MON tem programação especial durante a 12.ª Semana de Museus | Fábio Campana

MON tem programação especial durante a 12.ª Semana de Museus

Carlos Renato Fernandes

Palestra, peça de teatro, abertura de exposição e visita mediada fazem parte da programação

O Museu Oscar Niemeyer (MON) tem uma programação especial nos próximos dias, durante a 12.ª Semana de Museus. As atividades no MON ocorrem nos dias 15 e 18 de maio e incluem palestra, teatro, abertura de exposição e visita mediada.

No dia 15 de maio, quinta-feira, às 19 horas, no Miniauditório, haverá uma palestra com os curadores da exposição “Abraham Palatnik – a reinvenção da pintura”, Felipe Scovino e Pieter Tjabbes. Com mediação de Fernando Bini, o evento tratará sobre as obras de Palatnik, artista que mistura tecnologia e estética em suas criações. Esta exposição traz uma retrospectiva com aproximadamente 90 obras do artista – a maior já dedicada totalmente ao seu trabalho.

Também no dia 15/5, a peça “Piscina […]” no Espaço Araucária será encenada na Torre do Olho. Com o texto de Mark Ravenhill, e tradução Alvaro Bittencourt, os ingressos para a exibição custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). A exibição acontece em horários diferentes, de quarta a sexta-feira a partir das 19h, sábado às 18h30 e às 20h30 e no domingo às 18h30. Os ingressos podem ser adquiridos em frente ao MON Café uma hora antes de cada apresentação. A capacidade do espaço é de 30 pessoas. A peça segue até o dia 1.º de junho.

Dia Internacional dos Museus

No domingo, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, haverá entrada gratuita durante todo o horário de funcionamento, das 10h às 18h, e uma programação especial que conta com abertura de exposição, oficinas e visita mediada.

A abertura da mostra “Plumária – Arte Maior do Indígena Brasileiro” acontece a partir das 11 horas, com mediação de Juliana Podolan Martins, na sala 10. A mostra apresenta cerca de 100 objetos e utensílios indígenas vindos do Museu de Arte Indígena (MAI), situado em Clevelândia, no Paraná, e propõe um mergulho na história do Brasil, com foco na arte indígena brasileira.

Oficinas artísticas e visita mediada

Às 14h30 e às 16h30 serão realizadas oficinas de arte com Juliana Podolan Martins, intitulada “Vivenciando a Arte Indígena”, com construção de objetos. As oficinas acontecem no Espaço da Ação Educativa e têm capacidade para 60 pessoas.

Ainda no domingo, a partir das 15h, no subsolo do museu, há visita mediada sobre o Pátio das Esculturas e o acervo do MON, com o historiador do museu Ricardo Freire.

O público poderá conferir as exposições em cartaz: “Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa – José Bechara”, “Abraham Palatnik – a reinvenção da pintura”, “Heist Films Entertainment – Gustavo von Ha”, “O Muro”, “Revisitações Plásticas – Arte Mexicana”, “Plumária – Arte Maior do Indígena Brasileiro” Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”. Há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben.

Semana dos Museus

Com o tema “Museus: coleções criam conexões”, a 12.ª Semana de Museus busca ressaltar a importância das coleções e a sua valorização. “Desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam”, explica Angelo Oswaldo, presidente do Ibram.

O mote da edição 2014 da Semana de Museus segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

Serviço: 12.ª Semana de Museus

Data: 15/ 5 e 18/5, quinta e domingo

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR

Programação:

Dia 15/05, quinta-feira

19h

Palestra sobre a exposição “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”, com os curadores Felipe Scovino e Pieter Tjabbes

Mediação: Fernando Bini

Local: Miniauditório

Capacidade: 30 pessoas

Entrada gratuita

19h

Apresentação da peça “Piscina [….]”

Local: Espaço Araucária (Torre do Olho)

Ingressos à venda uma hora antes. Sujeito à lotação.

Capacidade: 30 pessoas

Após a apresentação da peça haverá um bate-papo sobre o tema “Arte Pública”

Dia 18/05, domingo, Dia Internacional dos Museus

Entrada gratuita durante todo o dia, das 10h às 18h

11h

Abertura da exposição “Plumária – Arte Maior do Indígena Brasileiro”

e visita mediada por Juliana Podolan Martins

Local: sala 10

14h30 e 16h

Oficina Vivenciando a Arte Indígena

Local: Espaço da Ação Educativa

Capacidade: 60 pessoas

15h

Visita mediada “O Pátio das Esculturas e o Acervo do MON”

Mediação: Ricardo Freire, historiador do MON

Local: Pátio das Esculturas

Marianna Camargo
Assessora de Comunicação
41 3350 4442
imprensa@mon.org.br


Um comentário

  1. Vigilante do Portão
    terça-feira, 13 de maio de 2014 – 2:12 hs

    Lembrando: Requião e seus seguidores, FORAM CONTRA A CONSTRUÇÃO DO MUSEU.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*