Paraguai descola do Brasil e cresce 14% | Fábio Campana

Paraguai descola do Brasil e cresce 14%

Sabem o que aconteceu depois que o Paraguai tirou do poder o bispo reprodutor bolivariano Fernando Lugo e deixou o Mercosul? Cresceu 14% em 2013. Segundo relatório do Banco Mundial, o Paraguai teve no ano passado o terceiro maior crescimento econômico do mundo. É o país que mais cresce no continente. Em 2013, a economia paraguaia se “descolou” da economia brasileira, à qual tradicionalmente é ligada, e registrou um crescimento cinco vezes maior do que o Brasil, que registrou pífios 2,2%. Em 2012, a economia paraguaia havia sofrido retração de 0,9%. Para 2014, a expectativa é de crescimento ainda maior. O país continua aberto aos investimentos externos, com livre circulação de bens e divisas e legislação tributária é descomplicada, e oferece (coisa inédita) segurança jurídica que não é possível em nenhum lugar onde o governo se inspira no chavismo.


11 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 15:03 hs

    O Paraguai foi humilhado pelos bandoleiros do Mercosul que contrabandearam a Venezuela para seu “crube” e foi tratado como pária pelos hermanos cucarachos da América latrina. Mas, foi mais esperto e fez negócio com os EUA e outros países ricos, deixando os bolivarianos de lado. Devia largar este clube de mendigos remendados que é o Mercosul e juntar-se ao clube do Pacífico, com Peru, Chile e Colômbia para vender para ricos e não para pobres. Assim, deixaria a falida Venezuela e a semi-falida Argentina falando sozinhos, junto com o Brasil, que não passa de capacho desses dois.

  2. josé Rosa
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 15:05 hs

    CHILE, COLOMBIA, PARAGUAI, URUGUAI, VAO CRESCER,

    BRASIL,ARGENTINA,VENEZUELA,EQUADOR, BOLIVIA, RSSSSSS

    NADA DE CRESCIMENTO

  3. juliano cordeiro
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 15:20 hs

    ASSISTENCIALISMO DEIXOU DE EXISTIR E O PAIS DECOLA, EXISTE OFERTA EMPREGO, NAO FAVORZINHO PARA CONQUISTAR VOTO E FICAR NO PODER.

  4. Joao Marcio Nantes
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 15:28 hs

    LEVA A DILMA DO PT PARA LÁ APRENDER UM POUCO

    LEVA A COMPANHJEIRADA PARA ATRASAR TAMBEM AQUELE PAIS

  5. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 16:21 hs

    Que a brava nação guarani recupere o patrimônio que o Brasil lhe usurpou. Pelo menos. As vidas perdidas e que deram a alcunha de heróis para Caxias e outros, são eternamente debitadas em nossas contas. O mínimo que faço como compensação é vez ou outra, lá comprar um eletrônico – um note, uma câmera, uma filmadora. E ainda deixo de ser besta da política tributária brasileira.

  6. Dr Rivaldo Ribeiro
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 17:23 hs

    este Mercosul é uma piada, começou errado e vai terminar enterrado ! Lembra o caso do EURO, só que lá eram competentes e deu no que deu, imagina aqui…

  7. Sergio R.
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 18:29 hs

    Parabéns ao Paraguai. Devem agradecer a Dilma, a traidora, por ter apoiado o golpe contra o Paraguai. Se tiverem bom senso, não voltam a integrar este bloco falido.

  8. sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 – 20:23 hs

    Parabéns aos nossos vizinhos!

  9. OCIMAR
    sábado, 25 de janeiro de 2014 – 8:20 hs

    NO BRASIL SERIA A MESMA COISA,EXTERMINA ESSA CORJA DE VAGABUNDOS COMUNISTAS E O PAÍS VOLTA AOS TRILHOS.

  10. Gardel
    sábado, 25 de janeiro de 2014 – 11:03 hs

    O Paraguai, mesmo sendo um país perseguido pelo PT, teve o maior crescimento do continente americano.

  11. antonio carlos
    sábado, 25 de janeiro de 2014 – 18:43 hs

    Meus pêsames irmãos paraguaios, agora vocês não vão ter que lutar só contra nós, argentinos e uruguaios, mas também contra bolivianos e venezuelanos. Preparem-se, vem aí uma guerra de inveja e despeito, porque odiamos gente que desprezamos se dando bem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*