Dilma não sabe | Fábio Campana

Dilma não sabe

dilma-rousseff-juan-mabromata

Merval Pereira, O Globo

Ao ser perguntada por jornalistas estrangeiros recentemente por que o país cresce tão pouco em seu governo, a presidente Dilma deu uma resposta espantosa, mas coerente com a atual situação: “Não sei”.

É preocupante que ela não saiba, mas a resposta confirma a impressão generalizada de que temos à frente do governo uma pessoa incapaz de dar resposta à crise em que o país está instalado.

O governo da presidente Dilma, com a previsão de que o crescimento do PIB este ano será em torno de 1%, terá o pior desempenho econômico da História republicana, com exceção de dois que tiveram crescimento negativo. O professor Reinaldo Gonçalves, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez um ranking dos governos brasileiros com base apenas na avaliação econômica desde Deodoro da Fonseca.

Ele classifica os que tiveram crescimento do PIB abaixo de 2,3% como os piores: além dos governos com queda do PIB durante os mandatos, Collor (-1,3%) e Floriano Peixoto (-7,5%), compõem a lista Venceslau Brás (2,1%) e Dilma Rousseff (2%), isso quando a previsão de crescimento era de 2,1% a 2,2% em 2013-14.

Em termos de comparação, governos “medíocres” foram aqueles que tiveram crescimento do PIB entre 2,3% (Fernando Henrique) e 3,1% (Campos Salles). Entre eles estão Afonso Pena (2,5%) e João Figueiredo (2,4%). A taxa média anual de crescimento do PIB brasileiro é de 4,5% no período republicano; a taxa de crescimento médio anual do PIB mundial é 3,5%.

Para o governo Dilma chegar à classe “medíocre”, seria necessário que as taxas de crescimento médio anual do PIB fossem maiores do que 2,8% em 2013-14, impossível de se concretizar diante do crescimento pífio de 2,5% ano passado e de previsão pior ainda este ano.


9 comentários

  1. quinta-feira, 5 de junho de 2014 – 16:19 hs

    A resposta da Presidente Dilma para min não causa espanto o seu antecessor também não sabia de nada.

  2. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 5 de junho de 2014 – 17:02 hs

    Assim como seu criador, a criatura nunca sabe de nada. É o mantra dos lulopetistas. A grande gestora, gerentona, sabidona, etc, não sabe nada. O país à esmo, nas mãos de ineptos e incompetentes.

  3. Dieter
    quinta-feira, 5 de junho de 2014 – 18:37 hs

    Não há surpresa alguma na resposta da dilmANTA, afinal ela é a presidANTA do “i”; incapaz, incompetente, ignorante,etc.
    A ANTA deve estar rezando para que seu mandato acabe logo,pois não sabe mais o que fazer alem de aumentar o valor do bolsa vagabundo com fins eleitoreiros.

  4. Helena
    quinta-feira, 5 de junho de 2014 – 20:15 hs

    Ah se fosse Lula, ao ser perguntado, diria: CULPADOS É A OPOSIÇAO.

  5. FUI !!!
    sexta-feira, 6 de junho de 2014 – 6:12 hs

    É bom que a Dilma não saiba porque deste desastre financeiro
    que assola o nosso país. O X da questão são falta de investimen-
    tos e a altíssima carta tributária brasileira. Simples assim !!!

  6. SOMBRA
    sexta-feira, 6 de junho de 2014 – 8:02 hs

    E quer ser reeleita…

  7. Felipe
    sexta-feira, 6 de junho de 2014 – 8:37 hs

    A resposta é simples.
    Desde o mandato do seu Pai Lula, não se tem investimento pesado no que realmente alavanca uma nação, que é o investimento na infraestrutura. Consequentemente não temos um avanço significativo na indústria, que sofre uma alta carga tributária bem como enfrenta inúmeros gargalos no escoamento de sua produção.

    Prefere-se liberar dinheiro para bolsas e mais bolsas, assistencialismo este que não terá nenhum benefício se conseguir olhar um pouco mais a frente.

    Acredito que o governo deve ajudar os mais excluídos, porém deve cobrá-los pelo recebimento.

    A condecoração mais aclamada é de “país emergente”. Não passaremos disso, pois tivemos a oportunidade e não soubemos crescer. Estamos em um barco a deriva. No meio do caminho perdemos os remos e o motor estragou.

    E pensar que, em um país rico como o nosso, nossos representantes conseguiram sucatear .

  8. Irineu
    sexta-feira, 6 de junho de 2014 – 11:58 hs

    Ela aplica a mesma teoria do seu antecessor Lulático, não sei, não vi e nem ouvi, é claro que sabe basta solicitar uma vistoria nas contas bancarias sua e dos seus cupinchas e Cia Ltda e aí sim vai se ver qual é a preocupação do atual governo.

  9. o amigo do povo
    sábado, 7 de junho de 2014 – 18:55 hs

    Para quem se diz formada em Economia, e está no trono há quase 4 anos, a desculpa da companheira soa como piada. Das duas, uma, ou ela não sabe mesmo, ou sabe e não quer contar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*