Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a 'mão de Deus' | Fábio Campana

Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’


O Globo

Uma imagem capturada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR), da Nasa, uniu religião e astronomia. A nuvem de partículas e radiação formada após a explosão de uma estrela, localizada a 17 mil anos-luz de distância da Terra, criou no céu uma estrutura que quando vista em raios X é semelhante a uma mão, tendo sido assim apelidada de a “mão de Deus”.

Em 2010, o telescópio espacial Chandra, também da Nasa, já havia observado a “mão de Deus” em raios X de mais baixa energia, que aparecem na imagem em verde e vermelho, e o NuSTAR acrescentou as porções de mais alta energia, em azul.


A imagem da “mão de Deus” mostra os resultados de uma supernova – nome dado às enormes e extremamente brilhantes explosões de estrelas com mais de 10 massas solares. O que fica para trás destas explosões é um corpo celeste chamado pulsar, que no caso da “mão” foi batizado de B1509 e gira em torno de seu eixo sete vezes por segundo, soprando um vento de partículas e radiação que empurra o material ejetado pelo colapso da estrela.


3 comentários

  1. Anônimo
    domingo, 12 de janeiro de 2014 – 9:52 hs

    Deus é uma força imensurável que comanda a sua própria criação, é invisível, e tudo que a ciência não sabe explicar é a inexplicável criação UNIVERSAL do GRANDE CRIADOR – DEUS!!!!!

  2. SEBASTIÃO
    segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 – 9:24 hs

    DEUS SEMPRE ESTEVE NO COMANDO,SUA CRIAÇÃO É INFINITA,POIS O SENHOR CRIOU O MUNDO EM 6 DIAS E NO SÉTIMO DIA DESCANSOU.LOUVADO SEJA DEUS.

  3. Rami.
    segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 – 9:42 hs

    A mão de Deus está em todos os lugares.
    E tem o domínio de tudo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*