Ministro levou mulher em jato da FAB para Carnaval | Fábio Campana

Ministro levou mulher em jato da FAB para Carnaval

Com um mês à frente do Ministério da Saúde, Arthur Chioro levou sua mulher, Roseli Regis dos Reis, para o carnaval em três capitais no avião da FAB. “Fiz uma maratona de quatro dias a serviço do ministério em prol da prevenção da Aids, percorrendo os quatro maiores carnavais do país. Fiz questão de ter minha esposa ao meu lado para evitar qualquer situação de exposição indevida”, justificou Chioro para Andréia Sadi na Folha de S. Paulo deste sávado, 8.

O ministro se deslocou de São Paulo para Recife, Salvador e Rio de Janeiro. O decreto 4.244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”. O decreto não diz quem pode ou não viajar acompanhando as autoridades.


Na capital baiana, o casal foi ao badalado camarote Expresso 2222, comandado pelo ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e sua mulher, Flora Gil. O ministro também passou no camarote do governador Jaques Wagner (PT). No Rio, esteve no bloco Sargento Pimenta.

A assessoria de Chioro afirma que a mulher do ministro o acompanhou nos compromissos oficiais “sem qualquer custo adicional aos cofres públicos”. Segundo a pasta, os hotéis foram pagos com as diárias de R$ 2.541,88 recebidas pelo ministro.

Além da mulher, a comitiva oficial foi composta por assessores do gabinete do ministro e do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da pasta, totalizando 11 pessoas, segundo a previsão de passageiros registrada pelo site da FAB.

Na agenda oficial do ministro, porém, Roseli não aparece entre os integrantes da comitiva. No dia 1º, no trajeto de Recife para Salvador, a lista registra quatro assessores e um fotógrafo.

No dia seguinte, de Salvador para o Rio, uma assessora e um fotógrafo. Não há agenda na página do ministério para o dia de volta da comitiva, em 4 de março.

Quando assumiu o ministério, Chioro teve que se afastar de sua empresa de consultoria, que atuava na área de saúde e da qual ele era sócio-diretor desde 1997. Cedeu suas ações para a mulher, que é agora a sócia majoritária.

A carona a familiares em jato oficial tem precedentes. No Carnaval de 2013, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) levou a mulher, o filho e assessores para Cuba, onde ele teria compromissos oficiais.

A Comissão de Ética Pública arquivou o caso de Aldo sob o argumento de que a ida dos familiares não gerou gastos a mais para o governo, já que o ministro iria para Cuba de qualquer forma.

Mas a Comissão propôs alterações em decreto que estabelece normas para transporte de autoridades e de seus familiares na frota da FAB com o objetivo de regulamentar o ressarcimento para casos como esse.


11 comentários

  1. SYLVIO SEBASTIANI
    sábado, 8 de março de 2014 – 17:32 hs

    Fez as visitas no carnaval “em prol da prevenção da Aids”. Seria à serviço do Ministério da Saúde?
    Mas de camisa de Carnaval, toda colorida?

  2. sábado, 8 de março de 2014 – 18:18 hs

    BORIS CASOI,a palavra e sua, bando de vagabundos e incompetentes e irresponsáveis este povo do PT!!

  3. PATO
    sábado, 8 de março de 2014 – 18:26 hs

    Quero saber quais são as mentiras que Dilma vai contar hoje para as Mulheres.
    Ano passado, disse que a comida ía baixar, juros íam cair, que as 6.000 creches estariam prontas , né, dilmentira ?

    Qto ao Ministro Petralha, dizer o quê, se são todos uns fora da lei?

  4. MENSALEIRO JÚNIOR.
    sábado, 8 de março de 2014 – 18:51 hs

    ETA PAÍS DE MERDA ! AQUI MINISTRO BRINCA CARNAVAL COM A MULHER ,RECEBE DIÁRIA.E AINDA POR CIMA USA AVIÃO DA FAB. QUANDO SERÁ QUE OS GOVERNANTES VÃO TOMAR VERGONHA NA CARA ? OU SERIA O POVO QUE DEVERIA TOMAR VERGONHA E NÃO VOTAR MAIS EM NENHUM POLÍTICO DESSES QUE ESTÃO NO PODER,(DEPUTADOS,SENADORES,PRESIDENTE,E OUTROS GOVERNANTES.

  5. CRIME ELEITORAL
    sábado, 8 de março de 2014 – 20:06 hs

    O jornalista José Nêumanne Pinto deixa claro que a foto carnavalesca de Lula, Dilma ET caterva no Palácio da Alvorada mostra um crime eleitoral.

    http://www.youtube.com/watch?v=jcfMiaNfl2c

  6. sábado, 8 de março de 2014 – 23:38 hs

    É o fim da moralidade !
    Parabéns ao PT, que esta conseguindo destruir os valores da ética, moral, integridade, honestidade !
    Se é isto que queriam, conseguiram !
    Mas lembrem-se, terão de prestar contas pelos seus atos !
    Peço a Deus que tenha misericórdia do povo Brasileiro !

  7. FUI !!!
    domingo, 9 de março de 2014 – 6:02 hs

    Esta lambança de políticos usando o avião da FAB para assuntos
    particulares já virou piada. De Renan voando para implantar cabelos,
    outros políticos levando familiares para lazer e novamente este ba-
    baca do Chioro viajando para pular carnaval a título de “Prevenção
    da Aids”… este país virou um inferno mesmo. Como a Presidenta
    e curriola (aqui inclui-se todas as oposições que de oposição não
    tem nada e deveria ser chamado de Contemplação) faz de conta
    que nada acontece o Brasil está nas mãos de bandidos mesmo.
    Resta saber que rumo deveremos tomar daqui para frente já que a
    eleição já está definida a favor do PT… INFELIZMENTE.

  8. HENRY
    domingo, 9 de março de 2014 – 11:05 hs

    E VOCES ACHAM QUE ISSO CHEGA A SER NOVIDADE? AFINAL O (des) GOVERNO É DO pt.

  9. ze da botina
    domingo, 9 de março de 2014 – 12:35 hs

    OS PIERROS E AS COLOMBINAS DO PT BOLIVARIANO DO BRASIL, SE DIVERTIRAM A VONTADE NO CARNAVAL COM O DINHEIRO DO IMPOSTOS DO POVO BRASILEIRO, E AGORA QUANDO A IMPRENSA POR ELE PERSEGUIDORA, COBRA, ELES VEEM COM A MESMA CONVERSA DE QUE ESTAVAM A TRABALHO, O LULA LEVAVA A ROSIMERI TAMBÉM A TRABALHO AS CUSTAS DOS HERARIOS, E OS DISCURSOS DOS IMORAIS MENSALEIROS É SEMPRE AO MESMO, ESTAMOS TRABALHANDO PARA AFUNDAR O BRASIL, EM OUTRAS PALAVRAS, NOIS É NOIS E O RESTO QUE SE EXPLODA.

  10. Saul de Lima Brenzink
    segunda-feira, 10 de março de 2014 – 9:21 hs

    E a farra continua. Dinheiro público jogado no lixo. Foi mostrado no Fantástico a penúria de escolas públicas, principalmente no Norte e Nordeste do país. Enquanto isso, o Ministro, acompanhado da esposa, se diverte no carnaval as custas de dinheiro público. E notem que só em locais de grande tradição em carnavais. Gente, em avião da FAB. É ridículo. E os Ministros do STF não consideram quadrilha o bando que vem agindo assim há muito tempo.

  11. QUESTIONADOR
    terça-feira, 11 de março de 2014 – 13:05 hs

    -Dá-lhe bundalelê!!!!
    -É a festa com o dinheiro do povo e o pior utilizando equipamentos exclusivos das FA!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*