De Vera Rosa, O Estado de S. Paulo:
Brasília – Em reunião ocorrida em Brasília na manhã desta terça-feira, 21, dirigentes do PT avisaram o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) que, se ele não renunciar ao mandato, será expulso do partido. Vargas resistiu e desafiou a cúpula petista. “Não renuncio. Agora vou até o fim e vou fazer o meu sucessor na vice-presidência da Câmara”, afirmou, numa referência ao deputado Luiz Sérgio (RJ).
O presidente do PT, Rui Falcão, disse a Vargas que as denúncias de irregularidades envolvendo o nome dele desgastam ainda mais a imagem do partido, já abalada com o escândalo do mensalão. “Você já deveria ter renunciado para evitar tudo isso”, afirmou Falcão, em tom duro.
A reunião, na sede do PT, foi marcada pela tensão. A portas fechadas, o presidente do PT pediu a Vargas que abra mão do mandato para não prejudicar o partido e as campanhas eleitorais de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo; de Gleisi Hoffmann à sucessão no Paraná e da própria presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.
Diante da resistência de Vargas – que levou para a reunião os deputados José Mentor (SP) e Luiz Sérgio (RJ) -, dirigentes petistas deixaram claro não haver dúvida sobre sua expulsão do PT, uma vez que o caso já está com a Comissão de Ética da legenda.
Vargas também é alvo de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que investiga suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suspeitas de lavagem de dinheiro e outros crimes.
“Nós sabemos que você não vai conseguir sustentar sua versão dos fatos no Conselho de Ética e no plenário da Câmara”, disse Falcão a Vargas. “Ele tem o direito de se defender e nós vamos ajudá-lo”, rebateu Mentor.
Nos bastidores do partido e do governo, Luiz Sérgio, Mentor e o deputado Cândido Vaccarezza (SP) são chamados de “tropa de choque” de Vargas.
Protelação. A pedido do deputado licenciado, o petista José Geraldo (PA) apresentou, na tarde desta terça, pedido de vista no processo disciplinar contra o ex-vice-presidente da Câmara. Com a manobra, ele conseguiu ganhar tempo e adiar a análise do caso para o dia 29.
Pressionado pelo PT e por ministros, Vargas só renunciou até agora à vice-presidência da Câmara. Integrante da corrente “Construindo um Novo Brasil”, majoritária no partido, ele está disposto a fazer de Luiz Sérgio o seu sucessor, desafiando o grupo de Rui Falcão, que prefere no cargo o deputado José Guimarães (PT-CE).
Ainda nesta terça, Falcão fará relato da conversa com Vargas à presidente Dilma, com quem se reunirá à noite, no Palácio da Alvorada, juntamente com outros coordenadores da campanha.
Para o líder do PT na Câmara, Vicente Paulo da Silva (SP), o Vicentinho, Vargas está cometendo um “grande erro” ao expor o partido, o governo e seus candidatos. “Ele vai ficar sangrando em praça pública”, disse Vicentinho, que também participou da reunião de hoje com Vargas. “Esperamos que ele volte atrás.”
9 comentários
Quem é o PT para cobrar ética do deputado André Vargas?
Se tem alguém que não esta envolvido com roubalheira e corrupção que atire a primeira pedra.
Vargas esta certo…
Porque eu?
Eu que fui fiel ao partido e que fiz o que fiz em consonância
com a decisão da cúpula e da base…
O PT não começou a sangrar ainda, vai começar a sangrar quando da instalação da CPI da Petrobras e na Copa do Mundo. O povo vai sair às ruas protestando pelos gastos e pelos super faturamentos. Bilhões perdidos por esse governo, incluindo mais de R$2 Bilhões em propaganda somente para enaltecer a atual Presidente..
A vida é assim mesmo. O partido do trambique expulsando o tram-
biqueiro e a vida continua…
Incrível como a sorte favorece a possibilidade de volta ao passado no Paraná !
Se alguém sabe, por favor me indique três novas lideranças promissoras, que empolguem e que possam representar uma esperança na política paranaense.
O PT está sangrando realmente. O André Vargas está peitando todo o partido, batendo de frente ate mesmo com o capitão-mor Lula. Segundo ele, ninguém no PT tem moral para exigir a sua renúncia. Pede com isso o apoio de todos para tentar livrar-se do processo de cassação. O desgaste do partido está evidente. Vai perdendo força até mesmo para a corrida a reeleição da Presidente Dilma. A oposição, fraca como sempre, agora está criando coragem de bater no PT do Lula. Até mesmo porque há 11 anos não fez oposição nenhuma. Limitou-se a ficar quietinha no seu canto, calada. Com o desgaste gerado pelo mensalão, Pasadena e André Vargas, estabeleceu-se um novo quadro a disputa presidencial. O apoio que o PT tinha, que engordava o rol dos aliados, está se desfazendo. Já é possível vislumbrar futuras mudanças no cenário político nacional. A manha do chorão André Vargas está mostrando ao Brasil o lado obscuro do PT. A casa caiu.
Está esperando o que ?
É mentiiiiirrrraaa!!!!.. como é mentira todo o PT.
Esse falcãozinho de araque diz isso para a imprensa e para os militontos com o intuito de “parecer” que tomará alguma atitude neste sentido. É o famoso blá-blá-blá petista.
Não expulsou a vereadora de Ponta Grossa que forjou seu próprio sequestro e mais grave ainda, não expulsou os guerrilheiros e mensaleiros Genuíno e Dirceu, que foram condenados em última instância criminal e que o estatuto da milícia prescreve que “será expulso aquele que for condenado pela justiça….”, e NÃO EXPULSARÁ ANDRÉ VARGAS!!!…
Por baixo dos panos, o PT passa a mão na cabeça do Vargas.
No final vão dizer que a viagem de Vargas no jatinho do doleiro é invenção da oposição e coisa da imprensa golpista e das pessoas que não querem ver o Brasil ir prá frente.
Nós sustentamos estes caras com os impostos pagos !
Sr. Andre Vatgas, só Deus é para sempre, o circo caiu na sua cabeça e vc. (palhaço) não se conforma !