Financiado por Dilma, porto no Uruguai prejudicará Paranaguá | Fábio Campana

Financiado por Dilma, porto no Uruguai prejudicará Paranaguá

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O financiamento por parte do BNDES do Porto das Rochas, um megaempreendimento no Uruguai, tem tudo para ser mais um duro golpe contra o Paraná, estado já fortemente prejudicado pelo descaso de ações do governo federal. Caso se concretize, a obra fará concorrência direta com portos da região Sul do Brasil, em especial o maior deles, Paranaguá, cuja capacidade seria metade do irmão uruguaio.

Enquanto Pepe Mujica, presidente uruguaio, comemora a notícia dando declarações de que 80% da construção será financiada pelo Brasil, a Secretaria dos Portos do governo federal garante tudo não passa de um apoio técnico. Em nota, o BNDES reiterou que não está analisando nenhum pedido de financiamento uruguaio. Até o momento, o Itamaraty não confirmou nem negou a informação.

Segundo a revista Amanhã, a ideia de um financiamento brasileiro para a construção do Porto das Rochas está sendo fortemente criticada pelo setor de logística. Mesmo um simples “apoio técnico” não é visto com bons olhos por dirigentes do setor, que vem sofrendo com a falta de um sistema de ramais aquaviários adequado, além de enfrentarem inúmeros obstáculos – impostos pelo próprio governo federal – de infraestrutura para a sua expansão.

“Existem questões técnicas e legais que estão trancando o processo de expansão. Faltam serviços de dragagem, os custos são elevados, existe muita burocracia. Enfim, uma montanha de problemas e o que nos aparece? Um porto que vai competir com os da região sul e sendo financiado pelo governo”, dispara Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

De acordo com Manteli, caso a construção do terminal de Rocha se confirme, não só Paranaguá (PR), mas também os portos de Itajaí (SC) e Rio Grande (RS) terão seu papel modificado na rota comercial internacional,

“A tendência é virarem apenas meros portos auxiliares, pois os navios de longo curso vão acabar aportando no terminal uruguaio. Afinal, estarão perto da África e da Ásia, onde há muito potencial de comércio”, prevê.


34 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 9:29 hs

    …enquanto se fazem portos pela aí, financiados com os impostos da brasileirada através do aparelhado BNDES, no Interior do Brasil, ainda funcionam dezenas de obsoletas balsas. Só no Paraná, umas tantas, como a do porto Euclides da Cunha que liga Terra Rica ao Oeste paulista, a do porto São José que liga o Paraná – município de São Pedro do Paraná a Bataiporã no Mato Grosso do Sul, a de Querência do Norte que liga a Navirai, via porto Caiuá, a de Japurá-São Carlos do Ivai e tem ainda uma ai pelo lado de Rosário do Ivai, região de Ivaiporã.
    É o ânus da tapir, como diria o cruzadista.

  2. Luigi Mereu Jr.
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 9:32 hs

    Mais uma notícia infundada. Na ância de criticar o governo federal os “jorlalixos” publicam inverdades.

  3. toninho
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 9:38 hs

    Manchete maldosa. Se a notícia diz que nem o BNDES está analisando qualquer operação, porque a manchete dá como financiado?

  4. Pato-branquense
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 10:18 hs

    PQP….se essa PTzada ajudasse um pouco o nosso País acho que a coisa melhoraria, né?

  5. tadeu rocha
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 10:27 hs

    SERÁ QUE A DILMA É BRASILEIRA, PREJUDICAR NOSSO PORTO DE PARANAGUÁ BRASILEIROS E BRASILEIRAS, ESTA CHEGANDO A HORA DE NÓS PASSAR LIMPO NOSSO BRASIL, E PRINCIPALMENTE O NORDESTE, NOS AJUDAR….CHEGA PETROBRAS CHEGA MENSALAO,,,CHEGA DE ROSEMERY… CHEGA DE DINHEIRO NA CUECA E CHEGA DE ETC,,,,,,,,MUDA BRASIL MUDA BRASIL

  6. Pedrita Bo
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 10:43 hs

    Esse seu Mujica é um belo esquerdista pilantra, que anda tamanco e sujo, com sempre fez desde os tempos de peleguismo, esse é outro que nunca trabalhou, sempre foi do sindicato. Agora pousa de bom senhor, humilde, etc. Um belo de um aproveitador, que com chapéu alheio quer fazer benesses para o seu povo. Pelas ultimas pesquisas no Uruguai, ele não se elege mais nem para chefe de quarteirão.
    O que nos espanta, são os brasileiros em redes sociais idolatrando este ancião esquerdista retrógrado que num fez e nada fará pelo Uruguai, somente foi eleito na onda do lulismo…
    Aliás, se olharmos para os lados, vemos a mesma desgraça em toda essa nossa américa latrina… Argentina na “m”, Paraguai… Equador… Venezuela… sem falar na narco-republiqueta da Bolivia….

  7. Mario Sergio Campelo Maranhão
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 11:19 hs

    Depois do Porto Cubano, agora nosso dinheiro vai financiar um super porto no Uruguai, onde os grandes navios irão descarregar do além mar , para transbordo cargas destinadas ao portos da região sul e sudeste, como Paranaguá, Itajaí, Navegantes, Rio Grande e Santos. Os citados portos necessitam de investimento federais para serem mais competitivos, entretanto nossa logística portuária fica abandonada em favor de investimentos em outros países.

  8. SOMBRA
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 12:56 hs

    Esta demais essa ajuda a outros países, o Brasil está ficando em 2 digo 3 digo acho em ultimo plano…

  9. Helena
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 13:53 hs

    Mais uma obra “maravilhosa” da Dilma, só que é em outro país!
    Deveria pedir votos dos cubanos e uruguaios, as eleições estão aí!!!
    Será que os eleitores paranaenses e brasileiros de Dilma estão acompanhando isso.
    Isso é muito mais que uma perseguição ao Governo do Paraná é um desrespeito e humilhação a todos os que residem e e amam o Paraná, e entre esses tem muitos eleitores de Dilma.
    ACORDE POVO DO PARANÁ, VAMOS RETRIBUIR ESSA TRAIÇÃO NAS URNAS, O VOTO É A ÚNICA ARMA QUE PODEMOS USAR – É UM ASSASSINATO DEMOCRATICAMENTE VÁLIDO E INIMPUTÁVEL!!!

  10. SYLVIO SEBASTIANI
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 14:14 hs

    A cidade de Rio Grande também tem Porto!

  11. aline
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 14:52 hs

    A maior concorrência com o Porto de Paranaguá será o Porto de Pontal, empreendimento privado articulado pelo Grupo JCR na Ponta do Poço em Pontal do Paraná. Além de um calado mais profundo (24m contra 12 em Pguá) e a posição privilegiada na barra da baía, estratégica para o pré-sal, conta com o apoio de todo um holding de empresas nacionais e estrangeiras que pretendem se instalar na região (Odebrecht, Subsea7, Melport, entre outras). O problema no momento é que o governo estadual recuou no ZEE que garantiria legalmente esta possibilidade; Estruturalmente também a região não tem condições de atender com educação, saúde, saneamento, habitação e ainda garantir a sustentabilidade ambiental e do turismo diante do grande contingente migratório que se deslocaria para a região visto que os empreendedores calculam em 50.000 o número de empregos que seriam gerados no condomínio portuário-industrial que pretendem.

  12. ATLETICANO
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 15:44 hs

    Até quando vamos aguentar isso? A DILMÁ agora quer fazer porto no Uruguai, quem sabe na Argentina, Chile no Paraguai (mas no Paraguai não tem orla marítima?) Mas no seu governo está cheio de gente comPeTente e eles darão um jeitinho.

  13. FUI !!!
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 16:42 hs

    Caso esta versão seja confirmada está na hora do Brasil dar o troco
    já para esta Presidenta que só fez maracutaias até hoje. O Paraná
    permanece na mira da Dilma e Gleisi como se fosse o inimigo núme-
    ro um, porem quando o assunto vira contra o Brasil o buraco é bem
    embaixo. Está na hora do povo manifestar este descontentamento
    contra este governo maldito !!!

  14. voto nulo
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 17:19 hs

    Aprendeu com o requião que foi o melhor “governador” de Santa Catarina. Ela será a melhor “presidenta” do Uruguai!

  15. Getulio Vargas
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 18:40 hs

    E os portos do Brasil excelência? Cuba e agora Uruguai! Será que o povo brasileiro é tão “cego” assim! Quanto foi investido em nossos portos?

  16. Moisés Fróes
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 18:56 hs

    Paranaenses, podem ficar sossegados: o Aécio vai ganhar para presidente e esse famigerado porto não vai ser financiado com o dinheiro do povo brasileiro e o nosso, paranaenses

  17. Renato Pereira
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 19:04 hs

    Primeiro foi a construção de um porto em Cuba, agora este no Uruguai, ambos os países de governos socialista/comunista, ainda que no Uruguai não haja uma ditadura. Será que este governo do PT vai ordenar a construção de um porto na Coréia do Norte também ?

  18. Povo
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 19:20 hs

    Essa nossa presidentA é uma anta mesmo, ela e a Barbi dão uma boa dupla de patetas, a Gorda e a Magra….

  19. Helena
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 21:47 hs

    mais uma grande obra, porém não para nós brasileiros… e o nosso Paraná fica vendo navios passarem e chegarem não no porto de Paranaguá onde precisa de grandes reformas e estruturas, mas no Uruguai.
    É simplesmente inacreditável que isso esteja acontecendo em pleno século XXl em nosso Brasil!!!

  20. Romão Miranda Vidal
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 22:18 hs

    A mais nova investida da Dona Dilma agora, é financiar a Marinha Boliviana, para aquisição de um porta-aviões, dois submarinos e um navio da classe – panamax -, pois Hermanos son Hermanos…

  21. Flávius
    sexta-feira, 25 de abril de 2014 – 22:50 hs

    PQP! É só isso que essa *#$%&?¨**¢£ faz! Caracas! Já num guento +!!!!
    Bando de dejeto humano!

  22. FUI !!!
    sábado, 26 de abril de 2014 – 6:28 hs

    O que os eleitores acéfalos vão decidir na próxima eleição presiden-
    cial ? Provavelmente reconduzir esta incopetente da Dilma de novo
    ao poder podre. Quanto dinheiro nosso já foi destinado para Cuba,
    Uruguai, Venezuela e tantos outros países e sem levar ainda em con-
    ta os bilhões gastos em maracutaias como a compra de Pasadena.
    Cada povo tem o governo que merece mas já está demais !!!

  23. Victor
    domingo, 27 de abril de 2014 – 3:10 hs

    Os empresários que trabalham diretamente no ramo portuário de Paranaguá e Itajaí já estão quebrados, sendo que a grande maioria dos empresários estão trabalhando com o saldo negativo, mais a ajuda da carga tributaria que está muito alta sendo 57% do lucro da empresa indo para impostos, ou seja, todos os empresários estão seguindo para o mesmo rumo… A falência, com a construção desse porto no Uruguai o movimento dos portos do sul do Brasil tende a reduzir assim como os serviços auxiliados pelas empresas tercerizadas. Portanto o futuro dos nossos empresários está certo… melhor fecharem suas empresas logo e investir em outros mercados pois a tendência é a falência com isso o desemprego voltará a assombrar os brasileiros..

  24. direto de Paranaguá
    segunda-feira, 28 de abril de 2014 – 21:19 hs

    Gostaria de só informar de que aqui no Paraná principalmente em Paranaguá … Esse PT nao ganha um voto se quer!! Estão acabando com oque é nosso do povo , enquanto investem em Países que não tem nada a ver com nós Brasileiros !! ta faltando tanta coisa nesse BRASIL oque mas falta é VERGONHA NA CARA

  25. coringaz
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:30 hs

    esta mulher maldita……… odeio dilma e o maldito pt… tomara que a ditadura militar volte

  26. coringaz
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:35 hs

    ditadura militar contra o pt terrorista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. coringaz
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:36 hs

    pt terrorista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. coringaz
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:37 hs

    pt corrupto!!!!!!!!!!!!

  29. coringaz
    quinta-feira, 23 de outubro de 2014 – 12:38 hs

    eu vou ser o primeiro a queimar a bandeira do pt quando este império porco cair, perante o militarismo!!!!!!!!

  30. Ricardo
    segunda-feira, 10 de novembro de 2014 – 17:34 hs

    MILITARES….. FAÇAM ALGUMA COISA POR FAVOR!!!!!

  31. terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 0:53 hs

    quem não entende do assunto não devia nem comentar, esse porto sera no Uruguai por que aqui o Status Quo não deixa fazer um Hub Port para receber os navios de quinta geração, (navios que carregam de 10.000 containers para cima), os “gersons” da privada atrasam o pais e vão levar uma boa invertida, que é o que eles merecem, nossos Portos são para navilzinho doas anos 70 que leva 1/5 dessa carga, nossos Portos não tem profundiade, não tem como operar, investidores de UE queriam ter feito um Hub Port aqui e não deixaram, eles não querem deixar construir para não concorrer com as carroças que nós temos, Santos, Rio, Vitória(Porto de brinquedo) e Itajai, um porto ridiculo num riachinho estreito, bem feito, avante Uruguai, a localização é exelente, quando estiver pronto todos os grandes navios porta containers vão escalar Rochas, aqui tende a ser só feeder, por que a privada atrasa o país…

  32. Daniele
    sábado, 31 de janeiro de 2015 – 13:25 hs

    Engraçado que qdo a notícia é favorável ao PT é verídica…. quando revela suas maracutaias, é falsa…. oooo petezada cega viu!

  33. quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 11:42 hs

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-financiara-80-da-construcao-de-porto-no-uruguai,1114045

    Os contratos celebrados pelo BNDES com outros países valem-se de contratos secretos. Aliás, não se divulgou também as reformas dos aeroportos em CUBA, isso foi noticiado somente pela imprensa de lá. O porto de Cuba, Hidrelétrica na Nicaragua, etc etc..

  34. Leitor
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 11:56 hs

    Espero que não seja financiado. Sou contra o desgoverno do PT, mas suas informações estão um tanto quanto controversas: Paranaguá o maior porto do Sul do Brasil? Maior em que? Será prejudicado sim, mas não vai nem se comparar aos prejuízos acumulados de SC. O complexo portuário da Foz do rio Itajaí é muito maior que o porto de Paranaguá inclusive em movimentação. É legal ver alguém defendendo sua terra, mas se sua matéria não retrata o que acontece, como deve ser tomada de base pra alguma coisa? Como dar relevância?

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