Dilma tenta aplicar novo aumento da luz | Fábio Campana

Dilma tenta aplicar novo aumento da luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica propôs hoje um aumento de 4,6% na conta da luz. Caso aprovado, o aumento só virá para o consumidor na data base da sua companhia de luz, que é diferente em cada Estado. Por exemplo, o reajuste da Cemig é em abril, o da Copel, em junho, o da Eletropaulo é em julho. Acontece que estes 4,6% são apenas uma parte do reajuste da tarifa de energia, para cobrir o rombo de R$ 5,6 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético, um fundo federal usado para investimentos, subsídios e fontes alternativas de energia.

No cálculo do reajuste anual das empresas terão que entrar ainda outros fatores do custo de energia, em especial o do uso de usinas térmicas em 2013, que têm custo maior. Dessa forma, o reajuste nos Estados facilmente vai passar de dois dígitos. Mas ao aprovar os 4,6% agora, fica parecendo que a proposta da Aneel, que joga junto com o Ministério das Minas e Energia, é de um aumento pequeno. Ou seja, a população fica com estes 4,6% na cabeça, mas quando a sua concessionária no Estado fizer o reajuste anual o valor pode passar do triplo desse número.


15 comentários

  1. JÁ ERA...
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 9:02 hs

    Prega o aumento na tigrada Dona Dilma. O que não aumenta neste
    país é sòmente o salário. Façam os cálculos para verificarem que
    TUDO SUBIU ABSURDAMENTE depois deste governo maldito do
    PT. O que não poderia sofrer aumento de jeito nenhum seriam os me-
    dicamentos e alimentação. O quesito medicamento já subiu aproxi-
    madamente 200 % nestes dois anos. Pode !?
    A alimentação nem se fala. O negócio é o cara viver de água. E a
    água está com racionamento… então viva de ar. Por enquanto…

  2. tadeu rocha
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 9:08 hs

    veja só BRASILEIROS E BRASILEIRAS, A LUZ NAO IA ABAIXAR A LUZ NAO IA FICAR UMA MARAVILHA PARA OS BRASILEIROS ALGUNS DEP. DO PARANÁ DO PT , ATÉ FALARAM QUE OUTROS PARTIDOS ESTAVAM COM INVEJA O QUE A DILMA IA FAZER SOBRE A LUZ, VAMOS PARAR DE SER OTARIOS , CHEGA DE TANTAS MENTIRAS, E O NORDESTE QUE NOS AJUDE DE TANTAS MENTIRAS QUE ELES FALAM, LIGA-SE NORDESTE, CHEGA DE ACREDITAR EM MENTIRAS.

  3. PEDROCA DO SUDOESTE
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 9:29 hs

    Se a minha memória ainda funciona há um ano,a nobre Presidenta veio a TV em cadeia de rádio e TV anunciar redução da tarifa de energia,creio que uns três meses ocorreu a redução,depois tudo voltou ao normal.Nos enganou.E agora,como estão obtendo energia através das termoelétricas,vem o aumento,isso com certeza ELA não vai a TV contar,o aumento vem bem discreto.Outra coisa,o tal APAGÃO que nunca mais que ela apregoou há 10 anos,está mordendo a língua,pois quase todos os dias estão ocorrendo,não possuem mais desculpas,daqui uns dias será a mijada dos cães no poste,como se fala aqui no interior.

  4. Paulo
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 9:49 hs

    Pode aumentar à vontade, o povinho gostcha!!! Porém, todavia, no entanto…EXIGIMOS que ela convoque rede nacional de rádio e televisão para anunciar o AUMENTO!!!!!

  5. Saul de Lima Brenzink
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 10:10 hs

    É fácil governar assim. Quando o orçamento público estoura é o bolso do cidadão que paga a conta. Mais uma vez está provado que o governo do PT, que para alguns abobados colegas da companheirada é melhor da história do Brasil, está afundando cada vez mais a já debilitada economia do país. E lá vai a dita classe média, que no Brasil só existe para alimentar as estatísticas do governo pois está cada vez mais pobre, ter o seu parcos recursos cobrir o rombo de caixa o governo. Nunca antes na história deste país o brasileiro está sendo tão explorado e penalizado como no atual momento. E tem uns loucos que querem conceder mais uma reeleição ao PT. Se eleito, nos próximos quatros a classe média vai morar embaixo da ponte. Querem pagar para ver?

  6. Saul de Lima Brenzink
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 10:13 hs

    Se não for assim como é que vão poder pagar as contas do turismo governamental? Hotéis de primeira na Europa custam caro, que dirá a comida? Vamos lá pessoal, ajudar o governo a manter as usas mordomias.

  7. carlos rocha
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 10:37 hs

    PÔ A PRESIDENTA TÁ MANDANDO O POVO PRA AQUELE LUGAR?

  8. OCIMAR
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 11:46 hs

    ENQUANTO OS OTÁRIOS VOTAREM NA QUADRILHA CORRU=PT=ISTA NESSA REPUBLIQUETA DE QUINTA CLASSE,A ENGANAÇÃO VAI EXISTIR SEMPRE.

  9. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 12:33 hs

    -Como sempre a “grande estadista onipotente e onipresente” engana a população de forma escancarada e sempre com meias verdades(que também são meias mentiras), ao anunciar redução nas tarifas de energia elétrica…como diz o slogan:
    TUDO PELA METADE DO DOBRO!!!!

  10. SOMBRA
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 14:49 hs

    As eleições estão chegando….

  11. ANTI PT
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 15:21 hs

    Tem que explicar também ao povo brasileiro o abandono na saúde, na segurança pública. tenta explicar o porque do dinheiro jogado no lixo (Construção de de Estádios) para a Copa por bel prazer do Fascista Lula da Silva. Tenta explicar o que vem acontecendo com a Democracia no Brasil DILMÃO, explica sem enrolar.

  12. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 16:15 hs

    Não acredito nesse blogue do Fábio Campana. Só acredito nessa notícia se ela for dada pela presidentE, através de rede nacional de televisão, como o foi o do desconto. E que ela meta o pau novamente nas concessionárias dos governos que não aderiram – nos estados dos tucanalhas, como dizem os seus asseclas, culpando-os pelo apagão.

    Cadê Sérgio Silvestre e os petezinhos amestrados?

  13. LENZA TOLEDO
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 – 17:46 hs

    Onde estão os deputados e senadores do Brasil em favor dos brasileiros?

  14. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 – 10:45 hs

    A brasileirada está ansiosa para revê-la – maquiagem caprichada ( três mil a visita do cabeleireiro ), sem as olheiras de Lisboa, blusa pink – anunciando, em rede nacional, o reajuste para mais, das tarifas de energia elétrica.

    E para nos dizer que o desconto dado ano passado tinha prazo de validade.

    Para explicar o apagão, já que não foi por causa de investimento, por causa de tombo de torre, por causa de raio, vai dizer que foi porque acabou a luz. E pronto!

  15. ANTI FASCISTAS
    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 – 14:21 hs

    Aumento na conta da Lúz
    aumento na conta d´’ água
    aumentou o feijão
    aumentou o pãozinho
    aumentou a carne
    aumento nos impostos
    aumentou no plano de saúde
    aumento nos remédios
    aumento, aumento, aumento.
    SÓ não aumentou a vergonha na cara dos Petistas.
    Este é o desgoverno da DILMASAURO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*