Custo da Copel na tarifa é de 1,5% | Fábio Campana

Custo da Copel na
tarifa é de 1,5%

unnamed

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a planilha inicial de reajuste da tarifa de luz no Paraná. Segundo o órgão federal, a tarifa deve ter um reajuste de cerca de 32%. A Aneel deve definir na próxima terça-feira o índice final de reajuste para os paranaenses.

“O custo da Copel neste reajuste é de apenas 1,5%. O restante é custo do sistema nacional, de compra de energia. A energia está muito cara porque o sistema nacional tem acionado muito as usinas térmicas, que têm um custo mais elevado”, diz Vlademir Daleffe, presidente da Copel Distribuição.

A Copel Geração, apesar de ter 25 usinas, não pode gerar energia diretamente para os paranaenses, ou diretamente para a Copel Distribuição, que é a empresa que fornece aos consumidores. Como o sistema elétrico é interligado nacionalmente, a energia gerada vai para o sistema nacional. A Copel Distribuição tem que comprar a energia nos leilões feitos pelos órgãos do governo federal.

“A falta de chuvas deixou os reservatórios das usinas hidrelétricas com nível baixo. Então o operador nacional tem acionado as térmicas, que são a gás ou óleo diesel, por isso é uma energia muito mais cara”, explica Daleffe.


6 comentários

  1. LUIZ
    quinta-feira, 12 de junho de 2014 – 12:41 hs

    É,MAS TEM UM DEPUTADO QUE ERA ALIADO DO BETO,HOJE É DESAFETO,ELE É DONO DE ESTAÇÃO DE RÁDIO E DE PROGRAMA EM UMA RÁDIO AM E FALOU EM SEU PROGRAMA, QUE O GOVERNO FEDERAL AUTORIZOU SÓ 9% E QUE FOI O GOVERNADOR QUEM PEDIU PARA AUMENTAR EM 32% NO PARANÁ.

  2. o amigo do povo
    quinta-feira, 12 de junho de 2014 – 12:49 hs

    Pois é, a incompetência e a sua dileta irmã, a imprevidência nos levaram a este buraco. Se pudéssemos usar para nós mesmos a energia gerada aqui seria ótimo, teríamos um aumento de só 1,5% na conta da luz. Mas como precisamos iluminar as casas alheias ….

  3. Ceratto
    quinta-feira, 12 de junho de 2014 – 13:01 hs

    Modelo criado pela Dilma obriga a distribuidora do Paraná
    a comprar energia no mercado, não podendo
    acessar a energia da geradora da companhia.
    Se pudesse teríamos a tarifa mais baixa do Brasil.
    Obrigado Dilma por nos ferrar. Fora Dilma.

  4. MIguézinho
    quinta-feira, 12 de junho de 2014 – 15:30 hs

    Assaltaram a BATCAVERNA.

  5. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 12 de junho de 2014 – 15:59 hs

    A Gazeta não conta isso.
    Prefere o factoide e a crítica fácil.

    Querem indispor a COPEL com a população.

    Coisa de canalha.

  6. SOMBRA
    sexta-feira, 13 de junho de 2014 – 10:03 hs

    Safadeza definitivamente esse pessoal não tem é vergonha na cara. Dão aos servidores uma mixaria de reposição e querem 32 na conta de luz
    SÓ PARA LEMBRAR AS ELEIÇÕES ESTÃO PERTO…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*