A propaganda do PT na televisão insinuando, por meio de um vídeo, que o voto nos adversários da presidente Dilma Rousseff nas próximas eleições significará retrocesso e poderá trazer de volta “fantasmas do passado” causou forte impacto. O assunto, abordado por toda a mídia e pelas redes sociais, foi um dos mais discutidos nos últimos dias.
A Folha de S.Paulo observou que a mensagem é uma alusão às propostas feitas por candidatos da oposição, como Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Aécio tem dito que será preciso tomar “medidas impopulares” na economia, e Campos promete uma taxa de inflação anual de 3% em 2019.
Os críticos lembraram que o comercial é cópia da fórmula usada pelo PSDB em 2002 quando a atriz Regina Duarte apareceu na TV dizendo que temia a perda dos ganhos do Plano Real se Lula, candidato do PT, se elegesse.
Outro argumento utilizado foi associar a novelinha política ao suposto sentimento de desespero do partido com a constante perda de popularidade da presidente.
Ao comentar a propaganda, Campos condenou a tentativa de incutir medo no eleitor: “Apelam com o terror contra a mudança de governo. O jogo será muito duro, mas estou preparado para enfrentá-lo”. Aécio partiu para o contra-ataque: “Esse comercial é o retrato daquilo em que se transformou o PT e o espelho do fracasso”.
O estardalhaço que a mídia está fazendo procede em parte, já que na política é lícito alardear as próprias qualidades e tentar desqualificar o adversário, desde que não ocorram ataques pessoais, parâmetros respeitados pelo vídeo. Além de não apelar para ataques abusivos, a peça de propaganda é tecnicamente impecável.
Nos Estados Unidos, o nível de beligerância das propagandas eleitorais é muito maior. Não são meras insinuações, e sim ataques diretos a candidatos e partidos. Tal cultura é fruto da histórica polarização eleitoral, principalmente ideológica, entre democratas e republicanos.
Leia a íntegra em O risco da propaganda destrutiva
9 comentários
ESSE pt É O MAIOR EXEMPLO DE TUDO O QUE HA DE RUIM NO MUNDO,ESSE lula E SUA GANGUE ,SÓ PREGAM A DISCÓRDIA,A DESUNIÃO,A DIVISÃO DE CLASSES.
O lulopetismo fará qualquer coisa para ficar no poder. Mentir, enganar e aloprar é coisa miúda. O que vem por aí deve ser muito pior, coisa tipo Goebbels ou mais.
DOEU MAS É A PURA VERDADE NIGUEM VOLTAR AOS TEMPOS TUCANOS DE AROXO SALARIAL INFLAÇAO SEM CONTROLE DOLAR A QUATRO REAIS SALARIO MINIMO O MAIS BAIXO DA HISTORIA 58 DOLARES O POVO NAO ESQUEÇE E NAO ADIANTAM MEMNTIR O pt SÓ ESTA LEMBRANDO A POPULAÇAO COMO ERA E COMO É HOJE COM EMPREGOS SOBRANDOS MEDIA SALARIAL BOA CASAS PROPRIAS E ACESSO AO CREDITO
NAO TEM PREOCUPAÇAO TEM REALIDADE
deixe que o LUIZ ai chore mas chore muito para nao dar um infarto em otubro
As controvérsias são para clarear as cabeças pensantes ,mas naqueles mais humildes isso soa como um alerta.
Foi um uppercut no queixo da mídia golpista ,que agora tenta contemporizar menosprezando o comercial.
Espero que o PT não ganhe as eleições, mas seria muito bom ver esta corja colhendo o que eles mesmo plantaram, ou seja, NADA.
Devido aos 12 anos de incomPTência, o partido que assumir em 2015, terá muitos problemas. E o Lula e sua corja, ainda vão dizer que a culpa foi do FHC. Ainda bem que mesmo devagar o povo está acordando.
Ha tá os tucanalhas querem fazer uma campanha de troca de flores e querem que o P´T não tenha reação a os ataques dos tucanos que sempre são rasteiros, parece que a propaganda pegou no fígado e com certeza e esse o caminho mesmo, mostrar o que pode acontecer com o retrocesso se caso voltar aqueles tempos sombrios;
O que é ruim ainda pode piorar.
É o velho “nós” contra “eles”, pregado pelo semi-nazista LuLLa.
Contudo a peça é um verdadeiro espelho do próprio petismo.