Aprovação ao governo Dilma caiu 7 pontos, diz pesquisa CNI/Ibope | Fábio Campana

Aprovação ao governo Dilma caiu 7 pontos, diz pesquisa CNI/Ibope

Do Uol:

O índice de aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu sete pontos percentuais, para 36%, de acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, divulgada na manhã desta quinta-feira (27). O levantamento revela a avaliação da população sobre o desempenho do governo federal e a atuação da presidente.

Na última pesquisa, divulgada em dezembro passado, 43% dos entrevistados consideravam o governo Dilma ótimo ou bom. Após a brusca queda na pesquisa de julho de 2013, feita após a onda de manifestações que tomou o país e a aprovação chegou a 31%, esta é a segunda queda na popularidade do governo na série histórica da pesquisa. Entre os entrevistados, o índice dos que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo aumentou de 20% para 27%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a aprovação à maneira de governar caiu de 56% para 51%. O índice de confiança na presidente caiu no limite da margem de erro, de 52% para 48%.

A pesquisa aponta que houve o descontentamento aumentou mais com relação às políticas econômicas, que tratam de inflação e desemprego. O percentual dos que desaprovam o combate à inflação apresentou aumento de 63% para 71%. Os entrevistados que desaprovam o combate ao desemprego subiu de 49% para 57%.

Ainda sobre a avaliação pessoal da presidente, o índice dos que desaprovam a maneira de governar subiu de 36% para 43%. A pesquisa aponta que a queda da aprovação foi mais intensa entre os entrevistados com renda familiar mais elevada (acima de cinco salários mínimos), entre os mais jovens (com 16 a 24 anos) e entre os residentes em municípios pequenos (com até 20 mil habitantes).

Segundo a pesquisa, em nenhuma das nove áreas de atuação avaliadas o percentual dos que aprovam supera o dos que desaprovam as ações do governo. São analisadas as áreas de educação, saúde, combate ao desemprego, segurança pública, combate á fome e à pobreza, meio ambiente, impostos, combate à inflação e taxa de juros.

Comparação com Lula

Na comparação com o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 46% dos entrevistados consideram os dois governos iguais. Os que consideram que o governo Dilma é pior que o de Lula aumentou de 34% para 42%, e o grupo dos que afirmam que o governo da ex-ministra de Lula é melhor oscilou de 14% para 11%, com variação dentro da margem de erro.

A percepção da população com relação à cobertura da imprensa sobre o governo Dilma também oscilou dentro da margem de erro. O índice dos que consideram as notícias favoráveis caiu de 19% para 15%, e dos que consideram as notícias desfavoráveis cresceu de 28% para 32%.

A pesquisa foi feita antes da eclosão da série de denúncias sobre a Petrobras, que deve culminar na abertura de uma CPI no Congresso.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 deste mês, para este levantamento. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número BR-00053/2014.


10 comentários

  1. Confiança no Brasil
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:02 hs

    Isto é, mais de 60% dos brasileiros estão de “saco cheio” (ou acordando) desse oba oba que virou o país.

  2. tadeu rocha
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:07 hs

    SETE PONTOS ELA CAIU, EU ACHO POUCO DEPOIS DE TODAS AS PALHAÇADA , É MENSALAO NAO DEU EM NADA, DINHEIRO NA CUECA, AGORA PETROBRAS, ELA PEDIU PARA OS DEP. SENADORES NAO APROVAREM A CPI, JA É DE MAIS, EU ACHO QUE POUCO A POUCO OS BRASILEIROS ESTAO ENTRANDO NA REAL…

  3. CURITIBANO ROXO
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:11 hs

    Ótimo !
    E o IBOPE, como vai explicar os seu índice de 43% de aprovação !!!!!!

  4. SOMBRA
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:46 hs

    E vai cair se o povo souber votar…

  5. quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:54 hs

    Porquê esse medo, pavor, horror da CPI não passa?!… “PASSADENA” que passa… ÔÔÔ se passa!… Alguém ainda duvida que esse dinheiro não foi parar na conta secreta do PARTIDÃO?!…

  6. quinta-feira, 27 de março de 2014 – 12:55 hs

    Porquê esse medo, pavor, horror da CPI não passa?!… “DÁ UMA PASSADENA” que passa… ÔÔÔ se passa!… Alguém ainda duvida que esse dinheiro não foi parar na conta secreta do PARTIDÃO?!…

  7. PÉ VERMELHO
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 14:33 hs

    Não se assanhem, o Ibope erra até boca de urna.
    Vejam isso:

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1457392&tit=MPF-identifica-13-atos-secretos-em-contratos-de-pedagio-no-Parana

  8. quinta-feira, 27 de março de 2014 – 15:49 hs

    ELA SENDO O MANDATÁRIO ( A)…MAIOR DA NAÇÃO DEVERIA MANDAR PRENDER IMEDIATAMENTE TODOS OS ENVOLVIDOS NA FRAUDE….E PONTO FINAL..QUEM NAO DEVE NAO TEME

  9. Analista
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 20:04 hs

    Quando os podres da Petrobras, dos Fundos de Pensão, das Ongs petistas vierem a tona e forem recordadas as promessas dos 800 aeroportos, do Trem Bala, da Transposição do São Francisco, daquele navio petroleiro que ela e Lula lançaram e depois de navegar 50kms encalhou, ela não chega no segundo turno…quem viver verá.

  10. silvajr
    quinta-feira, 27 de março de 2014 – 21:07 hs

    A pesquisa 2 em um . A parte q a Dilma cai saiu c destaque no JN. A parte q a Dilma Arrebenta foi omitida . Nem meia vírgula.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*