Ramona Ordoñez e Nice de Paula, O Globo
As medidas anunciadas nesta quinta-feira pelo governo federal para socorrer o setor elétrico vão represar um aumento nas tarifas de energia para os consumidores de 24%, que será empurrado para o ano que vem. O gerente de Regulação da Safira, empresa de consultoria e comercializadora de energia, Fábio Cuberos, afirma que o reajuste terá que ocorrer, mesmo que de forma gradual:
— Apesar do financiamento dado agora para as distribuidoras, esses custos serão repassados para as tarifas em algum momento
Conforme cálculos feitos pela Safira, os custos no ano passado com o uso das térmicas e com a compra de energia pelas distribuidoras no mercado à vista — cerca de 3.500 Megawatts (MW) — , foram de R$ 9,6 bilhões e representaram um impacto nas tarifas de 8%. O governo tinha acertado que esse repasse seria feito em cinco anos a partir de 2014, o que acabou não acontecendo.
5 comentários
Dilma esconde aumento da luz de 2014
O governo federal convocou uma coletiva ontem para iludir a imprensa e os brasileiros. Escalado por Dilma Rousseff, o ministro Guido Mantega anunciou um pacote de bondades para o setor elétrico, afirmando que a conta do uso das térmicas neste ano só será repassada ao consumidor em 2015. Mas não falou nada e não apresentou nada para aliviar a conta do uso das térmicas em 2013, que será obrigatoriamente repassada aos brasileiros agora em 2014, conforme a data de reajuste de cada concessionária. Pela falta de planejamento do setor de energia, do qual a própria Dilma foi ministra no governo Lula, a estiagem já afetou os reservatórios das hidrelétricas no ano passado, obrigando o uso intenso de usinas térmicas, muito mais caras e mais poluentes. O uso das térmicas em 2013 vai cair na conta do consumidor ainda neste ano, com aumento de dois dígitos da tarifa da luz, mesmo com os anúncios de ontem.
Chama a Salete Cesconeto para reler esta noticia que foi publicada em 23/01/2013, sobre a demagogia petista, que a presidanta assim se gabava:
“BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira, em cadeia nacional de rádio e televisão, que as contas de luz das famílias brasileiras cairão 18% e as do setor produtivo (indústria, agricultura, comércio e serviços) até 32%, já a partir desta quarta-feira. Os percentuais são maiores do que ela divulgara em setembro, também em rede nacional, e o prazo para vigência da medida foi antecipado em 13 dias. Em setembro, ela anunciara redução de 16,2% nas tarifas residenciais e de até 28% na indústria. A pretensão do governo era adotar a medida a partir de 5 de fevereiro. Ontem, em tom enfático e desafiador, a presidente classificou de “sem fundamento” as previsões de que o governo não conseguiria reduzir as tarifas de energia e descartou qualquer risco de racionamento energético, afirmando que o sistema brasileiro é “um dos mais seguros do mundo”.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/reducao-da-conta-de-luz-vale-partir-desta-quinta-feira-diz-dilma-7381051#ixzz2w2MERPtx
© 1996 – 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
E agora, porque só depois da eleição o consumidor vai ter que enfrentar a mentira petista e mais este assalto ao seu bolso?
O povão eleitores do pt precisa saber disso.
A inflação vai voltar com força total.
Projeto petista acabar com tudo que o FHC deixou para nós de bom…
Não vão perguntar ao Tadeu Veneri?
Ele não vai apresentar “estudos” que indicam um reajuste…
Governo que “chuta” todas as previsões e depois empurra para o
povão pagar a conta é o mesmo que ir com a comitiva a um restau-
rante de luxo e deixar a conta para ser paga para uma mesa do vi-
nho que nem conhece. Esta é a realidade da Dilma… porem, se
a grande massa “acéfala” de eleitores conduzirem esta anta de no-
vo para a Presidencia o negócio é mudar para o primeiro mundo.