Dilma despenca até 13 pontos no Ibope | Fábio Campana

Dilma despenca até
13 pontos no Ibope

Pesquisa indica que metade dos brasileiros
não confia na presidente Dilma Rousseff

A avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu até 13 pontos conforme pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 22, pelo jornal “Estado de S. Paulo”. No geral, entre “bom” e “ótimo”, a avaliação do governo Dilma diminuiu de 43% para 39% entre dezembro e fevereiro. A maior queda ocorreu no Norte/Centro Oeste (de 45% para 32%). No Sudeste, a taxa foi de 38% para 33%, nas regiões Nordeste (52% para 51%) e Sul (46% para 44%).

Com esse refluxo, a avaliação positiva do governo voltou aos níveis observados entre agosto e novembro, quando oscilou entre 37% e 39%. Antes disso, a taxa havia sofrido um tombo, passando de 55% em pesquisa Ibope de junho para 31% em julho. Entre esses dois levantamentos ocorreu a massificação dos protestos de rua nas principais cidades do País.

Além de avaliar o governo como um todo, o Ibope pesquisou também a opinião dos brasileiros sobre o desempenho pessoal de Dilma na Presidência. Sua conduta é aprovada por 55% e desaprovada por 41%. Em dezembro, a taxa de aprovação era de 56%.

Não confia – O percentual dos eleitores que confiam na presidente também pouco se altera: 50%, contra 52% em dezembro. Os que não confiam na petista agora representam 45% da população, quatro pontos percentuais a mais em relação à última pesquisa.

Na divisão do eleitorado por escolaridade, a queda na aprovação se concentrou na faixa com curso superior (de 35% para 26%). No outro extremo, entre os que estudaram até a 4.ª série, a variação foi de 54% para 50%. A pesquisa revela ainda que, quanto mais jovens os eleitores, mais eles são críticos em relação ao governo. Entre aqueles com menos de 25 anos, a aprovação à gestão da presidente é de apenas 35%. Entre os que têm 55 anos ou mais, a taxa chega a 45%.

O governo é mais bem avaliado nos municípios menores. A aprovação é de 52% nas cidades de até 20 mil habitantes e de 36% nas que abrigam mais de 100 mil moradores. Nas capitais, palco principal das manifestações do ano passado, apenas 35% veem o governo como ótimo ou bom. No interior, a taxa sobe para 42%.

O levantamento do Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 141 cidades. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, a aprovação ao governo pode estar entre 37% e 41%. No levantamento anterior, de dezembro, poderia se situar entre 41% e 45%.


9 comentários

  1. sábado, 22 de fevereiro de 2014 – 16:10 hs

    Posso estar enganado mas até no NORDESTE a aprovação dela é muito maior do q está aí. Tenho contato gente de todo NORTE e NORDESTE. A coisa tá feia. JÁ PERDEU! AMÉM!

  2. salete cesconento de arruda
    sábado, 22 de fevereiro de 2014 – 20:44 hs

    Hahahahaha
    E ganha no primeiro turno!
    Já pensou depois da capa da veja deste final de semana?
    SORRIA – SEM MEDO DE SER FELIZ!

  3. sábado, 22 de fevereiro de 2014 – 21:45 hs

    COM 15 MILHÕES DE BOLSAS DEVE GANHAR, MAS A CUPULA DO PT SERÁ DESMASCARADA É UMA QUESTÃO DE TEMPO, VÃO FUGIR TODOS PARA VENEZUELA, CUBA, ANGOLA TEC

  4. Mírian Waleska
    sábado, 22 de fevereiro de 2014 – 22:27 hs

    Essa comunista vai ser varrida de dentro do Brasil mais rápido do que ela pensa, para ela só vai restar se juntar com Fidel e morrerem abraçados. Salete, o povo acordou, essa cachaceira vai levar um tundão nas urnas, isso se tiver eleições, se as FFAA não colocar ela, o Lula e afins na cadeia.

  5. Raul Maleatto
    sábado, 22 de fevereiro de 2014 – 23:03 hs

    Ela não faz o menor esforço pra ter popularidade. Ela perderá as eleições. Quem viver, verá!

  6. Do Interior....
    domingo, 23 de fevereiro de 2014 – 8:46 hs

    A caída abrupta das taxas de aprovação e votação nos protestos de junho comprova que o eleitorado é maria-vai-com-as-outras.

    Esta faixa da população é tão burra que parece boiada: vão onde a maioria vai. Pensam com a cabeça dos outros e não tem capacidade de raciocinar que este governo está um desgoverno e que caminha para os rumos da Venezuela, do amiguíssimo, passarinho.

  7. Irmã Salete
    domingo, 23 de fevereiro de 2014 – 9:59 hs

    O povo da américa latina precisam acordar para a realidade e extirpar de vez os governos ditadores e populismo no comando de seus países, Cuba, Venezuela, Bolívia, Argentina, Colômbia, Brasil e Peru, chega de miséria, precisamos evoluir as infraestrura publica, escolas, hospitais serviços públicos, principalmente a segurança para acabar com o narcotráfico, que vem destruindo as famílias.
    A Dilma esta despencando igual a fruta de jaca e rachando, essa já foi bananeira que deu cacho.
    E viva a democracia!

  8. domingo, 23 de fevereiro de 2014 – 12:01 hs

    estou aguardando o meu comentário

  9. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 – 10:27 hs

    O brasileiro é tungado todo dia e está sempre sorrindo. Um povo alegre…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*