Mujica regulamenta maconha no Uruguai | Fábio Campana

Mujica regulamenta maconha no Uruguai

unnamed

Entrou em vigor ontem no Uruguai, a lei que regulamenta a produção, o comércio e o consumo da maconha no país, criando o primeiro mercado legal da droga no mundo.O presidente José Mujica assinou a nova lei. “Queremos dar um golpe no narcotráfico, tirando dele parte do mercado. Nenhum vício é bom, o único que sugiro aos jovens é o amor”, disse Mujica. As informações são do jornal Metro.

A lei entra em vigor quase seis meses após ser aprovada pelo parlamento uruguaio. Além de regulamentar o consumo, cria clubes para uso da droga e permite o cultivo de até seis plantas em casa. Como forma de evitar o “turismo” da maconha, apenas cidadãos ou residentes no Uruguai terão direito a adquirir até 40 gramas da erva por mês em farmácias comunitárias ou de primeira linha, segundo o Ministério de Saúde. Os usuários deverão se registrar. A maconha será plantada em áreas licenciadas pelo governo, em locais ainda não divulgados.

Pesquisas indicam que a maioria dos uruguaios se opõe ao plano, mas Mujica disse que o governo “tinha de tentar”. “Quero resgatar o direito da sociedade de experimentar. Sem isso, estaríamos presos em uma foto que nunca muda. Não há outra maneira de ser capaz de avançar”, disse.

Na segunda-feira, 5, o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas do país, JulioCalzada, disse que a regulamentação não é uma “iniciativa de exportação da proposta”, mas a “tentativa de um novo caminho” no combate ao narcotráfico. “Queremos que nos deixem experimentá-la, não a estamos exportando, não dissemos que outro país deve adotá-la”, declarou.

Um documento assinado por cinco prêmios Nobel, um ex-secretário de Estado dos EUA, dois ministros latino-americanos e outras personalidades pediu o fim da guerra contra as drogas em um relatório da London School of Economics publicado ontem. “É hora de acabar com a ‘guerra contra a droga’ e destinar os recursos em massa para políticas efetivas baseadas em evidências e apoiadas em análises econômicas rigorosas”, afirmam.


6 comentários

  1. Gladeson
    quinta-feira, 8 de maio de 2014 – 19:47 hs

    É um absurdo, por exemplo , eu adquiro a quantidade determinada como legal por lei, não uso, ou melhor não f”fumo” e vendo a minha parte, quem vai fiscalizar ?

  2. VERDADE
    quinta-feira, 8 de maio de 2014 – 20:35 hs

    Será que ele convidou o FHC para a cerimonia?

  3. Nobel Da Paz A Mujica
    quinta-feira, 8 de maio de 2014 – 21:35 hs

    braziu ziu ziu é campo de extermínio…
    terra de pseudospolíticos vigaristas e genicidas impunes…
    Viva o Uruguay. Viva o Povo Uruguaio.
    Nobel Da Paz Perpétuo a José Pepe Mujica,
    Pai Da Liberdade Nas Américas…!

  4. VISIONÁRIO
    sexta-feira, 9 de maio de 2014 – 5:51 hs

    O Uruguai é o retrato de Cuba, Venezuela e Bolívia. E os governan-
    tes são simplesmente irmãos da Dilma. O que o povo brasileiro faz
    questão de não enxergar é que a linha de atuação do PT no Brasil
    é o roubo e a implantação do socialismo fajuto !!!

  5. SEBASTIÃO
    sexta-feira, 9 de maio de 2014 – 9:31 hs

    LAMENTAVELMENTE,”A ERVA MALDITA”ESTÁ LIVRE NO URUGUAI.O PRESIDENTE TERIA MAIS AMOR NA JUVENTUDE SE NÃO LIBERASSE O USO DESTA MALDITA ERVA DO MAL,POIS PESQUISAS RECENTES ALERTAM O MAL QUE ISSO OCASIONA NA PESSOA QUE USA A MACONHA.APARTIR DE AGORA O URUGUAI NÃO SERÁ MAIS O MESMO,SÓ O TEMPO DIRÁ SE EU ESTOU ERRADO OU CERTO,VAMOS AGUARDAR….TIOW ISTO É REAL.

  6. Anônimo
    segunda-feira, 12 de maio de 2014 – 21:01 hs

    O Presidente do Uruguay, José Mujica, conversou com o colega americano Barack Obama no Salão Oval, em Washington. O presidente americano disse que Mujica “tem muita credibilidade no Mundo e é um líder para todo o Continente”.
    Obama contou brincando que Mujica lhe disse:
    – “Seus cabelos ficaram mais brancos ainda desde que nos encontramos pela última vez”.
    Mujica foi pedir ajuda para Educação, Ciência e Tecnologia. Mujica ainda disse:
    – “Nós temos que aprender Inglês e vocês, americanos, terão que falar Espanhol de qualquer jeito, porque a força das mulheres latinas é admirável e elas vão encher este País com pessoas que falem Espanhol e Português também’, mandou ver exemplarmente Mujica, com quase 80 anos de idade. Vergonha para os “mais novos”… …
    Linque completo em:

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/05/1453062-obama-recebe-presidente-do-uruguai-na-casa-branca.shtml

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*