Vou de jegue | Fábio Campana

Vou de jegue

Itaquerao-obras
Itaquerão ainda em obras

Por Mary Zaidan

Primeiro, as promessas de mundos e fundos. Um legado nunca antes visto neste País se materializaria em mais aeroportos, portos, transporte urbano, telecomunicações. E ai dos que não acreditassem no conto. Uns danados de pessimistas, gente que aposta no quanto pior, melhor. Antipatriotas.

Agora, com apenas 38% das 93 obras da Matriz de Responsabilidade da Copa prontas, de acordo com o Sinaenco, o jeito é apelar para a alegria, para a alma e o ânimo do povo brasileiro, como fez Dilma Rousseff, sem esconder o desânimo. E incentivar o torcedor a ir assistir aos jogos a pé, de bicicleta e até de jegue, como sugeriu o ex Lula, para quem é “babaquice” essa história de metrô levando gente até dentro dos estádios.

Mais do que acinte, cretinice. Lula, aquele que como ninguém sempre soube colocar as palavras e até o seu português ruim para lhe garantir aplausos, se ferroou com o seu próprio veneno. Fez chacota com o povo. Pior, com os mais pobres, com aqueles que dependem de transporte público. Que deveriam ter transporte digno todos os dias, que não montam e nem são “jumento”.

O Brasil está fazendo a Copa mais cara já realizada no planeta e com a maior taxa de obras inacabadas. Algumas, concluídas, de nada servem, como o terminal de passageiros de Natal, uma obra de mais de R$ 70 milhões, que, segundo o presidente do TCU, Augusto Nardes, está pronto, mas não pode receber turistas devido ao desnível na construção da plataforma de embarque.

Incluem também estádios, como o Itaquerão, em São Paulo, cidade que vive a maior seca de sua história e que terá de torcer por mais secura no jogo de abertura da Copa para não molhar os torcedores.

Os sem-cobertura vexam o País, mas preocupam menos do que os sem-teto que ameaçam protestos no dia D. Acampados na vizinhança do estádio com aval do prefeito Fernando Haddad e bajulados pela presidente quando ela deu por concluída a arena corintiana, eles podem até ser aliados, mas só enquanto a conveniência assim ditar. Portanto, é um risco posto.

Primeiro veio o bordão “imagina na Copa”, usado com humor para demonstrar insatisfação com o que não funcionava direito. Depois vieram as manifestações do ano passado, desaguadouro para críticas contra a baixíssima qualidade dos serviços públicos essenciais: saúde, escola, transporte. Vieram o vandalismo, a violência, o “não vai ter Copa”.

Só isso seria suficiente para responsabilizar Lula, que, com sua provocação infeliz, atiçou quem paga muito para não ter quase nada em troca, quem não é “babaca”.

Mais cedo ou mais tarde o troco vem. A urna não discrimina quem chega “a pé, de bicicleta, de jumento, ou de qualquer coisa”.

Mary Zaidan é jornalista. Trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas. Atualmente trabalha na agência ‘Lu Fernandes Comunicação e Imprensa’. Escreve aqui aos domingos. Twitter: @maryzaidan, e-mail: maryzaidan@me.com


16 comentários

  1. FUI !!!
    domingo, 18 de maio de 2014 – 19:06 hs

    Hoje o Lula pode enfiar o que quizer goela abaixo porque a Copa
    do Mundo já está aí e nada temos que fazer. O povão que vá mes-
    mo de jegue assistir a Copa se conseguir pagar a fortuna que es-
    tão cobrando do ingresso !!!

  2. LUIZ
    domingo, 18 de maio de 2014 – 20:17 hs

    E ALGUÉM DA OUVIDOS PARA O MAIOR VAGABUNDO DA FACE DA TERRA.

  3. João Márcio nantes
    domingo, 18 de maio de 2014 – 21:15 hs

    Presidente Fanfarrão, falastrão, palanqueiro.fazendo cortesia com ditaduras com dinheiro do povo brasileiro

  4. João Márcio nantes
    domingo, 18 de maio de 2014 – 21:16 hs

    Porque ele não anda de Jegue.ele viaja jati ho de empreiteiros

  5. Joanina teixeirajt33@gmail.com
    domingo, 18 de maio de 2014 – 21:17 hs

    Porque ele não anda de Jegue.ele viaja jati ho de empreiteiros

  6. Dieter
    domingo, 18 de maio de 2014 – 23:19 hs

    Quando é que esse pilantra vai morrer? Se não isso, podia ao menos ficar mudo.

  7. Luiz Porto
    domingo, 18 de maio de 2014 – 23:28 hs

    E assim caminha a humanidade…

  8. segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 0:12 hs

    Lula depois que ficou rico despreza os pobres, estes só o serviram para ser eleito por duas vezes à Presidência da República e à sua afilhada Dilma. Babaquice é o que ele vem falando e fazendo há mais de 20 anos.

  9. OTIMISTA
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 4:52 hs

    Eu ainda espero ver o dia em que a Copa termine sem in-
    dentes mais graves porque do jeito que a coisa anda é certeza
    de que a imagem do Brasil vai sair bem arranhada. Este bando
    de incompetentes conseguiram deixar tudo para “depois” da
    Copa…

  10. VISIONÁRIO
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 6:21 hs

    Este país tem que mudar de comando definitivamente. Isto
    não quer dizer que o outro Presidente eleito vai resolver tudo,
    porem é necessário sangue novo no comando e buscar outras
    alternativas sérias para que o nosso país deslanche. É inima-ginável o Brasil continuar nas mãos destes ladrões do PT e
    acreditar que este país tem jeito. Da maneira que anda o nos-
    so querido Brasil logo vai sobrar só esqueleto porque as cal-
    ças já levaram há muito tempo !!!

  11. Saul de Lima Brenzink
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 7:56 hs

    Engrossa o coro dos contrários a realização da copa do mundo no Brasil. E essa massa contrária já sabia que a corrupção iria reinar em obras, que jamais ficariam prontas. O legado da copa é justamente esse, pobre é pobre e que se exploda. O Brasil está passando pela pior crise política da sua história.. O grupo petista disse para que veio e o resultado está mais do que evidente, roubo atrás de roubo. O país está quebrado e a copa serviria como válvula de escape para a quadrilha. Mas ao que parece o povo não quer só mais pão e circo, o povo clama por mais saúde, educação, emprego e dignidade. Abaixo a copa do mundo.

  12. Roni Capote de Oliveira
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 8:43 hs

    Quando acabarem com o voto obrigatório a coisa melhora…

  13. segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 10:06 hs

    POR FAVOR “DESCONSIDEREM” OS DOIS COMENTÁRIOS ANTERIORES QUE MANDEI E PUBLIQUEM ESSE… OBRIGADO E DESCULPEM PELO ERRO!…

    “Qualquer cidadão de bom senso, que dê prioridade aquilo que realmente é importante jamais se prestaria ao ridiculo papel de comprar ingressos para uma copa do mundo aqui no Brasil nesses preços de País de 1º mundo, se vivemos, socialmente falando, em um País de 3º, e em alguns casos até de 4º mundo, o Brasil é País de dimensões continentais, existem vários Países dentro do Brasil, alguns Estados Brasileiros são maiores que a maioria dos Países europeus. O que estão fazendo conosco é um verdadeiro assalto a mão armada. O povão, o grosso, a massa de trabalhadores desvalidos dos serviços públicos que o Estado tem obrigação institucional e legal de prestar, não vai passar nem perto desses estádios padrão fifa, de 1º mundo. Falar em metrô deixando pessoas dentro do estádio… A população muitas vezes não tem dinheiro nem para pagar uma passagem, que dirá um ingresso ABSURDAMENTE, ABUSIVAMENTE CARO PADRÃO FIFA… E o povo sendo voluntário da FIFA. Não entendo essa mania de SUBSERVIÊNCIA que nosso País tem, não entendo. Se esses turistas estão vindo para cá, para um evento desse porte, dessa magnitude aqui no Brasil, o minimo que poderiam fazer era comprar um dicionáriozinho básico de sua língua para o portugês… Pergunto a quem sempre viaja, a passeio, ou negócios, quando você vai para lá, eles falam o português???!!!… Fico indignado com esse tipo de comportamento que não valoriza a cultura nacional, nossos usos e costumes, tradições, enfim… Amo o futebol, a Seleção é um patrimônio nacional, igualmente amo o Coxa… Mas sou ultra radical contra essa copa de irregularidades e desvios de recursos públicos aqui no Brasil. É lógico, é claro, evidente, é o obvio ululante que vou torcer para o Brasil, claro! Sou contra essa copa! Não contra meu País, isso nunca, jamais… Sou patriota, nacionalista, brasilianista. Mas NÃO sou inocente útil, massa de manobra! E tenho dito!…” – Profº. Celso Bonfim.

  14. scrooge
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 15:58 hs

    Data vênia mas não vou votar com a senhora, vou discordar do seu discurso totalmente logico, porque até muito pouco tempo atrás o Vendedor de Ilusões era o máximo. De mero apertador de parafuso na Chrysler virou presidente da república, que exemplo para o mundo não é mesmo? Só Pindorama foi capaz de produzir tal portento. Então agora aceitemos que tal portento nos enganou. E paguemos a conta bem caladinhos.

  15. ATLETICANO
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 16:03 hs

    Jegue vai ser a condução do molusco (lula) para ver jogos do curinthians e também para voltar pro nordeste.

  16. Luiz
    segunda-feira, 19 de maio de 2014 – 22:34 hs

    O povo não vai de jegue, pois o povo nesta copa é o próprio jegue!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*