Exército apura denúncia de corrupção envolvendo oficiais | Fábio Campana

Exército apura denúncia de corrupção envolvendo oficiais

Militares estariam exigindo suborno de empresários que venceram licitações para fornecer equipamento à força terrestre

Da Veja:

Em junho do ano passado, a presidente Dilma Rousseff lançou um programa bilionário com o objetivo de modernizar o aparelho estatal e, de quebra, estimular a economia, que já caminhava a passos lentos àquela altura. Batizado de PAC Equipamentos, esse pacote previa a liberação de 8,4 bilhões de reais para a compra de materiais e maquinário pelos ministérios – incluindo a pasta da Defesa e as forças militares a ela vinculadas, sempre queixosas de um quadro de sucateamento a que estariam submetidas.

Ao contrário do que ocorre em outras modalidades do PAC, o novo projeto saiu do papel. Só o Exército gastou 1,8 bilhão de reais em caminhões, veículos blindados e até lançadores de mísseis. Mas, como é, infelizmente, praxe nas empreitadas civis, a corrupção parece ter encontrado uma brecha na esfera militar.

Oficiais do Exército estão sendo investigados por terem sido acusados de achacar empresários que venceram licitações para fornecer equipamento à força terrestre. Eles teriam exigido propina em troca da assinatura dos contratos. Reproduziram, assim, um modelo de desvio de verba pública que foi consagrado recentemente nos ministérios dos Transportes e do Trabalho. Resta saber se, como os ministros demitidos daquelas duas pastas, os oficiais corruptos serão responsabilizados. A presidente Dilma Rousseff já determinou a abertura de uma sindicância para apurar o caso, que está sendo investigado sigilosamente pelo alto-comando do Exército.


2 comentários

  1. Saul de Lima Brenzink
    sexta-feira, 7 de março de 2014 – 16:53 hs

    Detectaram a corrupção. É notória. Agora, achar que vão responsabilizar alguém é querer de mais. Como todo processo de corrupção ao final vai para o STF, onde estão aqueles Ministros bonzinhos, que contrariam as leis e o clamor público, e dissolvem todo o processo num simples “pito” e que não se repita. É uma vergonha o que este governo vem desviando de dinheiro público. Se for remexer vai feder mais ainda. Fica a pergunta, em qual Ministério não existe corrupção? Quem souber, responda.

  2. QUESTIONADOR
    terça-feira, 11 de março de 2014 – 13:28 hs

    -Até na esfera militar a corrupção alcançou!!!!
    -Resta saber se os responsáveis são filiados ao partido reinante, o que não causaria nenhum espanto!!!!
    -Para quem não quer acreditar, é o aparelhamento político da estrutura pública…como acontecia na Alemanha Nazista ou na antiga URSS!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*