Nelson Motta, O Globo
E se a maioria do PMDB, movida não por ideologia ou algum propósito mais nobre, mas para sobreviver à voracidade predatória do PT e por oportunismo eleitoral, num eventual desgaste nas intenções de voto em Dilma e algum crescimento das candidaturas de oposição, decidir mudar de lado? Afinal, não é a perspectiva de poder que move os políticos?
Quem diria que o polêmico deputado Eduardo Cunha, odiado pelo governo e tantas vezes acusado de patifarias e fisiologismo, seria a esperança da oposição em uma eventual divisão do PMDB que poderia mudar os rumos da eleição e do Brasil?
A coisa está tão complicada que já não bastam ministérios para saciar o partido e há uma sensação de que agora seria tarde demais: o projeto petista de uma hegemonia absoluta no Congresso se tornou a maior ameaça à sobrevivência do PMDB. Ao tentar demonizar e isolar Cunha, Dilma acabou lhe dando mais poder e apoio da bancada.
Em um ano de Copa do Mundo, de grandes mobilizações populares e de incertezas na economia nacional e internacional, nunca na história deste país tantas variantes podem interferir no processo eleitoral. Até Eduardo Cunha, o fator C.
Além de ser, como o futebol, uma caixinha de surpresas, na política, o vilão de ontem pode ser o herói de hoje, dependendo dos ventos das mudanças. De governista radical, José Sarney passou para a oposição quando a ditadura começou a ruir, e acabou presidente.
O mesmo Sarney, que é atendido por Dilma e Lula em tudo que quer e retribui com a fidelidade do PMDB ao governo, é o símbolo das queixas dos liderados de Cunha, de que alguns caciques do PMDB têm cargos e poder, como Sarney e Renan, mas não o partido, que não participa das decisões de governo, é atropelado pelo PT nos estados e recebe migalhas do poder. Para eles, as eleições são locais, e as ameaças, reais.
Muitos agora estão se perguntando para que servem uma Vice-Presidência da República e meia dúzia de ministérios meio mequetrefes, diante dos 17 do PT e do seu rolo compressor na Esplanada trabalhando para se tornar hegemônico no próximo Congresso? E a campanha nem começou.
Nelson Motta é jornalista.
15 comentários
Os que mudarem de lado vão perder seus mandatos na próxima eleição.
Simples assim.
Mas Nelson não vê nesses que mudam de lado VORACIDADE.
Entendo.
O heroi do PIG é jefferson. Joaquim era só a ‘geni’. Enquanto era útil para a casa grande recebia afagos. Quando descoberto em suas CHICANAS foi jogado no LIXO como ele próprio havia mandado o jornalista.
Pois é.
Quero ver quem via ter CORAGEM de falar mal de LULA DILMA em eleição sabendo que perde voto.
Nem a oposição!
Serra e FH vivem jogando olhares para LULA/DILMA/PT o tempo inteiro.
Na falta do afago mandam espinhos quando deveriam mandar flores pois foi o PT quem salvou o menino REAL quem nem era dele.
Que comentário infeliz e escroto.
Típico de comunista que não quis morar em Cuba.
Pobre Salete…
Nelson Motta está certo em seu comentário. ** Abaixo, só delírio!
A milícia chamada PT quer tomar conta do congresso, assim como já tomou conta do STF, transformando-a na casa da mãe joana.
Quando a quadrilha petista for maioria no congresso, vão dar uma “banana” para o PMDB (partido de aluguel) e aí estes vão dizer: “que cobras ajudamos a criar”.
Neste ponto, já será tarde demais e o nosso querido país já será uma Venezuela ou estará no rumo desta.
O mesmo acontecerá com os militantes da milícia petista e dirão “meu Deus, o que fizemos”… Fomos burros em acreditar nestes quadrilheiros…..
Meu deus salete. volta pra salto do lontra cria.
Acredito que um tipo de mosca tse tse, tem picado o pessoal do PT e a Salete também foi contaminada com o sono do esquecimento e com a amnésia da realidade. Somente os petistas veem um Brasil que outros não conseguem enxergar, chegando ao desplante fanático de dizer que o PT salvou o Plano Real.
Leia o Testamento Político do Cardeal Richelieu, 1ª Edição Edipro, 1996, pag.95, para constatar que já na velha França já se sabia “O tempo,que é o pai de toda a corrupção, tendo tornado os costumes dos eclesiásticos diferentes daqueles que tinham fervor do seu primeiro zelo: é certo que em lugar do que, durante o curso de vários inocentes anos da igreja, nos quais o zelo dos prelados os tornavam tão severos na punição dos crimes quanto são presentemente covardes e negligentes…” ensinamento atualíssimo para os petralhas que de éticos, na oposição e criação do partido, no poder passaram à pratica nefasta da corrupção e salvaram não o Brasil, mas seus feudos e hoje posam e arrostam como a Salete a pretensão de serem imbatíveis na urnas. Dizer que quem falar mal do Lula ou da Dilma não se elegerá, é repetir o tom autoritário e despótico, da ditadura se espalhou a partir de Cuba e contaminou o populismo sul americano.
Me diga Salete, você acredita mesmo que quem disser que as falsas promessas petistas como a transposição do rio São Francisco, a quebra da Petrobras, a falência da saúde ou o regime de escravidão destes pobres médicos cubanos, vai perder votos?
Você então acha que esta certo deixar nossos portos a deriva e levar milhões, em contrato secreto, para construir porto em Cuba?
Em que mundo você esta para dizer tolices como estas o P T salvou o Plano Real? Esqueceu da historia real que o PT votou contra e que na campanha da Dilma ela dizia que era crime privatizar o PRE-SAL?
Nos revele o segredo, onde esta o trem-bala?
Onde estão localizados os 600 aeroportos da Dilma, quem sabe o avião da Malayzia Airlines não pousou num deles?
Nos poupe com teu fanatismo petista e procure dar uma mãozinha ao teu correligionário Gaievski, prefeito metido a comedor de meninas e assessor da Barbie ou do previdente Pizzolato, preso na Italia com dois passaportes falsos e bolsa forrada de euros, que começou a engendrar a fuga antes mesmo do governo da Dilma e agora foi pego gastando a bufunfa que levou para o exterior. Escreva em favor deles porque a situação esta complicada e dia menos dias toda a gangue dos cumpanheros vai estar na mesma. Veja que ate marchinha de carnaval fizeram sucesso falando mal da quadrilha…Veja.abril.com.br/blog/augusto-nuners/tag/Luiz-trevisani
O Real não é do FHC????, A Salete Cesconento como toda petista tirando o crédito dos outros. Ora, ora Salete vá se informar antes de vir falar besteira, afinal FHC era o MINISTRO da FAZENDA no governo ITAMAR, entendeu ou precisa desenhar??????
Fui condescendente com a cumpanhera presidenta porque a promessa dela seriam 800(oitocentos) novos
Aeroportos..,,e agora Salete , ano que
Vem, depois da eleição quando vier o aumento na fatura da energia elétrica os petralhas também vão pagar ou recorrer a São Pedro que nao mandou ter os reservatórios cheios?
O PT conseguiu não só envergonhar, mas também desestabilizar a classe trabalhadora a qual tanto dizia e diz representar. Simples, não voto em candidato nenhum que for do PT.
O PMDB, esta num baile à fantasia, quando tirá a mascará, surpresa, aí esta o PT novamente, quer seja a razão, por cargos políticos ou outro qualquer, menos o do povo !
PMDB, ainda lhe resta uma única chance, repouse, tome seus remédios conforme prescrição médica, e em pouco, mas muito pouco tempo, estará curado e livre desta virose tipo PT.
PMDB, se não se tratar, poderás ser seu fim !
Essa velha Salete é doente?
É o que parece
Hei Xisburgue !!!! Aqui em Salto do Lontra não. Não merecemos.
A Salete e o Silvetre são fakes, só pode…o que eles falam parece trolagem…eu não acredito num fanatismo cego desse jeito !! Só na coréia do norte e olhe lá !!
PAU NESSA PTzada
Fábio!
Gosto do menino Fábio o jovem JORNALISTA IDEALISTA que conheci em tempos passados. Ainda percebo nas entrelinhas o quanto te esforças para não escrever apenas para um partido.
Te agradeço por todas as vezes que nos ajudastes em várias causas.
SOMOS ETERNAMENTE GRATOS!
Mas considerando o nível dos comentários achamos por bem, eu e os líderes de periferia com quem trabalho, não postar mais nossas opiniões aqui na tua casa. Não vale a pena devido a falta de argumentos desses homens
Mulheres?
Só acredito que não seja CODInome se deram o verdadeiro nome.
Já os MACHUCADOS que me agridem tem seus motivos. Freud explica. Questão de tamanho. Na falta de argumentos pensam que vale ser FÁLICO!
Coitados!
Diminutos!