Além dos limites | Fábio Campana

Além dos limites

Editorial Estadão

O que se pode esperar de um partido político cujas principais lideranças e, em consequência, sua militância são incapazes de distinguir o público do privado? Os petistas têm extrapolado todos os limites do comportamento democrático e republicano nas manifestações de repúdio à condenação dos mensaleiros pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O desacato ostensivamente praticado pelo petista André Vargas, vice-presidente da Câmara dos Deputados, ao presidente da Suprema Corte, Joaquim Barbosa, sentado a seu lado durante a solenidade de abertura do ano legislativo, mostra mais uma vez que o lulopetismo se considera acima das instituições da República: Joaquim Barbosa representava naquele ato o Poder Judiciário. Não podia ser tratado como um “inimigo” do PT e provocado pelo parlamentar paranaense com a reiterada exibição de um gesto, o punho cerrado, que se tornou o debochado símbolo de protesto dos mensaleiros encarcerados. Não bastasse isso, Vargas, em mensagens pelo celular, escreveu que gostaria de dar “uma cotovelada” em Barbosa. Ontem, desdisse o que havia escrito.

A companheirada se considera detentora do monopólio da virtude e, nessa condição, autorizada a lançar mão de qualquer meio para cumprir sua missão redentora. Mas, no mundo real, os militantes partidários, mesmo quando investidos de mandato popular ou de autoridade delegada, estão, como toda a cidadania, obrigados a respeitar a lei, as instituições, os procedimentos da convivência democrática. E certamente a desrespeitosa atitude de André Vargas no plenário do Congresso Nacional não foi um bom exemplo, exceto para os correligionários habituados a se comportarem como torcedores de futebol organizados em gangues.

O episódio do mensalão tem oferecido ao lulopetismo todas as oportunidades de demonstrar que o partido, que há quase 35 anos se colocou na cena política com o propósito radical de lutar contra “tudo isso que está aí”, acabou se transformando, depois de chegar ao poder, numa legenda igual ou pior do que todas aquelas que sempre combateu com violência e rancor.

De início, quando denunciado pelo cúmplice deputado Roberto Jefferson, o PT negou a existência de um esquema de compra de apoio parlamentar mediante o pagamento mensal de propina. No auge da repercussão negativa do episódio, Lula declarou que o PT deveria pedir desculpas à Nação. Já no exercício do segundo mandato, passou a se referir ao episódio como uma “farsa” que se dedicaria a desmontar tão logo deixasse o governo. Quando percebeu que o julgamento pelo STF era inevitável tentou, nem sempre com a conveniente discrição, influenciar os ministros. Anunciada a condenação dos criminosos, fingiu-se de morto. Mas desde então trabalha intensamente nos bastidores para criar junto à militância petista uma reação emocional ao julgamento “autoritário e injusto”, para minimizar os efeitos politicamente negativos da prisão da elite petista. E esse trabalho inclui a tentativa de manter mobilizada uma militância frequentemente mal informada e ingênua, fazendo-a crer que é possível a anulação do julgamento.

A estratégia traçada pelo lulopetismo prioriza a “fulanização” da decisão do STF. Não é o colégio de 11 ministros, 8 deles nomeados pelos governos petistas, o responsável pela condenação dos heroicos ex-dirigentes do partido. O culpado é Joaquim Barbosa, o implacável ministro-relator da Ação Penal 470. E para regozijo dos petistas o próprio Barbosa facilita as coisas com reiteradas atitudes impulsivas e inexplicáveis, como a de ter entrado em férias sem assinar a ordem de prisão de João Paulo Cunha.

Foi a deixa para que o deputado dirigisse uma carta aberta ao presidente do STF vazada no caradurismo com que os petistas costumam subverter as evidências em benefício próprio. Cunha refere-se o tempo todo a Joaquim Barbosa como se ele fosse o único responsável por sua condenação. E insiste na falácia de que foi condenado “sem provas”, aleivosia que respinga na ampla maioria de ministros que o penalizou pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Tudo era o que se podia esperar de pessoas que não têm noção de limites.


21 comentários

  1. Escritor
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 20:22 hs

    O deputado André Vargas em uma única tarde conseguiu o que poucos conseguem. Ser odiado em todo território nacional. Todo mundo esta debochando dele, até artistas e intelectuais. Seus atos ontem, foram de uma criança mimada que precisa levar umas palmadinhas para poder aprender. E essas palmadinhas virão das urnas. Pode esperar, André. desculpe-me não chamá-lo de deputado, mas o senhor é uma figura cômica e patética de nosso estado.

  2. Tadeu Rocha
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 20:38 hs

    Mensaleiros. Cadeia já….

  3. AFONSO CARMELO
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 20:46 hs

    PELA POSIÇÃO QUE EXERCE, SENDO DEPUTADO FEDERAL E VICE PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DEVERIA DAR EXEMPLO, TER O MÍNIMO DE RESPEITO COM O PRESIDENTE DO STF.
    DEPOIS QUER QUE O POVO RESPEITO OS POLÍTICOS, COMO VÃO SER RESPEITADOS.
    DESRESPEITAM OS REPRESENTANTES DA JUSTIÇA.
    MAL EXEMPLO.
    DEVERIA SER PUNIDO PELA ATITUDES QUE COMETEU DURANTE A SESSÃO SOLENE.

  4. quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 20:59 hs

    As instituições estão sendo desmoralizadas por um bando que se acha acima da mora, da ordem e da lei.

  5. LUIZ
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 21:01 hs

    Não podemos dizer que esse elemento é paranaense. Ele nos envergonha.

  6. ze da botina
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 21:54 hs

    ESSA GENTALHA TEM DE SER BANIDA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA, QUEM NÃO RESPEITA AS INSTITUIÇÕES, NÃO DEVE PARTICIPAR DO PROCESSO DEMOCRATICO, DEVERIAM CASSAR A LEGALIDADE DO PARTIDO QUE PERMITE ESTE TIPO DE COMPROTAMENTO DE SEUS PARES. OS TRÊS PODERES DA REPUBLICA DEVEM POR IGUAL MANTER O RESPEITO ENTRE SI, PARA QUE A VERDADEIRA DEMOCRACIA EXISTA, UM PODER SOBREPONDO-SE AO OUTRO VIRA DITADURA OUREGIME, JÁ PASSAMOS PORISSO E NÃO QUEREMOS MAIS ISSO, PORTANTO FORA PT E SEUS MENSALEIROS, FORA ANDRÉ VARGAS PELA SUA FALTA DE DECORO, FORA TODOS OS CORRUPTOS QUE BURLAM LEIS E A ETICA, E MORAL NA POLITICA, POR UM PAIS MELHOR, POR UM BRASIL MELHOR, FORA PT.

  7. Albert
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 22:43 hs

    Desculpe, mas não tem mais o que comentar. A teoria do caos, está se efetivando.

  8. Tadeu rovcha
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 23:38 hs

    Molecagem

  9. Elley Thór Otta Ryo
    quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 – 23:53 hs

    Não entendi. Será que ele quis repetir os gestos dos NAZISTAS, tipo assim, Adolf Hitler ou é uma forma de representar “eu” sou corrupto PeTista ou talvez sou da quadrilha PeTista?

  10. Coelho Ricochete
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 0:32 hs

    Essezinho aí merece uma “CUTOVELADA” nos cornos!

  11. Moisés Fróes
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 0:48 hs

    Esse Vargas corruPTista bandido, envergonha o nosso Paraná.
    Cuidado Vargas, ao visitar Apucarana você poderá levar a tal cotovelada.
    Ainda bem que perderão e deixarão o governo federal.
    Fora PT, fora Vargas bandido vergonha do Paraná.

  12. Confiança no Brasil
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 7:57 hs

    Uma coisa a cúpula petista fez bem nestes anos: uma lavagem cerebral nos seus subjugados militantes, que continuam não conseguindo discernir a fantasia do óbvio.

  13. OCIMAR
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 8:50 hs

    QUANDO É QUE VÃO FUZILAR ESSE MARGINAL NAZISTA.

  14. Silvio
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 9:22 hs

    Que esse Vargas fique experto e não deixe aparecer nenhuma falcatrua sua. Já imaginaram o Barbosão metendo a caneta nele? Seria surreal.

  15. Pedreira
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 10:13 hs

    Até o presente momento (09:12 h do dia 06/02) não li ou ouvi qualquer nota de repudio do Movimento Negro em solidariedade ao Ministro Joaquim Barbosa !

  16. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 11:00 hs

    A maior escória que já governou na “iztória dezte paiz”…

  17. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 11:16 hs

    O Paraná sempre destacou-se no Parlamento Nacional, com dignidade, com honradez, sempre respeitado, com Bento Munhoz da Rocha Neto, Erasto Gaertner, Munhoz de Melo, Lauro Lopes, Pedro Firman Neto, Ostoja Roguski, Vieira Lins, Aramis Athayde, Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, Cid Campelo, Newton Carneiro, Luiz carlos Tourinho, Francisco Accioly Filho, Othon Mader, Ney Braga, José Richa, Emilio Gomes, Fernando gama, Léo de Almeida Neves,Arnaldo Busato e Alencar Furtado. Estes alguns dos grandes nomes que representaram o nosso povo na Câmara dos Deputados.

    O senhor deputado André Vargas, ainda leva o sobrenome do maior Lider da História de nosso Brasil, que foi Getúlio Vargas.
    Que vergonha, eu Trabalhista, Petebista, Getulista, estou envergonhado. Estou triste de ter lutado contra a ditadura Militar, sem armas, sem assaltos, sem mortes, apenas com a minha voz, entre outros companheiros do MDB, me sinto envergonhado de ser Cidadão Honorário de Curitiba, com o senhor na Câmara dos Deputados.

  18. JOAO PAULO
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 11:18 hs

    ACHEI SIMPLESMENTE UM ABSURDO OS GESTOS FEITOS POR ESTE CIDADÃO CHAMADO ANDRÉ VARGAS, TALVEZ O RESPEITO QUE ELE NÃO TEVE DIANTE DE UMA AUTORIDADE (MUITO SUPERIOR A ELE), DEVE SER O MESMO RESPEITO QUE ELE DEVE TER EM SUA CASA, COM SEUS FAMILIARES. FIQUEI INDIGNADO!!! ESTE É UM TIPO DE POLÍTICO QUE DEVERIA SER ELIMINADO DO CENÁRIO!

  19. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 13:24 hs

    -Excelente editorial do Estadão!!!!
    -Parabéns para quem redigiu brilhante redação!!!!

  20. kowalski
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 17:53 hs

    Um idiota esse André Vargas. Não tem a mínima noção de cidadania e de respeito aos poderes constitucionalmente existentes no país. O PT acha que pode nomear ministros do STF e, depois, manipulá-los. Mas a coisa não é bem assim, que vai para o STF tem toda uma história ao longo da vida e não vai colocar sua biografia no lixo para agradar ao PT.

  21. Aline
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 – 20:52 hs

    Paranaense que vota neste Sr. deveria se envergonhar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*