Vargas e a cotovelada virtual em Barbosa | Fábio Campana

Vargas e a cotovelada virtual em Barbosa

De Dida Sampaio e João Domingos, O Estado de S.Paulo:

BRASÍLIA – Vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR) sugeriu ontem durante uma troca de mensagens pelo celular enquanto participava da cerimônia de abertura do ano legislativo que gostaria de dar “uma cotovelada” no presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que estava ao seu lado naquele momento.

Na troca de mensagens, o interlocutor do petista pergunta: “Ele puxou conversa com você?”. Vargas responde: “Não”. A pessoa lhe responde: “E aí? Não vai quebrar o gelo não? Nem um Olá? Pergunta pra ele se vai assinar a prisão do j. paulo?”, numa alusão ao deputado condenado no julgamento do mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP), que aguarda mandado de prisão. Vargas responde: “Da uma cutovelada (sic)”. Procurado mais tarde pelo Estado, o deputado petista afirmou: “Não tenho nada a comentar, mas essa mensagem existe”.

Ainda na Mesa Diretora da Câmara, onde se realizava a cerimônia, Vargas fez questão de repetir por várias vezes o gesto feito pelo ex-ministro José Dirceu e pelo ex-deputado Jose Genoino (PT-SP) quando foram presos, em novembro, em decorrência do mensalão: braço erguido com o punho fechado.

Vargas afirma que fez o gesto como forma de mostrar solidariedade a todos eles, uma vez que considera que o julgamento foi de exceção. O deputado petista disse ainda que Barbosa age com “sadismo” e de forma perversa com João Paulo Cunha, cuja ordem de prisão não foi expedida, embora a execução de pena já tenha sido determinada. “Parece que ele (Barbosa) está se comportando de forma sádica. Num dia, deu uma sentença negativa aos recursos do João Paulo. Esperava-se que ele já decretasse a prisão. O João Paulo veio para se entregar eventualmente, já que não teria outra alternativa. E ele não deu. Saiu de férias. E lá, das férias, criticou os ministros que não o fizeram. Em minha opinião, ele age de forma perversa ao se comportar desta forma. Deixou o João Paulo durante todo o recesso esperando o pior. É lamentável que aconteça (a prisão), mas é inevitável”, disse.

Vargas não quis dizer se João Paulo deveria ou não ser cassado – três deputados condenados no mensalão renunciaram antes de ir para a prisão. “É uma decisão que vai ser da coletividade, do plenário. E com o voto aberto todo mundo vai saber o que cada um acha na hora de votar.”

Dentro do PT, Vargas é um dos principais defensores dos condenados no mensalão. Ele integra a mesma corrente interna dos condenados: a Construindo Um Novo Brasil (CNB), a mesma também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


22 comentários

  1. Gilvan
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 10:34 hs

    O ditado é velho mais ainda atual, “diga-me com quem andas que te direi quem és”. Quem defende bandido, bandido é!!

  2. juliano cordeiro
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 10:38 hs

    O DA LEI E OS FORA DA LEI.

    SERIA INTERESSANTE ANDrE VARGAS, EXPLICAR A LISTA DE DOADORES DE SUA CAMPANHA, A LISTA DE FUNCIONARIOS DAS UNIVERSIDADES..

  3. tadeu rocha
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 10:46 hs

    QUE VERGONHA DEP. ANDRE VARGAS PARA NOSSO PARANÁ E BRASIL. VOCE FAZENDO GESTO IGUAL ESSE MEMSALAO. QUE QUASE QUEBRARAM O BRASIL.

  4. Olavo Rohde
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:09 hs

    Novamente um PT mostra o que realmente são. Usam. abusam, corropem, só pensam em levar vantagens, principalmente financeiras e ainda se acham no
    direito de criticar uma decisão do STF E DA GRANDE MAIORIA DO POVO BRASILEIRO que condenaram os maus brasileiros, que desde que nasceram vem prejudicando o Brasil. OS PT SIM SÓ SABEM DAR COTOVELADAS.

  5. Observador
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:10 hs

    Será que esse Deputado faz de tudo para aparecer na mídia e ficar bem com o chefe deles?

  6. nico
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:19 hs

    Esse deputado e a realidade do Brasil, onde aqui se faz e não dá nada, roubar ou desviar dinheiro do povo ou seja de imposto, e a coisa mais legal do mundo, e ainda tem gente q ajuda a pagar a multa, ou seja esses mensaleiros estão acima da lei e o povo é otário. Esse país tinha q ser uma China onde corrupto vai pro fuzilamento, maldita hora q esse país foi colonizado por portugueses. Esse gesto desse deputado é um tapa na cara da sociedade brasileira que assiste a tudo calado, essa estátua da justiça, é cega, surda e muda. País dos bananas.

  7. Saul de Lima Brenzink
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:22 hs

    Infelizmente o ato desse deputado é extremamente ofensivo ao povo brasileiro. A cotovelada que desejaram ao Ministro Barbosa é aquele que seria dado no rosto de todos os brasileiros que clamam por justiça e paz. A única coisa que queremos é um Brasil melhor, com políticos honestos, pessoas de bem comprometidos com seus eleitores, com o país, estados e municípios. O que se apresenta ao nossos olhos é coisa de moleque que não tem programas, atitudes e nem moral para estar representando o povo. Com certeza também, esse não era o gesto que os que elegeram esse deputado esperavam. Pessoas de bem querem atitudes de bem. Sou de opinião que esse cidadão deveria responder pelo seu ato insano e até mesmo criminoso, pois desferir uma cotovelada contra outra pessoa trata-se de agressão física. Mesmo que tenha ficado somente na vontade e ameaça. Como membro da Câmara Federal deveria ter respeito por outras autoridades, principalmente por um membro da mais alta corte desse país. Péssimo exemplo.

  8. Vigilante do Portão
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:25 hs

    O Vargas é um exemplo de FALTA DE CARÁTER.

    No ato, Vargas representava a Câmara.

    É bem a cara da mediocridade do nosso Parlamento.

  9. SYLVIO SEBASTIANI
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:32 hs

    O deputado federal André Vargas, do PT é um bom imitador, apresentando esse punho fechado ou ele está também indo para a Penitenciária?

  10. terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:35 hs

    Tem certos deputados que não tem vergonha na cara e nem sequer educação. Na mesa diretora da Câmara dos Deputados o “deputado (que ama os mensaleiros) sendo o Vice Presidente num gesto de desrespeito e sem pudor algum levantou a mão em sinal de solidariedade aos “bravos heróis mensaleiros”. Com essa atitude tresloucada desrespeitou não somente a Câmara dos Deputados (mais conhecida como como
    Casa de Tolerância) mas também o Poder Judiciário, na pessoa do Ministro Joaquim Barbosa. E o que é o pior foi o mesmo ter se gabado de um ato insano. Como podemos ter pessoas despreparadas neste País e que conseguem se eleger.Isto é típico de pessoas que não tem moral, cultura, educação.e bom senso.O desrespeito é tão grande, e o que fazem os outros deputados que nem sequer chamaram a atenção desse politiqueiro? Em casa embora não gostemos de determinadas pessoas, mas se nos visitam temos que recebê-los com o devido respeito (para sermos respeitados) com educação e gentileza como manda o protocolo.

  11. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:37 hs

    Como no filme do Peter Sellers, onde o dr. Strangelove não conseguia conter o seu próprio braço mecânico, que insista em fazer a saudação nazista, os lulopetistas também não conseguem controlar os seus braços na saudação comunista.

  12. Escritor
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 11:44 hs

    PATÉTICO COMO SEMPRE

    O deputado patético Vargas, envergonhou nosso estado para o Brasil todo. O que ele e sua corja de petistas acham de engraçado, o Brasil se enoja e acha-os ridículos. Tem muita gente de bem ainda no PT< mas me parece que em minoria e ocultos de vergonha de acontecimentos como esse.
    Até quando lo PT vai desafiar a lei, fazer de conta que os bandidos presos são inocentes, e fazer de conta que a sociedade os apoia?
    Se existissem em maioria mentes pensantes neste partido, eles estariam tentando se reorganizar e mostrar a sociedade que noa compactuam com erros. Mas ao contrário, tentam ridicularizar o Supremo, a mais importante instituição do país.

    O senhor André vargas, prestou um grande serviço a democracia ontem. Se todo bandido presos pedir a um amigo para ridicularizar o Supremo como ele fez ontem, voltaremos ao estado de anarquia.

    É esse o candidato ao senado que o PT terá nas próximas eleições?
    Álvaro Dias deve estar pulando de alegria….
    É esse o cara que vai ajudar a Gleise a ser governadora?
    Nem preciso comentar.
    Beto, nem desocupe seu armário ai no Governo, essa vai ser de goleada…

  13. Luis Carlos Break
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 13:20 hs

    Boechat caprichou

    Vargas é moloque e pit bul
    de torcida, afirma Boechat

    Não sobrou adjetivo sobre adjetivo no comentário de Ricardo Boechat, hoje pela manhã na Band News, quando tratou do gesto do vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), que provocou o presidente do STF, Joaquim Barbosa. “Foi uma atitude bastante moloque, de provocações, dignas de Pit Bull de torcida organizada”, disse Boechat. “Ficou jogando para as câmeras, esmigalhando moscas, depois botou no twiiter: gostaria de dar uma cotovelada nele. Não deu, por que, machão?”, cobrou o jornalista.
    Boechat comparou Vargas ao personagem “El Macho”, do filme Meu Malvado Favorito. “É um rebelde sem calças. Foi uma mera provocação, mera bandalheira. Você quer dar uma cotovelada no Joaquim Barbosa? É macho suficiente para isso? Por que, não deu? Estava do lado dele”, disse. “Uma cena lamentável. É uma vergonha. Jogo de cena para encobrir a bandalheira na República. Os reis estão nus. Eles não são isso que dizem que eles são”, completou.

  14. Anônimo
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 14:56 hs

    Como todos os petistas não sabe falar, nem escrever português direito.

  15. Antonio Jose Esper
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 19:03 hs

    que cena triste e repugnante

  16. Moisés Fróes
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 19:37 hs

    André Vargas, corruPTista mensaleiro, cuidado ao passar por Apucarana-PR, você levar a tal cotovelada.
    A história do seu assessor em Londrina, conta para o povo paranaense.
    Retire as suas fotos de Apucarana, além de emporcalhar a cidade também está nos envergonhando,
    Fora PT, fora André Vargas.

  17. Sociedade Responde
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 20:09 hs

    É assim que se constrói um novo Brasil, pisando nas instituições? Constrói-se um novo Brasil com bons políticos, representantes à altura da expectativa do cidadão-eleitor que os paga, regiamente, para legislar em prol de uma melhor qualidade de vida para todos.

    A defesa de Vargas, se nota, é mesquinha, só pensa em salvar a cara – e o bolso – dos companheiros, em nenhum momento se preocupa com a imagem da Câmara dos Deputados, e dele próprio, na qualidade de vice-presidente daquela Casa de Leis. Um cargo dessa envergadura não é para qualquer um.

    Então porque ele está lá, diriam os mais afoitos? Simplesmente porque, lamentavelmente, o Congresso Nacional, de modo geral, nos últimos anos, tornou-se uma colcha de retalhos, em que todos costuram pelo mesmo viés da conveniência, do conchavo, do ajuntamento de interesses – que nem sempre é a prioridade do cidadão-eleitor –, criando a tal base, ora aliada, ora alugada e salve-se quem puder.

    O desrespeito do nobre deputado com a instituição Supremo Tribunal Federal é de uma estupidez cavalar. Todos os sentenciados não foram condenados por apenas um ministro, Joaquim Barbosa. Portanto, a sentença é do colegiado. Ou seja: de todos os ministros da Suprema Corte.

    Mas, a ordem é inverter o foco. Os condenados aos olhos de Vargas são inocentes. E a culpa não é dos ministros do STF, mas tão-somente de Joaquim Barbosa que juntamente com os demais, não aceitou a ética invertida de homens públicos que deveriam estar acima de qualquer suspeita.

    Triste, realmente, ver no Congresso da República, notórios homens públicos cuja mente é um vasto campo onde a estupidez galopa.

  18. ze da botina
    terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 – 23:26 hs

    O DESRESPEITO DESTE PURIA, COM AS INSTITUIÇÕES DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, POIS ESTE É AINDA O NOME DE NOSSO PAÍS, O DEP ANDRÉ VARGAS ALI, NA ABERTURA DOS TRABALHOS, NÃO ERA PRESIDENTE DO PT E SIM DA INSTITUIÇÃO CAMARA FEDERAL, PARTE DO PODER LEGISLATIVO BRASILEIRO, O DESEMBARGADOR DO STF JOAQUIM BARBOSA, REPRESENTAVA OUTRO PODER DA REPUBLICA, ASSIM COMO A DILMA REPRESENTA O PODER EXECUTIVO, A FALTA DE DECORO DESTE PARLAMENTAR, AO ERGUER O PUNHO, NO SIMBOLISMO DA LUTA CORRUPTA DOS PETISTAS MENSALEIROS, FOI UM ATO DE DESRESPEITO DE UM PODER PARA COM O OUTROS. NÓS BRASILEIROS NÃO PODEMOS PERMITIR, NEM ACEITAR ATITUDES ANTI DEMOCRATICAS E DESRESPEITOSAS COMO ESTA, O MENSALÃO JÁ FOI UMA DESMONSTRAÇÃO DE QUE O PT NÃO RESPEITA OS DEMAIS PODERES, AO SUBSERVIR-SE DA CAMARA DOS DEPUTADOS ATRAVÉS DO MENSALÇAO PARA MANIPULAR OS VOTOS DOS MENSALEIROS, O LOVAVEL PRESIDENTE DO STF, FEZ O Q ELES DO PT DEVERIAM FAZER, RESPEITAR E PRATICAR A LEI, O QUE FOI SEMPRE A LUTA CONTRA A DITADURA QUE DESREPEITAVA AS LEIS. É REPUGNANTE A ATITUDE DESDE DEPUTADO QUE NÃO REPRESENTA O POVO DO PARANÁ. FORA ANDRÉ VARGAS.

  19. Darcy Machiavelli
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 9:22 hs

    DÁ PRÁ SE VER PRÁ ONDE IREMOS CASO O PT CONSIGA O SEU SONHO, ISSO É, SE PERPETUAR NO PODER.
    A ALEMANHA NAZISTA COMEÇOU ASSIM, POIS SEMPRE EXISTE AQUELES QUE ESPERAM COM A BOCA ABERTA PARA SE APROVEITAREM DA SITUAÇÃO. INFELIZMENTE AINDA TEMOS MUITOS ELEITORES QUE TROCAM SEU VOTO ATÉ POR UMA CASA DE BANANA NÃO VENDO O MAL QUE ESTÃO FAZENDO PARA SEUS PRÓPRIOS FILHOS. NÃO SEI QUANDO, MAS TENHO ESPERANÇA QUE ANTES DE MORRER AINDA VEREI AS COISAS SE MODIFICAREM PARA MELHOR, MAS PARA ISSO REZEMOS QUE VENHAM POR AÍ MAIS ALGUMAS CENTENAS DE JOAQUINS BARBOSA, POIS SÓ ELES DARÃO UMA REVIRAVOLTA NESTE NOSSO QUERIDO E MALTRATADO BRASIL.

  20. Confiança no Brasil
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 9:59 hs

    Pobre Brasil. E figuras como esse sujeito tem influência direta nas decisões sobre o país. Triste isso !

  21. Helena
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 10:53 hs

    Numa reunião com esse parlamentar, EU critiquei o VETO do ex- presidente LULA dos 16% que o Congresso Nacional aprovou para os aposentados do INSS, este parlamentar se colocou contra os aposentados e defendendo o ex-presidente.
    Se o seu salário fosse igual ao dos aposentados defasados, tenho certeza que seria favorável.
    A partir desse dia deixei o PT porque descobri a sua verdadeira “ideologia”
    EGOÍSMO E DESRESPEITO AOS QUE CONSTRUÍRAM ESSE PAÍS.

  22. pelasso
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 19:19 hs

    ESSE ANDRE VARGAS TINHA QUE SER PRESO! UMA HORA A CASA CAI…………..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*