Para onde vai o PT? | Fábio Campana

Para onde vai o PT?

De Elio Gaspari, O Globo:

Nas últimas semanas o comissariado petista lançou duas pontes para o futuro. A primeira veio de Tarso Genro (foto). Num artigo intitulado “Uma perspectiva de esquerda para o quinto lugar”, defendeu uma ofensiva política para colocar o Brasil no seu devido lugar, admitindo que em 2023 ele se torne a quinta economia do mundo.

Com uma mistureba da China de Deng Xiaoping com a reforma econômica leninista de 1921, o comissário propõe um “levantar âncoras” com “uma nova Assembleia Nacional Constituinte” amparada na voz das ruas, “sem aceitar a manipulação dos cronistas do neoliberalismo amparados na grande mídia”.

É um caminho essencialmente político: muda-se a ordem constitucional e faz-se o que é preciso. Desde a chegada de Tarso Genro ao mundo, em 1947, o Brasil já foi regido por duas constituições saídas da vontade popular. Nenhuma das duas resolveu o problema dos presídios gaúchos. Muito menos os 18 governadores do estado que governa. (Dois deles vieram do PT.)

A outra ponte foi lançada pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ele admite que os progressos sociais dos últimos dez anos mostraram-se “insuficientes”. O país quer “serviços de qualidade”. Educação de qualidade, saúde de qualidade, polícia de qualidade.

As duas propostas parecem complementares, mas são divergentes e refletem a ansiedade da nação petista. Não há garantia de que, com a Constituição de Tarso Genro, consiga-se o que as outras não conseguiram. (Noves fora outras duas, dos generais.)


12 comentários

  1. PEDROCA DO SUDOESTE
    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – 17:09 hs

    Esses PTistas são ainda muito sonhadores,achando-se que irão governar o país por mais ou 20 ou 30 anos.Primeiramente,até pode-se constituir uma Nova Assembléia Constituinte,mas tem temas que os PTistas não querem mexer é nos direitos trabalhistas.Querem impor um sistema Chinês,aí precisa-se rever a CLT,em primeiro lugar,aí meus amigos é que não aceitarão diminuir direitos.Teria-se que provatizar/concessões de muito mais que não são essenciais,como infra-estrutura,portos,e aí vai.Esses segmentos possuem sindicatistas que jamais acetarão perder mordomias,pois são do time dos ptrlhas.Enfim para o país ser competitivo,melhorar um monte de serviços públicos,precisaria-se acabar com ESTABILIDADE no emprego.Vão sonhando, sonhando, uma hora vai acabar o poder para vocês. Não são eternos,podem ter certeza.Para relembrar não assinaram a atual CONSTITUIÇÃO os ptralhas,e o MOLUSCO cara de pau,ainda foi homenageado.Tenho memória.Não esqueci isto.

  2. TROLL
    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – 17:34 hs

    Se depender de mim , vai a PQP…..

  3. antonio carlos
    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – 19:11 hs

    Os pestistas mais pragmáticos, como o fofoqueiro pé vermelho e o governador gaudério sabem que o continuísmo não é bom para ninguém. E os rolezinhos são prova de que até os mais pobres já se encheram do pestismo. É hora de virmos com truques novos, o povo se cansou de ouvir o velho e cansado trololó de sempre. A hora de renovar está chegando, e quem por no trono depois que a companheira sair? Dilema cruel hein.

  4. Do Interior....
    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – 19:23 hs

    Vai para o fundo do poço, juntamente com o Brasil….

  5. Dieter
    quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 – 22:17 hs

    O pt e os petistas devem é ir para a cadeia senão para a pqp.

  6. SOMBRA
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 9:28 hs

    Deveríamos ter apenas 2 partidos , criaram diversos e no que deu o pior aconteceu. PT FORA COM ESSA GENTE.

  7. Confiança no Brasil
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 10:07 hs

    Empaíses avançados e de primeiro mundo esses partidos radicais de esquerda não se criam…e o países crescem ! Podiam deixar os emergentes em paz para ver se avançamos um pouco.

  8. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 10:38 hs

    Fosse aluno, o lulopetismo seria reprovado em todas as matérias: Educação, Saúde, Segurança, Infra-estrutura, Fiscalização e Policiamento das Fronteiras, Ética, Decência, Honestidade.

    Passaria em: Corrupção, Ladroeira, Assistencialismo Irresponsávvel, Incompetência, Excesso de Burocracia, Más Amizades, Incoerência, Desrespeito, etéque.

  9. Helena
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 10:56 hs

    A cadeia tem o objetivo de ressocializar condenados, mas CARÁTER, não se ressocializa, todos nascemos e morremos, com ou sem bom caráter…
    Fica uma pergunta: ladrões de cofres públicos, corruptos e corruptores tem bom CARÁTER???
    A solução seria cassar todos os direitos de cidadania destes, pois assim iriam se sentir na pele o que é ser cidadão onde os direitos dos brasileiros a toda hora são desrespeitados!!!

  10. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 11:33 hs

    Espero que vá para a lata de lixo de onde nunca devia ter saído.

  11. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 12:49 hs

    -Para o raio que o parta!

  12. LAS
    quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 – 14:54 hs

    O pior não é isso! saber para onde o pt vai, o prblema maior é saber quem vai governar esse País, o PSDB? he, he, he, 200 anos para trás.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*