CURITIBA – Dividida, a Fifa anuncia nesta terça-feira se mantém ou não a Arena da Baixada na Copa do Mundo. A decisão passa por uma queda de braço entre as alas técnica e política da entidade. Alguns técnicos querem a exclusão. Os políticos relutam por conta do arranhão ainda maior que a Fifa terá, embora estejam insatisfeitos com o grande atraso nas obras.
Nesta terça, haverá a vistoria final da arena, a partir das 11 horas. Pela Fifa, estarão presentes os consultores Charles Botta – que tem enviado relatórios diários sobre o andamento da obra ao secretário-geral, Jérôme Valcke – e Carlos de la Corte. Representantes do COL, da prefeitura de Curitiba, governos paranaense e federal também irão à Baixada.
A vistoria será determinante e a decisão será anunciada por Valcke às 15 horas, no seminário das seleções em Florianópolis. E o fato de representantes de Curitiba terem sido convidados para o anúncio é considerado pelos paranaenses um bom sinal.
Nesta terça também será discutida a viabilidade financeira da obra. O BNDES já deu sinal verde a um empréstimo de R$ 250 milhões ao governo paranaense, dos quais R$ 65 milhões serão destinados à arena. Mas esse dinheiro só vai ser liberado se o estádio for mantido pela Fifa na Copa.
Na segunda-feira, o ritmo de trabalho na Baixada era acelerado. Das exigências feitas pela Fifa em 21 de janeiro para salvar a arena da degola, a cobertura e os acessos aos vestiários estavam sendo finalizados. Mais de 15 mil cadeiras já estão instaladas (o pedido foi 10 mil) e o gramado, já colocado, está sendo irrigado. O número de operários subiu de 980 para 1.200 e a expectativa na segunda era de que nesta terça chegue a 1.380.
Mesmo assim há apreensão em Curitiba, principalmente depois que começaram a pipocar informações tirando a Baixada da Copa. “São boatos. Eu liguei para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para o Baka (Ricardo Trade, chefe de operações do COL) e eles disseram que não tem nada. E o Valcke também falou isso”, disse o secretário municipal da Copa de Curitiba, Reginaldo Cordeiro. “Estou otimista, estamos cumprindo o acordado com a Fifa.”
O secretário-geral, de fato, disse que somente nesta terça-feira haverá a decisão sobre a arena. “Temos um time técnico que vai até Curitiba amanhã (terça) e então vamos dar a resposta final. Haverá pessoas que vão lá amanhã para apresentar um relatório final”, disse, em Brasília.
4 comentários
Podem apostar, agora são 10:30 da manhã, a Copa sai em Curitiba! Essa onda é marketing politico
O rei está nu!!!!? Acostumados a nos iludirmos com a marquetagem política que transformou Curitiba numa espécie de Xanadu, impecável, perfeita, infalível como o papa, sede de todas das virtudes urbanas do universo, vemos agora que nunca ninguém teve coragem de dizer: Curitiba está nua!!!!? A Fifa teve coragem de dizer para desilusão dos iludidos.
FIFA, pior que a máfia Italiana. A eles que interessa a Copa no Brasil e ao PT, partido do fascista Lula, o câncer do Brasil.
Mesmo que a FIFA decida manter Curitiba no rol da Copa do Mundo
já se comprovou que o Brasil não possui infraestrutura nem cultura
para sediar um evento de tal magnitude. Quando no governo do
Lula se alardeou que o Brasil sediaria a Copa do Mundo e as Olim-
píadas eu escrevi que seria uma grande burrice. Isto porque estes
acontecimentos só poderiam ocorrer em país sério mesmo que seja
considerado do terceiro mundo. Vejo com tristeza a Arena da Baixa-
da sendo revirada por dentro e por fora com obras no corre corre,
pressão da FIFA para ver se conclui a obra (estão corretíssimos) e
a mobilidade urbana no marco zero. A Copa será em junho !!??
Chega de vergonha !!!!!!!!! esta Copa só encheu o bolso dos po-
líticos e empreiteiras…