Sciarra defende hidrovias em seminário de Brasília | Fábio Campana

Sciarra defende hidrovias em seminário de Brasília

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“O modal hidroviário é o mais econômico que existe. Porém, no Brasil, onde há condições bastante favoráveis a esse tipo de transporte, ainda não temos um marco regulatório que contemple o setor. Para atrairmos os investimentos necessários, precisamos aprovar uma legislação que viabilize o uso desse modal”. A afirmação foi feita pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD), durante o Simpósio de Hidrovias que ocorreu nesta terça-feira (13), em Brasília.

Sciarra é relator do Projeto de Lei 5.335/09 que regulamenta a construção de eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias. Em sua apresentação, o deputado falou sobre o diálogo da comissão especial que analisa a proposta com os setores interessados e com as áreas do governo responsáveis. “Vamos apresentar um substitutivo ainda nesta semana, que não crie amarras, mas defina critérios que levem em consideração a realidade e as necessidades dos setores hidroviário e de energia”, disse.

De acordo com Sciarra, o substitutivo deve possibilitar o aproveitamento do potencial de navegação dos rios do país, sem onerar os consumidores de energia.

Também participou da discussão o deputado Roberto Dorner (PSD-MT). Segundo ele, caso se torne realidade, o modal hidroviário pode chegar a diminuir em até cinco vezes o custo do escoamento da produção. “As eclusas precisam ser construídas para reduzirmos os caminhões nas estradas, pois, o transporte rodoviário, além de mais caro é menos seguro para a carga”.

O evento foi realizado pela Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transportes e foi dividido em três debates temáticos: o Plano Hidroviário Estratégico Brasileiro; o Programa de Dragagem da Navegação Interior; e o PL 5.335/09.


5 comentários

  1. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 14 de maio de 2014 – 17:58 hs

    EU DEFENDO:

    As hidrovias;
    As Ferrovias;
    As Rodovias…

    Para com isso.
    Fazendo CAMPANHA.

  2. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 14 de maio de 2014 – 17:59 hs

    Tava esquecendo,

    Defendo a Navegação de CABOTAGEM.

  3. scrooge
    quarta-feira, 14 de maio de 2014 – 19:16 hs

    Adoro ano de eleição, só vemos ideias maravilhosas, geniais, solucionadoras de gargalos. Mas porquê o deputado só descobriu agora as hidrovias? Não é mais fácil reformarmos os portos e aeroportos existentes? Uma coisa independe da outra, podemos pensar nas hidrovias sem esquecermos do que já existe.

  4. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 15 de maio de 2014 – 8:59 hs

    O projeto da Hidrovia do Ivai – do Porto Camargo – PR/MS – na cidade de Icaraima até Dr. Camargo – uns 200 kms, foi elaborado na década de 79-80 século passado e custava 200 milhões de dólares. Além dos benefícios ao turismo, à industria de barcos, tiraria mais de 1000 caminhões das rodovias.

  5. SOMBRA
    quinta-feira, 15 de maio de 2014 – 10:26 hs

    Vamos aparecer é melhor para se eleger… Depois há depois?

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