De O Globo:
O impacto da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 e foi umas catalisadoras da insatisfação nas ruas, é considerado negativo por 61% dos entrevistados, que consideram o evento ruim devido aos recursos públicos que dragou, que poderiam ter sido investidos em educação, saúde e outros serviços públicos, segundo a pesquisa. Apenas 34% afirmam que o Mundial será benéfico, por girar a economia e criar empregos. Esse é um dos resultados do levantamento feito, entre os dias 10 e 30 de abril, pelo Pew Research Center, um dos mais importantes institutos de pesquisa dos EUA.
O efeito da Copa para a imagem do Brasil perante o mundo não é uma unanimidade. Quase quatro em cada dez pessoas ouvidas (39%) acham que o impacto será negativo, 35% avaliam que será positivo e 23% consideram que o efeito será nulo.
A frustração dos brasileiros, na sondagem do Pew Research Center, se estende do governo a outras instituições da sociedade. A administração federal, vista como uma boa influência no Brasil por 75% da população em 2010, agora ganha nota positiva apenas de 47%. No caso da Polícia, muito criticada pela repressão às manifestações desde junho de 2013, o indicador positivo recuou de 53% para 33%.
A mídia – contestada por parte dos manifestantes – era considerada uma boa influência por 81% dos entrevistados em 2010 e agora ganha avaliação positiva de 69% dos brasileiros. Os números das Forças Armadas recuaram de 66% para 49%. Os líderes religiosos formam a única categoria que não sofreu abalos em quatro anos: as respostas que endossam boa influência subiram de 67% para 69%.
Os brasileiros também acreditam que o Brasil deveria ser mais respeitado internacionalmente, opinião de 76% dos entrevistados. Porém, menos pessoas afirmam que o Brasil é ou se tornará uma das nações mais poderosas do mundo: o percentual combinado, que era de 77% em 2010, caiu a 59% este ano. O apoio ao Bolsa Família continua inabalado: 75% dos brasileiros consideram o programa de transferência de renda uma boa coisa para o país.
4 comentários
EU ATÉ ACHO QUE 61% É POUCO, AGORA 34% ELES ACHAM QUE É BOM E QUE VAI GIRAR EMPREGO, MAIS A COPA VAI SER SÓ 30DIAS NÃO 30ANOS, PARA ALGUNS SIM ESSA COPA É VANTAJOSA , SE O BRASIL PERDER COMO VAI SER TEM QUE PENSAR NISSO TAMBÉM
COPA NO BRASIL, JOGADA SUJA CONTRA OS BRASILEIROS…
Deixem de ser hipócritas, já se esqueceram de que muitos até soltaram foguetes quando o Vendedor de Ilusões conseguiu trazer a Copa para cá? Gente ingrata e hipócrita.
Como foi bom no passado no passado ter sido um grande en-
tusiasta em acompanhar a seleção brasileira triunfar em terras
estrangeiras. Hoje paradoxalmente a Copa do Mundo acontecen-
do no nosso país o enstusiasmo foi embora. Pensar que é velhi-
ce !? Nada disso. Ficamos mais críticos e aprendemos a não
aceitar falcatruas dos governantes. Amadurecemos sim mas
não apodrecemos ainda…