Um estuário de mágoas | Fábio Campana

Um estuário de mágoas

estrelas pt
José Casado, O Globo

São 2.200 palavras espalhadas por dez páginas com as “diretrizes” do programa de governo, da tática de campanha e da política de alianças do Partido dos Trabalhadores para a disputa em outubro. Foram proclamadas na semana passada por 800 dirigentes do partido, sob a batuta de Lula, na sagração da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição.

O conteúdo surpreende: revela que o maior partido político brasileiro, a cinco meses da eleição e com sua candidata liderando todas as pesquisas, planeja uma campanha eleitoral raivosa sobre os adversários, na defensiva diante da “complexidade da conjuntura” e dos “reflexos da crise mundial”.

O documento, disponível na rede do PT, é cinco vezes mais extenso que o da campanha de 2010. Indica uma drástica mudança no humor petista depois de 12 anos no poder.

Dissiparam-se o tom de leveza e o autojúbilo com a certeza de que se mudavam “substancialmente o Brasil e a vida dos brasileiros”.

Agora, a “resolução” do PT é pela guerra total a quem ameaçar a “conquista de hegemonia em torno do nosso projeto de sociedade”.

Os dirigentes creem ter uma missão salvacionista: “Superar a herança maldita, cujas fontes são a ditadura militar, o desenvolvimentismo conservador e a devastação neoliberal.”

Assim, veem como “tarefa” o “aprofundamento da soberania nacional, a aceleração e radicalização da integração latino-americana e caribenha, e uma política externa que confronte os interesses dos Estados Unidos e seus aliados”.


3 comentários

  1. ÊITA!!!
    terça-feira, 13 de maio de 2014 – 10:54 hs

    êita burrice atrasada…

  2. manoel souza miranda
    terça-feira, 13 de maio de 2014 – 14:10 hs

    vai para o vinagre o país, como foi a Venezuela,

    fora pt, fora mensaleiros, fora ptralhas.

  3. HERCILIO JOSE
    quarta-feira, 14 de maio de 2014 – 8:24 hs

    dizem que a desculpa do aleijado é a muleta,Pois é o SR. Lula sempre tinha o o PRESIDENTE FERNADO HENRIQUE CARDOSO como bode expiatório , e agora vai jogar em cima de quem esse amontoado de bandalheira,Mensalão,Petrobras ,de quem é a herança Maldita?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*