem está estável há três semanas, em 1,5%.

Para os analistas ouvidos pelo BC, a produção industrial – único indicador que compõe o PIB citado na pesquisa – deve encerrar o ano com retração de 1,15%. Na semana passada, a mediana das projeções era de queda de 0,9%.

Em relação à inflação, os analistas estão mais otimistas. Segundo o relatório destas segunda, eles esperam que o IPCA, índice que meda a alta de preços oficial no país, feche o ano em 6,44%, patamar menor que os 6,48% indicados na semana passada, mas ainda próximo ao teto da meta do governo, que é de 6,5%.


3 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 21 de julho de 2014 – 13:56 hs

    Devagar quase parando. Andando no bafo, inércia. No próximo governo lulopetista daremos a marcha à ré.

  2. o amigo do povo
    segunda-feira, 21 de julho de 2014 – 16:37 hs

    Não disse na semana passada que até o fim do ano a economia vai encolher. Até me dei ao trabalho de tentar o inexplicável, crescimento econômico negativo, é sim, este bicho existe.

  3. Tisa Kastrup
    terça-feira, 22 de julho de 2014 – 9:45 hs

    PIBÍCULO!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*